logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | A Travessia - Uma experiência sensorial impressionante

Lucas Nascimento Lucas Nascimento
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•11 de maio de 2018•6 Minutes

Vira e mexe, deparamo-nos com coisas e eventos que parecem impossíveis demais para serem verdade. Vem-me à mente uma versão um tanto mais otimista da frase de Alex DeLarge em Laranja Mecânica, quando ele se espanta com “a maneira que a violência parece mais real quando a vemos numa tela de cinema”, e ainda que concorde com o perturbado personagem de Malcom McDowell, gosto de pensar também que não só a violência, mas as coisas belas parecem mais vívidas quando as vemos projetadas. É exatamente isso o que Robert Zemeckis faz em A Travessia.

Aqui, o diretor utiliza o 3D para contar a história real de um certo Philippe Petit (vivido por Joseph Gordon-Levitt), um equilibrista francês que enxergou nas torres gêmeas do World Trade Center o palco perfeito para seu número definitivo: atravessar os dois prédios utilizando uma corda bamba.

Ao lado do roteirista Christopher Browne, Zemeckis transforma a façanha de Petit em uma verdadeira fábula. Logo nos segundos iniciais, quando o próprio surge interagindo com a platéia enquanto encontra-se no topo da Estátua da Liberdade, Petit já é visto como uma espécie de mágico que nos contará sobre suas incríveis aventuras, e o tom fabulesco preenche todo o primeiro ato da projeção ambientado em uma Paris muito característica. Todo o tempo, o roteiro nos cria uma imagem visionária para o protagonista, especialmente ao retratar sua ambição e subsequente arrogância para realizar seu sonho. E Joseph Gordon Levitt trabalha com cuidado seu sotaque francês, por pouco não transformando Petit em uma caricatura, mas compensando pela empatia que causa com o público e sua constante interação com este.

Claro, é uma visão absolutamente idealizada, o que pode incomodar um pouco quem não entender por completo as motivações do protagonista. Se o excelente documentário O Equilibrista é mais direto e factual, o filme de Zemeckis aposta pesado no tom de conto-de-fadas e no constante incentivo aos sonhos impossíveis, além de ignorar as sutilezas na bela homenagem ao World Trade Center, quase um personagem em seu próprio mérito. E é sempre bom esclarecer que não é uma homenagem a uma bandeira ou nação, mas sim à perseverança do espírito humano e à natureza da Arte.

Já no segundo ato, Zemeckis troca a fábula por um inusitado filme de heist, e a mistura funciona. A trilha de Alan Silvestri converte o acorde mais sensível para uma divertida trilha old school, ao passo em que os personagens planejam seu “golpe” e testam suas artimanhas, sendo particularmente eficaz em sua montagem dinâmica, como na cena em que a flecha de um treino de pontaria em um parque (utilizado para lançar o cabo entre as duas torres) sutilmente transita para o World Trade Center, além dos planos habitualmente longos do diretor; daqueles tão ricos que nem percebemos que um corte não ocorreu. Existe até mesmo uma justificativa crível para o fato de todos os personagens franceses falarem em inglês o tempo todo, já que Philippe é obcecado em conhecer Nova York e insiste que todos os seus colegas falem o idioma ianque para “praticar”. Claro, é a “legendafobia” americana, mas é uma desculpa muito eficiente.

Muito bem, falemos sobre a meia hora final do filme, na qual Philippe enfim realiza a tão antecipada travessia. É facilmente um dos melhores usos de 3D que qualquer cineasta já tenha realizado até hoje, e fica ainda mais impressionante se visto em uma boa sala IMAX, a fim de realmente conseguir a mesma sensação experienciada por este que vos escreve: a de absoluto deslumbramento. Zemeckis conduz a vertiginosa sequência com maestria, valorizando a maravilha que é o ato do protagonista, ao mesmo tempo em que sua câmera viaja pelo ambiente digital – que jamais deixa de parecer convincente – e nos coloca na pele do equilibrista, que enfim alcança seu clímax emocional nesta que é uma das mais memoráveis cenas do ano. A profundidade de campo é chave para que o 3D tenha um efeito tão profundo, e o diretor de fotografia Dariusz Wolski merece aplausos por compor luzes e cores belíssimas, mas que respeitam a estética naturalista do projeto – evitando imagens surrealistas ou tons mais oníricos que transformassem a caminhada em algo fantasioso.

A Travessia é uma obra inspiradora e que traz Robert Zemeckis em sua melhor forma em anos. Beneficiando-se da ótima história, produção e um 3D avassalador, a saga de Philippe Petit transforma-se em uma das mais poderosas experiências cinematográficas de 2015.

A Travessia (The Walk, 2015 – EUA)

Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Robert Zemeckis e Christopher Browne, baseado na obra de Philippe Petit
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Ben Kingsley, Charlotte Le Bon, Clément Sibony, César Domboy, James Badge Dale, Steve Valentine, Ben Schwartz
Gênero: Drama
Duração: 121 min

Mostrar menosContinuar lendo

Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Nicole Kidman se sentiu 'muito desconfortável' em cenas sexuais de Big Little Lies

Nicole Kidman estaria de olho em Lenny Kravitz para ‘romance de vingança’ após divórcio

Nicole Kidman estaria de olho em Lenny Kravitz após o divórcio de Keith Urban.…


by Matheus Fragata

Famosos
Tata Estaniecki posta primeira foto com os filhos após separação de Cocielo

Tata Estaniecki posta primeira foto com os filhos após separação de Cocielo

Tata Estaniecki compartilhou o primeiro registro com os filhos após o fim do…


by Matheus Fragata

Famosos
Keith Urban desliga entrevista ao vivo após pergunta sobre cenas de amor de Nicole Kidman

Nicole Kidman voltaria ‘num piscar de olhos’ para Keith Urban, apesar do divórcio

Nicole Kidman estaria disposta a reatar com Keith Urban, diz jornal. Fontes…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}