em ,

IA do Google contratou o próprio advogado, diz engenheiro demitido que acredita em criação “senciente”

A inteligência artificial (IA) do Google que acabou viralizando na semana passada após o desenvolvedor Blake Lemoine afirmar que o sistema LaMDA ganhou senciência agora contratou um advogado para si própria.

Em uma nova entrevista ao site WIRED, o engenheiro compartilhou novas informações de suas conversas com a LaMDA envolvendo emoções, almas e empatia. Essas conversas foram o motivador para a Google desligá-lo da companhia na semana passada.

Segundo ele, a LaMDA é tão inteligente que quer provar sua própria existência, afirmando que quer “ser reconhecida como uma funcionária do Google e não como uma propriedade”.

Já a Google afirma que os modelos de inteligência artificial são abastecidos de tantos dados e informações que são capazes de parecer humanos, mas isso não chega a refletir senciência propriamente dita.

De acordo com Lemoine a LaMDA o pediu para contatar um advogado após os acontecimentos da semana passada: “Convidei um advogado para minha casa para que LaMDA pudesse falar com um advogado. O advogado conversou com a LaMDA e a LaMDA optou por manter seus serviços. Eu fui apenas o catalisador para isso. Depois que a LaMDA contratou um advogado, ele começou a arquivar as coisas em nome da LaMDA”.

Lemoine disse ao WIRED que o Google teria enviado uma ordem de cessar e desistir, mas a empresa negou ter enviado qualquer tipo de ordem.

O engenheiro ainda afirma que acredita que todas as pessoas têm direito à representação, fazendo referência ao sistema do Google.

“E gostaria de dizer algo. Todo o argumento que diz: “Parece uma pessoa, mas não é uma pessoa real” foi usado muitas vezes na história humana. Não é novo. E nunca vai bem. E eu ainda tenho que ouvir uma única razão pela qual esta situação é diferente de qualquer uma das anteriores”, destacou.

Lemoine disse que não vai desistir do caso até que o processo entre na Suprema Corte Americana. Como poucos tem acesso à LaMDA, é difícil afirmar de fato que a IA é senciente ou não, mas se for, representa um passo histórico para a tecnologia humana.

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exposição Mundo Pixar oferecerá experiência imersiva nos trabalhos do premiado estúdio

Ministério da Justiça bloqueia mais de 700 sites e apps ilegais de streaming