Patrick Stewart fala sobre trauma familiar em série
Patrick Stewart, famoso artista de 84 anos, compartilhou pela primeira vez detalhes emocionantes de sua infância marcada pela violência doméstica em uma série documental recém-lançada no Reino Unido. A produção, intitulada Her Majesty: Behind Closed Doors (Sua Majestade: Por Trás das Portas, em tradução livre), foi criada pela rainha consorte Camilla como parte de uma campanha contra a violência doméstica.
Na série, o ator, conhecido por papéis icônicos como Professor Xavier em X-Men e o Capitão Jean-Luc Picard em Star Trek, relatou episódios traumáticos vividos ao lado do pai, um veterano da Segunda Guerra Mundial. “A guerra terminou em 1945, então quando meu pai chegou em casa, eu tinha seis anos, e foi horrível. A gritaria era muito alta… Eu gritava para o meu pai parar quando ele batia na minha mãe,” revelou Stewart. Ele descreveu como ele e seu irmão Trevor frequentemente se interpunham entre os pais para tentar proteger a mãe das agressões.
Stewart também refletiu sobre os impactos da guerra na personalidade do pai, destacando que os traumas de combate intensificaram seu comportamento violento. Apesar disso, o ator relatou que sua mãe nunca cogitou o divórcio, e ele passou anos sem abordar o assunto publicamente: “Eu guardei tudo isso para mim. Ficou guardado dentro de mim, eu me sentia envergonhado e também, obviamente, responsável.”
O passado do artista
Os anos de terapia ajudaram Stewart a lidar com os traumas e a falar sobre suas experiências. Ele enfatizou a importância de iniciativas como a campanha liderada pela Rainha Consorte para combater o ciclo de violência doméstica.
Patrick Stewart recentemente voltou a interpretar o Professor Xavier em uma participação especial no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), reforçando sua relevância em Hollywood e seu compromisso com causas sociais fora das telas.