Setembro amarelo é o mês do combate a depressão. Pensando nisso, separamos cinco animes que retratam a luta de personagens a partir de diversas perspectivas.

5 – Black Rock Shooter

O anime lançado em 2012 teve apenas 8 episódios. A história é de Mato Kuroi e Yomi Takanashi, ambas se tornam amigas e começam a conviver diariamente. Apesar disso o anime mostra o distanciamento das meninas. Em um mundo paralelo Black Rock Shooter deve enfrentar Dead Master e uma série de acontecimentos são mostrados pois ambos os mundos parecem estar conectados.

4- Aku no Hana

Com uma animação diferente, a série de 13 episódios tem como personagem principal Takao Kasuga um menino amante de literatura clássica tem como musa inspiradora Nanako Saeki, em um impulso ele acaba roubando seu uniforme e é flagrado por Sawa Nakamura, uma jovem solitária que começa a ameaçar Takao e isso vai afetando o psicológico dele.

3 – Aoi Bungaku

O anime consiste em adaptar seis clássicos da literatura moderna japonesa. O primeiro deles é sobre um jovem estudante que se perde e acaba alienado em relação à sociedade. A história tem como ideia principal discutir a questão da humanidade. O anime é de 2009 e possui 12 episódios.

2 – Orange

Lançado em 2016, é o anime mais novo na lista. Um grupo de amigos sofre com o suicídio de Kakeru, com isso eles começam a enviar cartas para seus “eus” do passado dando conselhos de como evitar a tragédia. É uma anime intenso e que trata diretamente sobre o assunto suicídio. Possui 13 episódios.

1 – Welcome To The NHK

Tatsuhiro Satou largou os estudos e lida com a depressão, diversas paranóias como teorias da conspiração e como ele está sendo perseguido. Além disso, a jovem Misaki Nakahara aparece misteriosamente para ajuda-lo. A história toda se passa em como Satou precisa lidar com sua situação. O anime de 2006 possui 24 episódios.