logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

A Verdadeira História de Ned Kelly – Elenco de peso é o grande atrativo da cinebiografia

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Catálogo, Cinema, Críticas•4 de abril de 2021•6 Minutes

Uma Nova Visão Sobre Ned Kelly

Apesar de sua história ser bastante conhecida em muitos países, principalmente na Austrália, o criminoso conhecido pelo nome de Ned Kelly e que causou um grande terror na terra dos cangurus quando o país ainda se encontrava sob colônia britânica, tem em seus atos praticados no período de conhecimento público, mas mesmo assim não teve um grande destaque no cinema até agora, mesmo com algumas produções já focando em sua história.

Dirigido por Justin Kurzel (Assassin’s Creed) A Verdadeira História de Ned Kelly traz novamente à tona a trajetória do homem e sua gangue que lutava contra a dominação inglesa. A produção foca bastante no protagonista e apresenta os fatores que o fizeram chegar até onde chegou. O longa aborda principalmente a sua relação familiar que foi apresentada de forma bastante problemática pelo diretor.

A ideia do cineasta era a de dar um tom mais dramático para o famoso criminoso e de também mostrar como ele interagia na época em que o personagem vivia. Mas claramente o cineasta se perdeu ainda no primeiro ato, transformando um filme com bastante potencial em algo extremamente monótono.

Construção da Narrativa

A narrativa da produção é muito bagunçada, montada de um jeito que o espectador se perde ao seguir a trajetória de Ned Kelly. Há momentos que fica claro como o filme se perdeu em sua história e que obviamente isso ocorreu na pós-produção, lugar que o longa foi editado.

Nos dois primeiros atos são abordados temas como família, a rotina do protagonista ainda quando jovem e depois Ned Kelly já em sua fase adulta. Por ser um filme longo é de se entender que o roteiro quis apresentar muitos momentos da vida do criminoso, mas que era tanto material a ser abordado que o cineasta acabou se perdendo no que ele realmente queria contar.

Há um claro buraco entre o segundo e terceiro ato, em que não sabe bem qual cronologia que se seguiu e nem se entende direito o que aconteceu com o personagem em sua jornada pessoal. Já no primeiro ato há algo que realmente já demonstrava os erros que a produção iria seguir, com o personagem de Russell Crowe surgindo do nada e com o mesmo efeito desaparecendo sem motivo algum.

Uma Cinebiografia vazia

A questão familiar é algo bastante importante para a trama e também para entender melhor o porque de Ned Kelly ter se tornado quem se tornou. Mesmo o diretor tendo perdido muito tempo nessa relação, algo que torna o filme extremamente cansativo, o filme ainda assim acaba por ter furos narrativos que fazem com essa relação se torne mais desgastante com o tempo.

Outra coisa que chama bastante a atenção no longa é a respeito dele não conter uma mensagem clara. Há tantos diálogos jogados e que não são trabalhados a fundo que faz com que a trama, e por consequência sua mensagem, se tornem vazias, sem um envolvimento maior dos personagens na história. A própria questão envolvendo os britânicos contra os irlandeses é algo que não é aprofundado na narrativa.

Elenco de Peso

Mesmo contando com um elenco de força, tendo nomes consagrados compondo o longa, não é de se estranhar que a produção ganhe força justamente pelas boas atuações pontuais do conjunto.

A atuação mais contundente é a de George MacKay, que interpreta Ned Kelly. O astro de 1917 (Sam Mendes) tem uma interpretação feroz e que dá ainda mais força para um protagonista que é apresentado de uma maneira mais dramática do que se esperava. Graças a sua atuação é que é possível de se chegar ao final da produção, caso contrário seria muito difícil continuar com a experiência de assistir ao filme.

Nomes de peso como Nicholas Hoult (Tolkien), Charlie Hunnan (Magnatas do Crime) e Russell Crowe (Fúria Incontrolável), que compõem o elenco secundário, têm atuações mais contidas e muito disso se dá pelos personagens mal escritos. Talvez o personagem de Hunnam seja o mais interessante destes, do resto são apenas traços caricatos de intérpretes que não vão a lugar algum.

A Verdadeira História de Ned Kelly têm bons momentos, mas eles se esvaem muito pelo longo tempo do filme e também muito pela narrativa sem força e foco. Não é uma perda de tempo total, mas fato é que poderia ter um roteiro melhor trabalhado e adaptado. Ned Kelly continua sem ter uma produção do tamanho de sua lenda.

A Verdadeira História de Ned Kelly (True History of the Kelly Gang – Austrália, 2019)

Direção: Justin Kurzel

Roteiro: Shaun Grant

Elenco: George MacKay, Nicholas Hoult, Charlie Hunnam, Essie Davis, Russell Crowe

Gênero: Biografia, Crime, Drama

Duração: 124 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Tata Estaniecki posta primeira foto com os filhos após separação de Cocielo

Tata Estaniecki posta primeira foto com os filhos após separação de Cocielo

Tata Estaniecki compartilhou o primeiro registro com os filhos após o fim do…


by Matheus Fragata

Famosos
Keith Urban desliga entrevista ao vivo após pergunta sobre cenas de amor de Nicole Kidman

Nicole Kidman voltaria ‘num piscar de olhos’ para Keith Urban, apesar do divórcio

Nicole Kidman estaria disposta a reatar com Keith Urban, diz jornal. Fontes…


by Matheus Fragata

Famosos
Gaby Amarantos revela ter feito 'super chuca' com 300 litros de água para emagrecer

Gaby Amarantos revela ter feito ‘super chuca’ com 300 litros de água para emagrecer

A cantora Gaby Amarantos revelou que fez uma 'super chuca' (enema) com 300…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}