em ,

Concurso Miss França é processado por escolher candidatas por critério de beleza

Pode parecer estranho, mas um dos concursos de beleza mais famosos do mundo foi processado por utilizar critérios de aparência física para a disputa.

O Miss França foi processado por discriminação após escolher suas concorrentes utilizando como critério suas aparências físicas.

O caso ganhou repercussão depois que três ex-concorrentes se juntaram ao grupo feminista Osez le Feminisme (Ouse ser uma feminista) para processar os donos dos direitos do Miss França, assim como a Endemol, empresa que exibe o concurso.

As candidatas ao prêmio de mulher mais bonita da França precisam ser solteiras, ter mais de 1,70 metro de altura, não podem nunca ter se casado ou tido filhos, são obrigadas a não engordar durante a competição e não podem mudar o penteado.

As candidatas ao Miss França também não podem ter tatuagens ou piercings, nem usar mechas ou extensões de cabelo, e também não podem fumar.

Segundo a legislação trabalhista da França, as empresas estão proibidas de discriminar pessoas com base em “moral, idade, situação familiar ou aparência física”, mas são justamente esses critérios que vão de encontro às exigências do Miss França para suas candidatas.

O não cumprimento pode resultar na multa de 5.000 euros (R$ 32,4 mil) para a concorrente, de acordo com os termos e condições do Miss França.

“Além de explorar as mulheres para ganhos econômicos, esta disputa, por meio das violações da lei de que é culpada, tem um impacto negativo e retrógrado em toda a sociedade”, escreveu o Osez le féminisme em seu comunicado. “Já é hora da Endemol Production finalmente remover todas as cláusulas sexistas de seus regulamentos.”

Ainda assim, os concursos de beleza estão em alta na França. O Miss França 2021, que foi ao ar em dezembro de 2020, recebeu as melhores avaliações da televisão desde 2006, com 8,6 milhões de telespectadores sintonizados para assistir a competição.

A próxima competição Miss França está marcada para 11 de dezembro.

O que você achou desta publicação?

-1 points
Upvote Downvote

Publicado por Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Set com Alec Baldwin teve acidente anterior com arma e parte da equipe se demitiu horas antes da tragédia, diz site

Filha de Paul Walker se casa e é levada por Vin Diesel ao altar; confira