A franquia 007 tem um lugar especial em nossos corações por uma infinidade de razões. O charme do maior espião do cinema, seus carros, suas Bond Girls, seus drinks e as maravilhosas bugigangas desenvolvidas pelo Q são apenas algumas dessas razões. Movidos pela trágica e prematura morte do ícone do grunge Chris Cornell, e, hoje, pela morte do eterno Roger Moore, resolvemos fazer o nosso top 10 das melhores músicas-tema da série 007. 

10. THE WORLD IS NOT ENOUGH – GARBAGE (O MUNDO NÃO É O BASTANTE, 1999)

O último filme de Bond do século traz uma música tema bastante interessante, a começar pela escolha dos intérpretes. Divergindo da habitual pegada pós-moderna independente da banda Garbage, e abraçando o clima mais clássico que lembram os temas de Shirley Bassey, a música traz a belíssima voz de Shirley Manson num arranjo orquestral bem familiar à série. Tem peculiaridades próprias dos anos 90, um beat eletrônico meio over, mas consegue seu lugar em nossa lista,

9. ALL TIME HIGH – RITA COOLIDGE (007 CONTRA OCTOPUSSY, 1983)

Talvez Octopussy seja um dos filmes mais divisivos de filmes de James Bond, e a sua música-tema não é nenhuma unanimidade. Composta pelo lendário James Barry, a música traz o competente vocal de Rita Coolidge em arranjos suaves e numa balada meio melancólica que evoca os temas dos anos 60 de Bond e com espetaculares frases de saxofone. É uma belíssima música, para um filme bastante peculiar.

8. YOU ONLY LIVE TWICE – NANCY SINATRA (COM 007 SÓ SE VIVE DUAS VEZES, 1967)

A filha mais velha de Blue Eyes deu uma excelente contribuição para a série de músicas de 007, com um dos temas mais originais e inusitados. Entrando no filme numa cena onde Bond aparentemente morre, You Only Live Twice diverge da grandiosidade orquestral das demais canções e surpreende com uma pegada mais easy-going, com um arranjo suave de violões e a belíssima voz de Nancy

7, A VIEW TO A KILL – DURAN DURAN (NA MIRA DOS ASSASSINOS, 1985)

Acompanhando o filme que é considerado um dos mais fracos da série (e última aparição de Sir Roger Moore), música é um dos mais vívidos retratos do que foi a música pop dos anos 80. Lançada no auge da icônica banda Duran Duran em 1985 e abusando das marcas registradas da época: batida eletrônica, sintetizadores e a voz de Simon Le Bon. É um clássico pop da década, apesar de um pouco datada.

6, YOU KNOW MY NAME – CHRIS CORNELL (CASSINO ROYALE, 2006)

A contribuição do já saudoso Chris Cornell tinha uma das mais ingratas missões de todas as músicas-tema de Bond: dar vida nova à franquia quando a mídia e o público olhavam com desconfiaça a escolha de Daniel Craig para o papel de Bond. E a música enfia o pé na porta com uma potente canção de rock na poderosa voz de Chris, e dá o tom de um Bond diferente dos seus antecessores, mas sem esquecer das origens. Valeu, Chris!

5, NOBODY DOES IT BETTER – CARLY SIMON (O ESPIÃO QUE ME AMAVA, 1977)

Essa é minha preferida! Na doce voz da musa Carly Simon, uma das mais bem sucedidas artistas da década de 1970, esse até então a primeira música-tema de Bond a não ter por título o nome do filme. Foi um dos maiores hits da década para Carly, chegando a ficar três semanas no segundo lugar da Billboard. Música obrigatória nos Spotify’s da vida e na nossa lista

4, LIVE AND LET DIE – PAUL McCARTNEY & WINGS (COM 007, VIVA E DEIXE MORRER, 1973)

Sir Paul McCartney não poderia ficar de fora de nossa lista! Compondo a atmosfera Nova Orleans do filme misturando elementos do rock com o arranjo orquestral de George Martin (o lendário produtor dos Beatles), Live and Let Die foi a primeira musica de 007 a ser indicada ao Oscar e é até hoje um dos maiores sucessoa da banda de Paul e Linda, Wings.

3, SKYFALL – ADELE (OPERAÇÃO SKYFALL, 2012)

Uma das mais recentes trilhas é também uma das melhores de todos os tempos. A diva contemporânea Adele traz com sua assombrosa e poderosa voz um tema que é remanescente das canções dos anos 70, mas sem perder o peso e sobriedade que compões o tom do filme. Merecidamente vencedora do Oscar, e do nosso bronze

2, DIAMONDS ARE FOREVER – SHIRLEY BASSEY (OS DIAMANTES SÃO ETERNOS, 1971)

Temos uma dobradinha de Shirley Bassey nos lugares mais altos do pódio! Marcando o retorno de Sean Connery ao papel de Bond, a melodia suave (sampleada por Kanye West em “Diamonds from Sierra Leone) e os vocais macios de Shirley além do refrão chiclete garantem eternamente esse diamante (ba dum tss) em nosso segundo lugar.

1, GOLDFINGER – SHIRLEY BASSEY (007 CONTRA GOLDFINGER, 1964)

Shirley Bassey é definitivamente a voz das músicas-tema de Bond e sua primeira aparição é também a melhor. A letra marcante sobre o excêntrico vilão que só um filme de Bond pode proporcionar, acompanhada mais uma vez da genial composição e condução orquestral do mito das trilhas sonoras John Barry fazem de Goldfinger a melhor música-tema dos filmes de 007.

Gostou da lista? Deixamos de fora sua preferida? Comenta ai!

 

Comente!