ms

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Informações técnicas

Distribuição: Warner
Duração: 143 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 39,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC 

Áudio

Inglês: Dolby Atmos 7.1
Português: Dolby Digital 5.1
Espanhol: Dolby Digital 5.1

 

Análise

mos5

O Filme

★ ★ ★ ½

Muito antes de a controversia de Batman vs Superman: A Origem da Justiça começar, Zack Snyder já havia sacudido o mundo da cultura pop com O Homem de Aço, sua divisiva reinvenção do maior herói de todos os tempos. É um filme interessante e que traz muitas ideias e visuais fascinantes, assim como o incrivelmente talentoso Henry Cavill e a promessa de abrir as portas para o Universo DC nos cinemas. Porém, é também um longa inconsistente e esquizofrênico que parece não escolher ser um intimista estudo de personagem ou um espetáculo de ação CGI desenfreado. No fim, é um bom recomeço para o herói, mas longe de ser perfeito.

mos4

Strong Characters, Legendary Roles

★ ★ ★ ½

Este é um featurette que conta com a presença de praticamente toda a equipe, desde o diretor Zack Snyder, o roteirista David Goyer até o elenco principal formado por Henry Cavill, Amy Adams e Diane Lane, onde discutem a importância do Superman na cultura pop e uma breve passagem por sua trajetória nos quadrinhos. Então, partimos para a nova abordagem de O Homem de Aço que visa apresentar o herói para uma nova geração, desde as mudanças em seu uniforme até a escalação de Cavill. Gosto também do curto tempo em que Russell Crowe e Michael Shannon discutem as motivações de Jor-El e Zod. Pena que é um vídeo que acaba tendo muito conteúdo para pouco tempo, o que impede um aprofundamento maior nos temas. Mas no geral, um bom extra.

mos3

All Out Action

★ ★ ★ ★

Uma das grandes reclamações da maioria dos filmes de Superman é a falta de sequências de ação dignas do personagem. Claro, os clássicos com Christopher Reeve foram limitados pela tecnologia da época, e a investida de Bryan Singer trazia uma abordagem muito mais romântica e dramática, na qual o herói nem ao menos soltava um soco. Porém, Zack Snyder é um cara da ação, e este extra nos leva justamente pelo processo de treinamento de Henry Cavill, Michael Shannon e Antje Traue para adquirirem a forma física ideal e acertaram as complicadas sequências de batalha. O foco está todo em Cavill, claro (BIIIRL), mas é interessante observar a mistura de efeitos práticos com a parafernalha CGI que viria a ser aplicada na pós produção.

mos1

Krypton Decoded

★ ★ ★ ½

Em uma abordagem inusitada, esse extra é protagonizado por Dylan Sprayberry, intérprete do Clark Kent adolescente, que se junta ao supervisor de efeitos visuais John DJ Desjardin para tirar dúvidas sobre o design e tecnologia kryptoniana. Em rápidos 6 minutos, vemos o processo de criação das naves (cujos todos os designs foram inspirados em crustáceos, veja só), a destruição de Krypton e as armaduras e armas usadas pelos kryptonianos. É divertido pelo clima mais descontraído, mas é prejudicado pela curta duração. Sem falar na piadinha bem mal feita na hora do encerramento…

mos2

Superman 75th Year Anniversary Short

★ ★ ★ ★ ★

Um curta belíssimo dirigido por Zack Snyder que celebra os 75 anos do Superman, incluindo animações fantásticas de sua passagem pelos quadrinhos, as séries de televisão, as produções de Bruce Timm e as adaptações para o cinema de Richard Donner até O Homem de Aço. Vale destacar as mudanças estilísticas no traço de cada encarnação e a excelente mixagem entre as trilhas sonoras de John Williams e Hans Zimmer. Os fãs do personagem irão adorar.

mos6

New Zeland: Home of Middle Earth

Gente, por algum motivo sobrenatural tem um extra de O Hobbit enfiado no meio do material. Deduzo que tenha sido um erro ou uma nova forma de marketing agressivo…

Conclusão

nota-3,5

O Homem de Aço não tem o material extra que uma reinvenção tão radical quanto a proposta por Zack Snyder e David Goyer merecia, mas traz conteúdo o suficiente para entreter o espectador que queira aprender um pouquinho a mais sobre o personagem e o processo de filmagem. Poderia trazer mais extras e um aprofundamento maior, e ainda estou tentando entender esse extra do Hobbit.

Comente!