Vida longa ao Rei!

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

A Marvel Studios soltou o novíssimo trailer de Pantera Negra, nova aposta do estúdio para o começo do ano que vem. Entre novas informações sobre a trama e o visual impressionante da nação de Wakanda, há muito o que se saborear neste trailer. Tiramos esse post justamente para nos debruçarmos e analisar cada detalhe que possa ter passado despercebido.

Confira:

Estabelecendo o universo

Começamos com uma tomada de cachoeiras, até uma nave de Wakanda voar por elas. É quando inicia-se também o monólogo de Everett Ross (Martin Freeman), falando sobre como “viu deuses voarem”, em referência à Thor e Loki.

A Tribo das Montanhas

Uma montanha coberta de neve, revelando uma das tribos de Wakanda: A Tribo das Montanhas, liderada por M’Baku (Winston Duke), um dos vilões do Pantera nos quadrinhos. Pelo visto, o ecossistema da nação africana é mais diversificado do que imaginavámos. A narração continua com Ross falando sobre “homens criando armas que eu nunca poderia imaginar”, em referência às invenções de Tony Stark.

A estátua do Pantera Negra

As naves chegam em Wakanda, e vemos a estátua da Pantera que aparecera no final de Capitão América: Guerra Civil. Ross continua dizendo que “viu alienígenas caindo do céu”, lembrando-se da Batalha de Nova York ao fim de Os Vingadores. Por fim, ele termina dizendo “mas nunca vi nada como isso”, já preparando o espectador para o novo mundo que nos aguarda em Wakanda.

T’Challa e Ross conversam

Vemos Ross e T’Challa (Chadwick Boseman) conversando, e o agente do governo lhe pergunta o que mais está escondendo ali. Vale observar que Ulisses Klaw (Andy Serkis) está sentado em uma cela atrás de Ross, e esse diálogo deve anteceder o interrogatório que tomou grande parte do primeiro trailer divulgado.

Entrada em Wakanda

Como Wakanda se mantém isolada do mundo? Campos de força! Em uma bela tomada, vemos como a nave de T’Challa vai penentrando diferentes níveis de um campo de força, que a mantém “invisível” do mundo exterior – algo como uma versão mais sofisticada e tecnológica do escudo protetor de Temiscira em Mulher-Maravilha.

De Volta ao Lar

Vemos Okoye (Danai Gurira) pilotando a nave de forma incomum, sem qualquer tipo de mecanismo visível, já demonstrando o nível de tecnologia que a nação possui. T’Challa está sentado ao lado de Nakia (Lupita Nyong’o), e os dois contemplam a chegada ao lar.

O Design de Wakanda

Mais tomadas de Wakanda, agora revelando o centro da cidade. É fascinante como o design de produção de Hannah Beachler mistura elementos típicos da cultura africana (reparem nas bolsas artesanais penduradas) com algo mais próximo da ficção científica, atingindo um resultado exótico e que diferencia-se de tudo o que o MCU já apresentou até então.

A Chegada do Rei

A guarda de T’Challa faz uma saudação, e o novo Pantera Negra caminha para fora de sua nave acompanhado de Nakia e Okoye.

Ramonda

Mãe de T’Challa vivida por Angela Basset, Ramonda recebe seu filho e o alerta de que chegou sua hora: os preparamentos para ser Rei de Wakanda vão começar. Isso me dá a impressão de que o filme é uma sequência direta de , com T’Challa literalmente retornando após os eventos envolvendo o Acordo de Sokovia.

Treinamento

T’Challa enfrenta misteriosos mascarados na incrível região das cachoeiras. Tudo isso definitivamente é parte de seu treinamento, algo essencial considerando que T’Challa acaba de se tornar o Pantera Negra.

“Você pode escolher o tipo de rei que quer ser”

No primeiro (e único) take mais centrado em Lupita Nyong’o, ela parece confortá-lo sobre toda a responsabilidade que recai em seus ombros, incentivando-o a ser seu próprio tipo de Rei. Não fica claro pelo trailer, mas Nakia provavelmente é o interesse amoroso do herói.

Wakanda shake!

T’Challa chega todo elegante para a instalação que protege o traje do Pantera Negra. Mas o mais legal é o curioso cumprimento que T’Challa troca com Shuri (Letitia Wright), que podemos carinhosamente apelidar de Wakanda Shake.

O traje do Pantera Negra

Nosso primeiro vislumbre completo do uniforme do Pantera! E, pelo visto, ele está recebendo alguns upgrades, já que a máscara e o torso trazem alguns detalhes diferentes um do outro.

“Não hesite”

Okoye alerta a T’Challa para que não hesite, enquanto o Rei veste o traje do Pantera. É a preparação para alguma missão.

O salto do Pantera

O Pantera é lançado pelos céus e dispara gadgets sobre carros invasores. Parece ser a sequência que antecede a primeira cena de ação do trailer anterior, onde mercenários invadem Wakanda e são facilmente subjulgados pelo Pantera. Vale lembrar que o dever do Pantera é justamente proteger Wakanda de invasores e garantir sua animosidade.

Erik Killmonger

Michael B. Jordan mantém a parceria com Ryan Coogler e dá vida ao grande vilão do filme: Erik Killmonger, que nos quadrinhos também é conhecido como N’Jadaka. Na série de papel, seu objetivo sempre foi “limpar Wakanda” de outros costumes culturais, e já até realizou um golpe de estado durante a ausência do Pantera Negra. No filme, parte disso deve ser aproveitado com o desejo de Erik em tirar T’Challa do poder.

Killmonger liberta Klaw

Ligando esse momento ao final do interrogatório, Killmonger explode a instalação de Ross e liberta Ulysses Klaw. Os dois devem formar uma parceria ao longo do filme, mas vale apontar que nos quadrinhos os dois são inimigos mortais, principalmente pelo vilão de Andy Serkis ter assassinado seus pais. No filme, as coisas parecem seguir uma linha diferente.

Perseguição de carro

Veremos muito dessa perseguição ao longo no trailer, que envolve o Pantera perseguindo Ulysses Klaw na Coréia do Sul. Infelizmente, é possível notar como os efeitos visuais estão abaixo da média, mas torcemos para que o trabalho da pós-produção seja aperfeiçoado até fevereiro do ano que vem.

Vibranium à prova de balas

Continuação da batalha do Pantera contra os mercenários, vemos como o grupo desperdiça sua munição ao atirar contra o herói, que usa um traje de vibranium completamente à prova de balas. Dá vontade, né Capitão América?

Momento espiritual

Sem sombra de dúvida o momento mais bonito do trailer, ele mostra T’Challa em um tipo de momento espiritual, com o Rei caminhando por um campo deserto e azulado, sendo atraído por panteras com olhos brilhantes em árvores. É uma imagem que me remeteu demais a O Rei Leão, especialmente pela textura do céu. Lindíssimo.

Abram alas para o Rei

T’Challa caminha por Wakanda, e Coogler oferece um belo plano holandês durante o trajeto. Seria a caminhada para o trono?

Pantera Negra em perseguição

Mais um trecho da perseguição na Coréia, agora nos revelando um interessante upgrade no uniforme do herói: ele preenche o corpo de T’Challa como se fosse um holograma; ou talvez até mesmo nanotecnologia? Na certa, algum tipo de dispositivo exclusivo para a nação africana.

Killmonger saindo da jaula!

Em mais uma bela tomada, vemos Killmonger queimando uma sala em Wakanda. Seria o início de um golpe de estado para retirar T’Challa do poder? É também o primeiro vislumbre das escamas em sua pele.

Encontro no museu

Mais uma tomada que parece sugerir a aliança entre Klaw e Killmonger. Os dois se encontram em um museu, e o Wakandense (?) parece disfarçado, assim como Klaw, que usa um uniforme policial. O que se segue depois é um tiroteio ali mesmo (parece que a dupla tenta roubar algum objeto), e que pode resultar na perseguição de carros que vimos anteriormente.

O Ataque de Killmonger

Uma nave diferente ataca os veículos que vimos no começo do filme: pode ser o início de um ataque de Killmonger à frota de T’Challa. Interessante notar como os mísseis são de uma tecnologia muito avançada, e também como o vilão diz que “o mundo está mudando”, o que me deixa um pouco assustado quanto às ambições do personagem… Nada de destruição mundial, por favor.

Naves de Wakanda abatidas

O ataque dá certo e Killmonger derruba a nave de T’Challa, já que podemos vê-lo caminhando pelos destroços ao final desse segmento.

T’challa chama pra xinxa

Mas, claro, o plano de Killmonger falha e T’Challa sobrevive. Ele caminha triunfante para seu inimigo, quase em tom de provocação. Killmonger observa com um certo deboche, e é importante reparar na mudança de suas vestimentas: parece algo mais cerimonial, então acho certo presumir que em algum momento do filme, Killmonger dará aquele golpe de estado que comentamos anteriormente, e T’Challa virá para tirá-lo do poder.

O traje de Killmonger

Pantera Negra Reverso! Diante da chegada de T’Challa, Killmonger ativa um traje quase idêntico ao do Pantera Negra, mas com detalhes em dourado. Algo me diz que vai ser difícil diferenciar os dois durante as cenas de pancadaria…

Salto mortal sobre o carro

Mais um trecho da perseguição de carros, agora retomando a cena que encerrou o primeiro trailer. Os efeitos parecem um pouco melhores.

Pantera vs. Killmonger

Lembra quando eu disse que seria impossível separar Pantera do Killmonger na ação? Bem, vai ser difícil mesmo. Aqui vemos os dois lutando em um cenário que parece ser uma estação de trem futurista, e o design é realmente impressionante. Já os efeitos visuais, nem tanto.

Okoye em ação!

Em uma cena pouco mostrada nos trailers, vemos Okoye usando seu bastão para enfrentar um capanga engravatado. Fica difícil apontar em que momento da trama isso acontece, mas dada a presença de figurantes asiáticos ao fundo, pode estar conectada com a perseguição de carros na Coréia. Um ataque de Klaw?

Por Wakanda…?

No clássico grito de guerra antes da batalha, vemos Okoye levantando a moral dos soldados. PORÉM, o segundo take parece mostrar uma rebelião, já que o personagem de W’Kabi (Daniel Kaluuya) por M’Baku, no que parece ser um conflito entre as tribos. Talvez Killmonger se alie à Tribo das Montanhas para realizar o golpe.

Killmonger contra Nakia

Em um rápido take, vemos o Killmonger em seu traje atacando uma mulher que, deduzo, seja Nakia. Ela usa um disco (Tron feelings?) para bloquear seu ataque. Provavelmente ocorre durante aquela cena em que comentamos, com a chegada de T’Challa após a queda de sua nave e a revelação do traje reverso.

O Poder de Klaw!

Durante a perseguição na Coréia, Klaw usa sua garra sônica para atacar o Pantera Negra, disparando um raio que destrói o carro onde o herói está pendurado.

O Pantera esquiva, salta e arranca a roda do carro

O Pantera literalmente dá a volta por cima e acaba nas rodas do carro, usando as garras de Vibranium para contê-lo. A sequência deve culminar com T’Challa capturando Klaw e levando-o para o interrogatório com Ross.

Desmascarando-se

A tomada final do trailer, que mostra o Pantera caminhando em direção ao carro, e removendo seu uniforme.

Considerações finais

Um trailer econômico tanto em trama quanto na revelação de suas set pieces, já que toda a ação fica praticamente concentrada na perseguição de carros coreana. Tivemos vislumbres impressionantes do design de Wakanda, tanto na direção de arte quanto nos figurinos, e que transcendem o visual decepcionante da maioria das produções da Marvel Studios. Claro, muitos efeitos visuais precisam ser finalizados, mas acho que Ryan Coogler pode trazer algo muito interessante à mesa – assim como no anterior, a escolha de hip hop para a trilha do trailer é certeira.

O elenco conta com Chadwick BosemanMichael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Daniel Kaluuya, Sterling K. Brown, Martin Freeman, Andy Serkis, Angela Basset e Forest Whitaker. Ryan Coogler (Creed: Nascido para Lutar) assina o roteiro com Joe Robert Cole, e também assume a direção.

Pantera Negra estreia em 15 de fevereiro de 2018.

Comente!