em , ,

Crítica | Feriado Sangrento – É mais um filme sangrento de Eli Roth

Quando Grindhouse, projeto de 2007 dirigido por Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, que inclui os filmes Planeta Terror e À Prova de Morte, chegou aos cinemas, uma série de fakes trailers foi lançada como parte da estratégia de divulgação, proporcionando uma experiência inovadora. Entre os cinco trailers dirigidos por cineastas diferentes estavam Machete e Thanksgiving.

Alguns desses trailers fictícios foram adaptados para as telas, como foi o caso de Machete (2010), O Vingador (2011), e agora é a vez de Thanksgiving – que traduzido significa Ação de Graças – que recebeu o título nacional de Feriado Sangrento. O projeto foi liderado por Eli Roth, um diretor conhecido por sua filmografia de terror, que inclui longas que receberam uma recepção morna por parte da crítica.

Feriado Sangrento se destaca como um slasher brutal e envolvente, que certamente está entre os grandes filmes já dirigidos por Roth. O longa presta uma série de homenagens aos clássicos do slasher, como O Massacre da Serra Elétrica, Pânico e Halloween, enquanto também incorpora referências a outras obras conceituadas do gênero terror.

A trama se inicia com uma sequência cruel e caótica na madrugada de Ação de Graças, quando a Black Friday está prestes a começar. Centenas de consumidores revoltam-se após um grupo de jovens furar a fila e entrar na loja, desencadeando uma reação em cadeia que leva a população a invadir o estabelecimento. A violência generalizada se instaura entre consumidores enlouquecidos em busca de produtos em promoção, como Airfryers e outros itens.

A cena inicial é bastante impressionante, mesmo para aqueles que já estão familiarizados com as obras de Roth, diretor conhecido por causar horror no público com o sádico O Albergue II (2007) e o apavorante Canibais (2013). O cineasta realiza um trabalho eficaz neste slasher, podendo chocar uma parcela do público devido ao excesso de sangue jorrado na tela.

O filme apesar de parecer inicialmente uma paródia, na realidade, opera como uma crítica ao consumismo, alinhado ao que Zack Snyder explorou em Madrugada dos Mortos. A ideia de Roth é ótima, e por meio de uma cena rápida e extremamente sangrenta, ele transmite a mensagem de que estamos cada vez mais focados em nós mesmos do que nas outras pessoas, tornando-nos consumidores viciados em compras desnecessárias.

O roteiro, escrito por Eli Roth em parceria com Jeff Rendell, é inventivo nas mortes, mas também cai nos velhos clichês do gênero. No entanto, isso não representa um problema real para a trama; pelo contrário, esses clichês funcionam muito bem. Há uma reviravolta decente no final e um vilão com uma dose de motivação, visto que a matança ocorre devido ao massacre provocado pelo excesso de ganância do dono da loja e o assassino irá atrás de uma vingança pessoal.

Mesmo os jovens, que geralmente são retratados como sendo personagens idiotizados nessas histórias, desempenham papéis decentes. Claro que tomam decisões bobas e muitas vezes agem de maneira mesquinha e egoísta, chegando a causar raiva no espectador. Roth faz com que esses personagens funcionem quase como uma sátira aos protagonistas do gênero. Entretanto, a final girl deixa bastante a desejar, sendo uma figura apagada na trama.

Thanksgiving (título original) possui classificação indicativa de 18 anos. o filme é extremamente sangrento, exibindo crânios esmagados, cabeças decepadas e vísceras expostas de maneira crua. Em sintonia com muitos slashers, a obra apresenta um assassino com visual marcante, destacando-se pelo uso de uma máscara inspirada em John Carver, reconhecido como o criador do Dia de Ação de Graças.

Podemos dizer que Eli Roth demorou um bocado para adaptar seu curta-metragem Thanksgiving em filme, mas a espera valeu a pena. Certamente, Feriado Sangrento está entre os grandes filmes sobre obras de feriados, como Natal Sangrento e Dia dos Namorados Macabros. Em resumo, a produção conquista seu lugar entre os bons slashers produzidos nos últimos tempos e devemos torcer para que uma sequência chegue o quanto antes e não demore uma eternidade para ser produzida.

Feriado Sangrento (Thanksgiving, EUA – 2023)

Direção: Eli Roth
Roteiro: Eli Roth, Jeff Rendell
Elenco: Patrick Dempsey, Nell Verlaque, Rick Hoffman, Ty Olsson, Gina Gershon, Gabriel Davenport, Karen Cliche, Jenna Warren, Tomaso Sanelli, Jalen Thomas Brooks
Gênero: Terror, Mistério, Suspense
Duração: 106 min

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem de Ferro não volta para o MCU, diz Kevin Feige

Homem de Ferro não volta para o MCU, diz Kevin Feige

Reality Round 6: O Desafio terá segunda temporada na Netflix

Reality Round 6: O Desafio terá segunda temporada na Netflix