em ,

Quem são os Mentats de Duna?

Quem são os Mentats de Duna?
Warner

Até dez mil anos antes dos eventos de Duna, os seres humanos utilizavam inteligência artificial avançada para auxiliarem em diversas tarefas, substituindo o homem em algumas áreas vitais. Na saga original do Frank Herbert não fica claro como o evento ocorreu.

Há duas versões conflitantes entretanto, uma da Enciclopédia de Duna, escrita por Willis E. McNelly em que a revolta foi contra os seres humanos donos desses robôs, que estavam substituindo outros seres humanos e a do prelúdio escrito por Brian Herbert e Kevin J. Anderson em que a revolta foi contra as próprias máquinas, com o estopim do conflito sendo um robô chamado Erasmus que mata o bebê de Serena Butler para fazer um experimento.

De qualquer forma, a lição aprendida após o conflito foi que a estagnação causada pela dependência exacerbada por uma máquina, fazendo com que ela até mesmo pense no lugar das pessoas causa enfraquecimento a ponto de deixar a raça humana em risco de extinção.

Várias convenções foram criadas para evitar que tal catástrofe se repita, com a grande bíblia de Orange em que há os versos “O homem não será substituído” e “Não criará uma máquina à semelhança da mente de um homem”, portanto os próprios seres humanos é que teriam que desenvolver seus cérebros para suprir essa falta, assim surgiram os mentats.

Logo após a queda das máquinas surgiram as primeiras escolas mentats, que desenvolveriam e ensinariam essa profissão criada para substituir os computadores e máquinas pensantes. Seguindo a mesma filosofia, tanto as bene gesserit e os navegadores da guilda espacial desenvolveram suas mentes e corpos, cada um à sua maneira.

Curiosidades acerca dos mentats:

  • O primeiro mentat foi Gilbertus Albans, que desenvolveu seu pensamento cognitivo e capacidade de cálculo necessárias.
  • Os mentats são mais do que apenas computadores humanos, eles desenvolveram habilidades de memória e percepção, que foram fundamentos pa sua capacidade de hipótese, estratégia e tática, nessa área superando até mesmo as antigas máquinas pensantes.
  • Os mentats desenvolveram uma técnica de preservar o que eles chamam de “a mente ingênua”, uma mente supra lógica, em que o fluxo de pensamentos ocorre sem a intromissão de nenhum tipo de preconceito, extrair padrões ou lógicas essenciais de dados e fornecer, com graus variados de certeza, conclusões úteis. Quando eles têm dados suficientes eles podem até mesmo prever o futuro com uma precisão não tão inferior à presciência que possui o Kwisatz Haderach e os navegadores em menor grau.
  • Para aumentar suas habilidades cognitivas os mentats podem fazer uso de uma substância chamada suco de sapho, mas usá-lo leva ao vício. Após consumido o líquido, o imenso poder de processamento dos mentat é aumentado em até três vezes mais. O uso repetido colore parte dos lábos do indivíduo de um vermelho intenso
  • Por causa de suas preciosas habilidades os mentat são utiizados como conselheiros, estrategistas militares e profissões desse tipo dentro das grandes casas. Dentre os mentats que aparecem no primeiro livro da saga Duna, Thufir Hawat, o mestre dos assassinos que trabalha para os Atreides é considerado como uma lenda entre esses processadores humanos, com até mesmo o imperador Shaddam IV temendo suas capacidades.

  • Outro Mentat que aparece na história é o maligno Piter Devries, que auxilia o barão Vladimir Harkonnen em suas terríveis maquinações. Ele é completamente viciado em suco de sapho e em melange, possuindo os lábios vermelhos e o olho de azul intenso de “Ibad”, devido ao consumo exagerado de ambas as substâncias.
  • O próprio Paul Atreides é também um mentat, sendo treinado desde a tenra infância por Thufir Hawat sem perceber os reais propósitos dos ensinamentos.

Confira também o vídeo que fiz sobre os mentats:

Avatar

Publicado por Daniel Tanan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podcast Três É Demais #82 | Jogos Mortais 3

Diretor de Mindhunter diz que 3ª temporada pode acontecer se os fãs se manifestarem