Foi bastante doloroso para os fãs quando, no dia 22 de janeiro de 2008, o corpo de Heath Ledger foi encontrado em seu apartamento, após se intoxicar acidentalmente com remédios prescritos. O ator tinha 28 anos quando aconteceu o incidente fatal e tinha uma carreira meteórica em Hollywood. Já havia trabalhado em inúmeras produções com grande destaque, sendo que em O Segredo de Brokeback Mountain foi bastante elogiado pela crítica, recebendo vários prêmios pelo papel. A lista a seguir mostra os 5 melhores trabalhos de Heath Ledger.

Spoilers

5. O Patriota (2000)

Em O Patriota Heath Ledger não foi o protagonista, pois seu personagem, Gabriel, é usado como estopim para que Benjamin Martin (Mel Gibson) possa lutar com ainda mais raiva contra o exército britânico. É um papel secundário interessante, e que o colocou no centro de uma produção de época a guerra da independência americana. Ledger interpreta um rapaz idealista e lutador e sempre quando esteve em cena deu conta do recado.

4. Coração de Cavaleiro (2001)

Outra produção de época em que Ledger trabalhou, mas agora como protagonista, interpretando William, um jovem escudeiro que fica no lugar de seu mestre em um sangrento combate com lanças, é um dos longas mais adorados pelos fãs do ator. Além de o filme ser bastante interessante, seu personagem tem todas as faces de um herói e conquistador, e com a bela atuação de Heath Ledger apenas deu uma pontada maior de admiração para o seu papel. Em Coração de Cavaleiro o ator demonstrou que podia sim fazer filmes de ação com toques dramáticos e que ao ser o protagonista tinha força suficiente para manter o interesse do público no filme.

3. 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)

Um verdadeiro clássico das comédias-românticas em que Heath Ledger interpreta o jovem Patrick que tenta a todo o custo conquistar a garota bonita da escola Kat Stratford (Julia Stiles), e nessas tentativas de fazê-la se apaixonar por ele é que acontecem as cenas mais engraçadas do filme. Ledger ainda era o jovem que sonhava conseguir ganhar o mundo com grandes personagens, e que aqui já dava uma ideia do que viria pela frente. O ator trabalha de forma excepcional o jovem rebelde que se torna uma espécie de Romeu dos tempos modernos. A cena clássica dele cantando enquanto Kat treinava é um verdadeiro marco e até hoje é lembrado por muitos como uma das cenas mais divertidas do longa.

2. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Com uma maior bagagem nas costas, Heath Ledger entrega uma de suas maiores atuações no belo e emocionante O Segredo de Brokeback Mountain. O ator dá um banho de interpretação com um personagem que não é fácil de fazer, um rapaz que é homossexual, mas que precisa esconder para todos a verdade. Em um desempenho impactante e humano o jovem ator se credenciava para conseguir papéis maiores. 

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Batman: O Cavaleiro das Trevas não foi o último filme em que Heath Ledger trabalhou (o último foi O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus), mas com certeza foi o que mais marcou a sua curta e meteórica carreira em Hollywood. Ao interpretar o vilão caótico Coringa, que tem como objetivo apenas criar o pânico por onde passa, o ator entregou uma atuação surpreendente e assustadoramente realista. Sua interpretação do Coringa foi tão forte que em muitos momentos o antagonista chega a ser mais importante que o próprio herói Batman.