O Google lançou, nesta quinta-feira (13), o chatbot Bard no Brasil e na Europa, buscando competir com o ChatGPT, da OpenAI. O diretor sênior de produtos, Jack Krawczyk, afirmou que o Bard está disponível em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol.
A empresa destaca que o objetivo do Bard é combinar a ampla base de conhecimento mundial com o poder, inteligência e criatividade dos grandes modelos de linguagem. A ferramenta utiliza informações da internet para fornecer respostas de alta qualidade aos usuários.
Uma das principais características do Bard é a possibilidade de os usuários personalizarem o tom e o estilo das respostas, adaptando-as para serem mais simples, curtas, profissionais ou casuais. Além disso, é possível fixar ou renomear conversas, exportar códigos e utilizar imagens nos prompts.
O Bard promete auxiliar os usuários em diversas áreas, desde rascunhos de redação até planos para eventos e ideias para o almoço, com base nos itens disponíveis na geladeira.
Anteriormente, a inteligência artificial do Bard estava disponível apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido, com uma lista de espera. O Google tem buscado expandir sua atuação no mercado de inteligência artificial, competindo pelo domínio desse setor em constante crescimento.