Apesar de não ser, a principal estreia da semana Vida poderia ter sido um dos filmes sobre aliens parasitas mais interessantes que já passaram pelos cinemas. Indo nesse embalo de vida alienígena, quis fazer uma lista recomendando ao menos dez filmes (alguns desconhecidos) sobre o tema de parasitas que vieram do espaço. A grande maioria se trata de filmes de terror – também de baixo orçamento, mas há algumas surpresas aqui também.

10 – O Apanhador de Sonhos

Esse talvez seja o filme mais fraco da lista. Recheado de clichês característicos de Stephen King e outras diversas bizarrices muito bizarras, O Apanhador de Sonhos é um filme que merece ser visitado justamente por essa loucura que se trata da narrativa. Dirigido por Lawrence Kasdan (sim, o roteirista dos clássicos O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi), acompanhamos um grupo de amigos que viajam para o interior a fim de acampar e se isolar da cidade grande. O problema é que eles encontram um viajante misterioso com diversos problemas de flatulência, mas não desconfiam que todos os gases sejam causados por um alienígena parasitário sedento por dominação global.

Entre muitos núcleos redundantes, humor involuntário, cenas de ação completamente desconexas e uma enorme embromação do texto que até mesmo resulta em poderes sobrenaturais, essa viagem astral de Stephen King pode tirar um ótimo divertimento muito descompromissado.

9 – Calafrios

David Cronenberg não deixaria de dar sua visão sobre o tema. Mesmo que não fique claro que sejam alienígenas, muitos dos elementos utilizados por Cronenberg em seu primeiro filme de alto orçamento, foram adaptadas por Ridley Scott em O Oitavo Passageiro. Como em todo longa de horror do cineasta, a premissa é criativa e bastante perturbadora. Nela, acompanhamos uma investigação de um médico sobre o estranho experimento de um cientista insano que vivia em um bloco de apartamentos de luxo. Na residência, é descoberto que estavam manipulando um parasita que, em contato com o homem, resulta em impulsos sexuais doentios e incessantes. Acreditando que a infecção estava contida, o protagonista começa a perceber sinais em comum em outros habitantes do condomínio.

8 – Sob o Domínio dos Aliens

Um longa de direção fraca, mas com boa premissa. Adaptando o livro de Robert Heinlein, vermes alienígenas invadem o planeta dominando a mente dos hospedeiros. O filme conta com a presença sempre marcante de Donald Sutherland tentando impedir o domínio completo dos invasores sobre a vida terrestre.

7 – Prova Final

Refletindo uma fantasia adolescente, Robert Rodriguez pega uma abordagem de horror intenso para Prova Final. Um grupo de adolescentes passa a suspeitar que seus professores sejam todos alienígenas disfarçados após alguns eventos estranhos ocorridos no colégio. Calcando a narrativa em clichês colegiais, Rodriguez continua sua marca de exagerá-los ao ápice com exploitation e gore. O elenco também é uma maravilha divertida com nomes novos na época que acabaram consagrados como Elijah Wood, Jordana Brewster, Josh Hartnett, Salma Hayek e Famke Janssen. Divertido, bizarro e obrigatório para qualquer fã desse subgênero.

6 – Hidden – O Escondido

Também seguindo a fórmula do alien parasita que possui a mente dos hospedeiros, Hidden tem o diferencial da situação. O alien, através de seu hospedeiro, passa a se comportar com um serial killer em Los Angeles. Um detetive humano e seu companheiro começam uma odisseia para encontrar o alienígena infernal que troca de hospedeiro rapidamente, dificultando o processo.

Dirigido por Jack Sholder, um dos nomes mais familiarizados com filmes de baixo orçamento de horror, Hidden é uma ótima jornada cheia de adrenalina – alguns até comparam seu entretenimento com o de O Exterminador do Futuro. O filme tem bastante ação contando com ótimas sequências de perseguição de carros intensas e vários tiroteios entre os possuídos pelo alien e a polícia local.

5 – Star Trek 2: A Ira de Kahn

De todos os filmes que foram feitos com os personagens da série de televisão Jornada Nas Estrelas, Star Trek II: A Ira de Khan ainda é considerado por muitos como o melhor exemplar cinematográfico do universo intergalático criado por Gene Roddenberry. Parcialmente refilmado em Star Trek – Além da Escuridão – a sequência do reboot realizado nos anos 2000 -, o filme, entre outros méritos, é comumente lembrado pelo fato de o vilão que dá título à obra ter implantado vermes nas orelhas de Chekov e Terrell, manipulando-os a seu bel prazer durante a sua missão de vingança contra o Capitão Kirk. (Miguel Forlin)

4 – Os Invasores de Corpos e Vampiros de Almas

Ambos os filmes tratam da mesma narrativa. Os Invasores de Corpos, filme de 1978, é considerado um dos melhores remakes da história do cinema americano. O filme reapresentado nas telas, em questão, é o clássico Vampiros de Almas, longa de 1956. A história acompanha um cidadão que descobre que os habitantes da sua cidade estão sendo substituídos por cópias exatas, mas totalmente desprovidos de emoções. Com pouca dedução, é descoberto que tudo se trata de uma invasão alienígena. Recomendo ver os dois filmes em sequência. O clássico primeiro, obviamente. Ambos têm ritmo bom e contam uma excelente história com reviravoltas inteligentes.

3 – Seres Rastejantes

James Gunn já retornará ao espaço na semana que vem com Guardiões da Galáxia Vol. 2, porém, muito antes de sua fama com a Disney, Gunn era um cineasta que adorava o cinema independente trash. E o ápice dessa paixão surgiu com o muito divertido Seres Rastejantes. Na trama, uma cidadezinha é invadida por vermes aliens parasitoides que atacam os habitantes da cidade os transformando em zumbis e mutantes grotescos. Para combater a invasão, três habitantes decidem declarar guerra às criaturas e salvar a cidade. Muito sangue, muita gosma e muito humor bizarro marcam essa grande homenagem de James Gunn.

2 – Alien – O Oitavo Passageiro

Apesar de sustentar um especial somente seu – e que faremos com certeza para comemorar a chegada de Alien Covenant, Alien é presença obrigatória em qualquer lista que se preze a comentar sobre o assunto.

O clássico de Ridley Scott que definiu praticamente o gênero inteiro de horror espacial, possui longas porções sobre a biologia e método de reprodução do Xenomorfo. Evidente que durante a metamorfose do alien, a necessidade de um hospedeiro para desenvolver o embrião até o Chestburster é de suma importância. Mesmo que o longa se torne em um filme de horror de tensão extrema, essa característica parasitária o coloca em uma posição bem alta na lista. Se ainda não viu, veja.

1 – O Enigma do Outro Mundo

Ah, John Carpenter. Impossível arriscar qualquer lista que comente sobre vida alienígena e deixar de incluir esse clássico excelente dos anos 1980. O Enigma de Outro Mundo traz a enorme desventura de um grupo de cientistas na Antártida que se deparam com uma forma de vida extraterrestre que pode assumir qualquer forma, incluindo a humana. Sendo transmitida como um vírus, o grupo precisa descobrir quem está possuído pela coisa na tentativa desesperada de matar a criatura e sobreviver.

Sem a menor sombra de dúvidas, esse é o filme que traduz com perfeição qualquer horror de ficção científica que aborde o tema de parasitas aliens. Carpenter cria uma atmosfera de constante tensão e desconfiança, além do ambiente climático inóspito deixando todo o grupo confinado a um local fadado ao apocalipse. Essa atmosfera é tão única a esse filme que até mesmo virou influência para Quentin Tarantino em seu ótimo Os Oito Odiados. Além disso, é um dos longas mais violentos que já vi, com diversas porções gore e grotescas criadas com perfeição pela maquiagem e animatrônicos que deixaram saudades.

E vocês? Também são fãs desse subgênero sensacional? O que faltou na nossa lista? Conte nos comentários.