em

Google é acionado pelo PT por associar Lula ao tema “corrupção” em pesquisas

Partido dos Trabalhadores (PT) enviou neste domingo (7) uma notificação extrajudicial ao Google por causa da associação do nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à corrupção. A legenda afirma que a big tech está valendo-se do seu poder econômico e de comunicação para “manipular a opinião pública”.

A manifestação ocorre depois que internautas identificaram que o Google sugere o tema “corrupção” nas pesquisas relacionadas a Lula junto à palavra “coroação”. “Você quis dizer Lula corrupção?”. Na última sexta-feira (5), Lula viajou à Inglaterra para participar da cerimônia de coroação do rei Charles III.

Relacionando o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro ao mesmo termo, a plataforma fazia uma sugestão diferente: “Você quis dizer Bolsonaro coração?”.

De acordo com o ofício assinado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, a sigla pede explicações pela “associação ilógica” e alega que o buscador agiu com ausência de transparência. O partido afirma que a associação configura “abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros”.

“A empresa notificada está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal”, argumentou o PT.

Nesta segunda-feira, 8, depois da reação de militantes do partido, as pesquisas realizadas na página do Google já mostravam a informação de uma forma diferente: “Notícias sobre coroação, corrupção e Lula”.

big tech negou as acusações do PT. “Nossos sistemas automatizados não levam em conta ideologia política em seu funcionamento”, informou, em nota na sexta-feira 5.

“Embora este seja um recurso gerado automaticamente, temos políticas que se aplicam e estamos tomando medidas para resolver o problema”, explicou o Google.

Avatar

Publicado por Daniel Tanan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ex-ator mirim afirma que perdeu oportunidade na Marvel por recusar “teste do sofá” com diretor.

Guardiões da Galáxia Vol. 3 arrecada US$ 282,1 milhões em estreia mundial e supera expectativas da Marvel