em ,

Quem vai ganhar e quem deveria ganhar o Oscar 2022

É chegada a hora de mais uma noite do Oscar 2022.

A 94ª edição dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas já é polêmica antes mesmo da entrega das estatuetas, já que categorias serão cortadas da transmissão e o tempo da cerimônia deve favorecer mais “números de comédia”.

Dito isso, hora de fazer as apostas finais para cada uma das categorias da premiação, destrinchando favoritos, possíveis surpresas e quem de fato merece ser louvado.

Confira.

Melhor Filme

Por muito tempo, parecia que Ataque dos Cães seria o vencedor invencível da corrida principal; marcando a primeira vitória da Netflix no Oscar de Melhor Filme. Porém, eis que a Apple TV+ alavanca a campanha de No Ritmo do Coração, um hit indie que fez sucesso em Sundance e logo foi colecionando vitórias cruciais em premiações precursoras; como o SAG de Melhor Elenco e o PGA de Melhor Filme. Ainda não é uma certeza, mas hoje a sorte virou para o adorável CODA, que deve triunfar sobre Ataque dos Cães.

Quem vai ganhar: No Ritmo do Coração

Quem pode ganhar: Ataque dos Cães

Quem Deveria Ganhar: No Ritmo do Coração

Melhor Direção

Desde que Jane Campion estreou Ataque dos Cães em Veneza, sua vitória na categoria de Direção era praticamente certa. A cineasta neozelandesa garantiu vitórias no DGA, no BAFTA, Critic’s Choice e praticamente tudo o que se refere a direção cinematográfica. É a segunda indicação de Campion na categoria (após O Piano), e ela deve se tornar a terceira mulher a vencer como Diretora.

Quem vai ganhar: Jane Campion

Quem pode ganhar: Ninguém além dela

Quem deveria ganhar: Steven Spielberg

Melhor Ator

É o ano de Will Smith, simples assim. O astro já vem tentando garantir uma estatueta dourada desde os anos 2000, tendo sido indicado por Ali e À Procura da Felicidade, e aproveitou diversos dramas de qualidade duvidosa para tentar novamente. Eis que King Richard: Criando Campeãs se conectou com a Academia e o tornou o favorito, tendo sacolado o SAG, BAFTA, Critic’s Choice e outros prêmios que o colocam à frente de Benedict Cumberbatch – o único capaz de estragar a festa. Mas é praticamente certo que Will Smith se tornará um vencedor do Oscar.

Quem vai ganhar: Will Smith

Quem pode ganhar: Benedict Cumberbatch – Ataque dos Cães

Quem deveria ganhar: Andrew Garfield – tick, tick… BOOM!

Melhor Atriz

Uma das corridas mais inusitadas e imprevisíveis da temporada. Primeiro, parecia que Kristen Stewart seria a favorita por sua performance em Spencer, mas a indicação ao Oscar foi a única conquista de peso. Depois, as listas de indicadas no BAFTA, SAG e Oscar se diferenciaram, e o terreno se reduziu a um nome inesperado: Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye. Apesar de Nicole Kidman estar na retaguarda e Penelope Cruz ter força na ala internacional da Academia, Chastain venceu o SAG e o Critic’s Choice, fortalecendo sua posição.

Quem vai ganhar: Jessica Chastain

Quem pode ganhar: Penelope Cruz – Mães Paralelas

Quem deveria ganhar: Kristen Stewart, só porque Spencer é incrível.

Melhor Ator Coadjuvante

Refletindo a corrida entre Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração na categoria principal, Kodi Smit-McPhee era o grande favorito pelo filme de Jane Campion. Porém, o carismático Troy Kotsur garantiu muitos elogios e vitórias no SAG, BAFTA e Critic’s Choice, e está no caminho para se tornar o primeiro ator surdo a vencer um Oscar. Tudo indica que Kotsur será o grande ganhador, e será uma conquista lindíssima.

Quem vai ganhar: Troy Kotsur

Quem pode ganhar: Kodi-Smit McPhee

Quem deveria ganhar: Troy Kotsur

Melhor Atriz Coadjuvante

Se há uma certeza dentre as categorias de atuação, é a do furacão chamado Ariana DeBose. Na pele da nova Anita do remake de Steven Spielberg para Amor, Sublime Amor, a atriz ganhou BAFTA, SAG e Critic’s Choice, se estabelecendo como grande favorita graças à sua performance fortíssima e movida por dança e cantoria. Assim como Rita Moreno há 60 anos, DeBose ganhará um Oscar por interpretar Anita no musical de Stephen Sondheim.

Quem vai ganhar: Ariana DeBose

Quem pode ganhar: Ninguém além dela

Quem deveria ganhar: Ariana DeBose

Melhor Roteiro Original

Hora de usar a lógica da Academia. Usando os prêmios precursores, há três possíveis vencedores: Belfast (Critic’s Choice, Globo de Ouro), Licorice Pizza (BAFTA) e… Não Olhe para Cima (WGA). Visto que Belfast não era elegível ao WGA, a aposta fica para o filme de Kenneth Branagh, que deve ser sua única vitória após uma caríssima campanha da Focus Features. Não descartem também a virada de Paul Thomas Anderson, que pode muito bem faturar o primeiro Oscar de sua carreira. Mas só não premiem Adam McKay de novo…

Quem vai ganhar: Belfast

Quem pode ganhar: Licorice Pizza

Quem deveria ganhar: A Pior Pessoa do Mundo

Melhor Roteiro Adaptado

Se No Ritmo do Coração realmente vai ganhar filme, precisará de uma vitória no campo do roteiro. E, felizmente para a campanha da Apple, o longa garantiu vitórias importantes no BAFTA e na premiação do WGA, estabelecendo-o como favorito. Há também a possibilidade de Ataque dos Cães ou até mesmo o elogiado A Filha Perdida, de Maggie Gyllenhaal, serem consagrados no lugar.

Quem vai ganhar: No Ritmo do Coração

Quem pode ganhar: A Filha Perdida

Quem deveria ganhar: No Ritmo do Coração

Melhor Animação

É uma categoria dominada pela Disney, representada por Luca, Encanto e Raya e o Último Dragão. Tudo indica que Encanto, que fez sucesso nas redes sociais e figura em mais categorias do que seus candidatos, deve levar a melhor aqui – apesar da presença prestigiosa de Flee ou da qualidade enorme de A Família Mitchell contra a Revolta das Máquinas, que não ganhou precursores importantes, mas fez sucesso com a crítica e a premiação do Annie.

Quem vai ganhar: Encanto

Quem pode ganhar: A Família Mitchell contra a Revolta das Máquinas

Quem deveria ganhar: A Família Mitchell contra a Revolta das Máquinas

Melhor Filme Internacional

Definitivamente não teremos surpresas aqui. O simples fato de o japonês Drive My Car estar indicado também para Melhor Filme, Direção e Roteiro Adaptado o torna o favorito absoluto na categoria. Uma pena para o excelente A Pior Pessoa do Mundo, mas Drive My Car sairá vitorioso aqui.

Quem vai ganhar: Drive My Car

Quem pode ganhar: Ninguém além dele

Quem deveria ganhar: A Pior Pessoa do Mundo

Melhor Documentário

Dentre os muitos títulos que passaram pela temporada de prêmios deste ano, Summer of Soul (Ou quando a Revolução Não pôde ser Televisionada) é o mais forte. Apesar de Flee apresentar uma campanha forte aqui, o documentário musical ganhou muitos prêmios precursores, além de contar com uma campanha pesadíssima da própria ABC, que exibiu o longa gratuitamente em sua emissora – a mesma que transmite o Oscar, o que é um grande amuleto da sorte.

Quem vai ganhar: Summer of Soul

Quem pode ganhar: Flee

Quem deveria ganhar: Summer of Soul

Melhor Design de Produção

Duna definitivamente não vai ganhar o Oscar de Melhor Filme, mas é agora que sua limpa nas categorias técnicas na premiação. A primeira delas deve ser em Design de Produção, visto que o longa faturou o BAFTA e o prêmio do sindicato de Diretores de Arte. Sua única ameaça maior está em O Beco do Pesadelo, caprichada produção de Guillermo Del Toro, um nome que costuma ser pé quente quando o assunto é design.

Quem vai ganhar: Duna

Quem pode ganhar: O Beco do Pesadelo

Quem deveria ganhar: A Tragédia de MacBeth

Melhor Fotografia

Uma categoria absolutamente espetacular, e cujos indicados refletem a mesmíssima lista da categoria anterior. Se o Oscar fosse entregue por mérito absoluto, seria uma vitória de A Tragédia de MacBeth, que traz um trabalho em preto e branco sobrenatural do grande Bruno Delbonnel. Porém, levando o BAFTA e o prêmio do ASC como referência, é bem provável que Greig Fraser vença seu primeiro Oscar por seu trabalho em Duna.

Quem vai ganhar: Duna

Quem pode ganhar: A Tragédia de MacBeth

Quem deveria ganhar: A Tragédia de MacBeth

Melhor Figurino

Eu definitivamente não foi um grande admirador de Cruella, mas até mesmo os mais leigos em termos de moda precisam admitir: o trabalho de figurino é espetacular. Não só rende vestimentas excêntricas e absurdamente criativas da figurinista Jenny Beavan (vencedora na categoria por Mad Max: Estrada da Fúria), mas a própria arte da confecção de roupas é inerente à trama do filme, centrado na disputa entre dois ícones da moda. Se perder, é marmelada, mas fiquem de olho em Duna.

Quem vai ganhar: Cruella

Quem pode ganhar: Ataque dos Cães

Quem deveria ganhar: Se tem algo excepcional em Cruella, é o figurino

Melhor Montagem

Em mais uma corrida disputada e imprevisível, a categoria de montagem pode ser mais um prêmio para Duna. Isso porque Joe Walker é um veterano que, ano após ano, foi se consagrando como um dos melhores nomes do setor. Porém, King Richard: Criando Campeãs traz uma forte vitória no American Cinema Editors, além de se beneficiar do amor da Academia em premiar a montagem de filmes sobre esportes. Uma pena que tick, tick… BOOM! (o melhor trabalho entre os indicados) não tenha muitas chances aqui, mas a aposta fica com Duna novamente.

Quem vai ganhar: Duna

Quem pode ganhar: King Richard: Criando Campeãs

Quem deveria ganhar: tick, tick… BOOM!

Melhor Maquiagem & Cabelo

Lá vamos nós. Se há uma categoria que a cada ano vem se tornado cada vez mais sem graça é a de Maquiagem & Cabelo, que constantemente vem preferindo a transformação caricata de astros em personalidades reais – ao invés de design de criaturas ou elementos realmente originais. Isso favorece bastante Os Olhos de Tammy Faye, especialmente para suportar a provável vitória de Jessica Chastain na categoria de Melhor Atriz – mas fica a torcida para que Duna ou até mesmo Cruella consigam surpreender.

Quem vai ganhar: Os Olhos de Tammye Faye

Quem pode ganhar: Duna

Quem deveria ganhar: Cruella

Melhores Efeitos Visuais

Se há um Oscar que Duna definitivamente vai levar, é este aqui. Indicados a Melhor Filme que também são lembrados em Efeitos Visuais costumam se beneficiar, e o trabalho de Denis Villeneuve para juntar as locações práticas com a imensa carga de CGI para criar mundos alienígenas, naves espaciais e vermes de areia gigantes certamente é um dos pontos altos da produção. Uma vitória fácil.

Quem vai ganhar: Duna

Quem pode ganhar: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Quem deveria ganhar: Godzilla vs Kong. Não foi indicado? Nem O Esquadrão Suicida? Nem Finch? Opa, beleza. Pode ser Duna, então.

Melhor Som

A mesma lógica dos efeitos pode ser aplicada ao trabalho sonoro de Duna. Por ser o mais complexo e com mais elementos de fantasia e ação, a equipe de editores e mixadores da ficção científica de Denis Villeneuve deve ser lembrada. Porém, nunca descartem a força dos tiros e explosões que James Bond é capaz de provocar, já que Sem Tempo para Morrer se destaca como um dos competidores de peso.

Quem vai ganhar: Duna

Quem pode ganhar: 007 – Sem Tempo para Morrer

Quem deveria ganhar: Duna

Melhor Trilha Sonora

Depois de ser esquecido no churrasco, esnobado e ter virado freguês de Alexandre Desplat, finalmente Hans Zimmer terá o segundo Oscar de sua carreira – após O Rei Leão, em 1995. A eclética trilha sonora foi um dos aspectos mais elogiados da produção, tendo faturado o BAFTA, Crítics’ Choice e o Globo de Ouro na categoria. É um tributo ao trabalho incansável de Zimmer na indústria, e apesar de não figurar entre suas grandes composições, será uma vitória justa.

Quem vai ganhar: Duna

Quem pode ganhar: Ataque dos Cães

Quem deveria ganhar: Duna

Melhor Canção Original

É difícil apostar contra James Bond quando o assunto é canção original. Daniel Craig, em especial, tem sido pé quente em suas últimas aventuras como o agente britânico: tanto Skyfall quanto Spectre brilharam na categoria em seus respectivos anos, e nem mesmo o hiato de 2 anos desacelerou a força de Billie Eilish e Finneas O’Connell com “No Time to Die”. A canção de Sem Tempo para Morrer ganhou um Grammy antes mesmo do filme estrear, e ainda garantiu uma série de outros prêmios. Sua única ameaça? O desejo da Academia em consagrar Lin-Manuel Miranda como EGOT por “Dos Oruguitas”, do badalado Encanto.

Quem vai ganhar: “No Time to Die”

Quem pode ganhar: “Dos Oruguitas”

Quem deveria ganhar: “No Time to Die”

Melhor Curta-Metragem

Quem vai ganhar: The Long Goodbye

Quem pode ganhar: Ala Kachu: Take and Run

Melhor Curta-Metragem de Animação

Quem vai ganhar: O Sabiá Sabiazinha

Quem pode ganhar: The Windshield Wiper

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Quem vai ganhar: The Queen of Basketball

Quem pode ganhar: Three Songs for Benazir

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pantera Negra 2 será melhor que o primeiro, diz Angela Bassett

Confira as novidades de abril no catálogo da Netflix