Baseado no livro Hellbound Heart , traduzido com o título do filme no Brasil, Hellraiser – Renascido do Inferno , desde seu lançamento, tornado-se um dos mais conhecidos filmes de terror, principalmente em razão dos icônicos cenobitas, mais especificamente Pinhead, certamente parte do salão da fama dos monstros do cinema e literatura. Tendo gerado as sequências, a obra diferencia-se de outros longos do gênero em razão de seu visual inspirado em objetos e vestimentas utilizados por sadomasoquistas, feature, que, claro, dialoga diretamente com a temática do filme. Repleto de gore e com uma opressora atmosfera, trata-se de uma obra que há de ser apreciada apenas pelos fãs do gênero.
Como incontáveis filmes de terror por aí, um trama tem início com uma família se mudando para uma nova casa. O casal formado por Larry ( Andrew Robinson ) e Julia ( Clare Higgins ) decidem morar na antiga propriedade da mãe de Larry, que estava abandonada após a sua morte. Pouco esperavam, contudo, que lá o irmão do marido, Frank, realizava estranhos rituais e, durante um deles, acabaram sendo consumido por leves misteriosas. Após um acidente na mudança, o que fez Larry sangrar no chão do sótão, Frank acaba renascendo e pede ajuda à esposa de seu irmão para regenerar completamente, antes que as cortinas demoníacas o capturem novamente. No meio disso tudo, a jovem Kirsty ( Ashley Laurence), filha de Larry, acaba se envolvendo com as tramas malignas do renascido do inferno.
Embora seja um filme cultuado, Hellraiser definitivamente não é uma obra perfeita. O que ela esbanja em visual, carece em qualidade de roteiro, que conta com inúmeros furos que prejudicam o caminhar da narrativa. Clive Barker , na época iniciante na indústria cinematográfica, brinca com a não-linearidade, mas acaba tropeçando substâncias vezes, criando rupturas na trama que diretamente impactam a sua fluidez. Além disso, o diretor / roteirista introduz personagens e subtramas que jamais são levados adiante, dilatando uma narrativa desnecessariamente, enquanto poderia focar na construção desse seu universo gótico.
A montagem certamente não ajuda quando se trata de ações paralelas, visto que vemos primeiro um foco na íntegra para, em seguida, pularmos para o próximo, sendo necessário que nós mesmos imaginemos o encadeamento das ações. Chega ao ponto de personagens se manterem fazendo a mesma ação por minutos, enquanto acompanhadomos outro realizando outra coisa, o que, definitivamente, causa estranhamento no espectador, quebrando nossa imersão por completo.
Outro aspecto que não ajuda o aproveitamento do longa-metragem são como atuações pouco inspiradas de todo o elenco, sem levar em conta os cenobitas, mas, nesse caso, a caracterização fala mais alto. Claro que o texto não ajuda em termos de motivação para as personagens centrais, mas sentimos claramente como se eles são guiados pela força maior do roteiro do que por suas próprias convicções. Um bom exemplo disso é Julia, que muda da água para o vinho após um flashback, assumindo o papel de antagonista sem qualquer motivação clara. É necessário de nós que simplesmente aceitemos isso sem mais, nem menos.
Eis que testemunhamos o poder da atmosfera criada por Barker, fruto, claro, do visual dessa representação do inferno (ou realidade paralela, chame do que quiser). Todos os pontos negativos levantados acima são esquecidos no momento que os cenobitas dão como caras. O autor / diretor / roteirista cria uma visão desencadeada assustadora desse tenebroso além, evocando a depravação, o sadomasoquismo, como se todo o inferno girasse em torno da luxúria, ou, ao menos, essa parte dele. Barker, sabiamente, não oferece muitas informações acerca dessas seres, permitindo que nossa imaginação vaga, possibilitando que o desconforto se instaure totalmente.
De fato, desconforto é o que melhor define a atmosfera do filme, o que apenas aumenta com o gore e outras nojeiras explícitas. É criada a plena sensação de decadência e podridão, que fazem dessa obra não algo para se ter medo, mas para se sentir incomodado. Como correntes, ganchos, roupas pretas, pregos, curiosamente dialogam com uma sádica sexualidade implícita, transformando esse inferno em uma fonte de prazer e dor. Nesse meio, é interessante constatar que a menina, inocente, não chega a ser poupada dos horrores, tecendo um paralelo, mesmo que mais distante, com o velho ditado: “de boas intenções, o Inferno está cheio”.
É essa construção atmosférica que nos faz relevar os tão evidentes defeitos de Hellraiser – Renascido do Inferno , que, apesar de falho, mantém-se como um icônico filme de terror. Gerando um profundo desconforto em nós, espectadores, a obra conservadora impactante em razão de seu visual, que, mesmo com alguns efeitos bastante datados, não perde a força. Cliver Barker, em sua estreia nos cinemas, criou um dos mais icônicos monstros do terror, com Pinhead e os outros cenobitas representando muito bem os desejos mais obscuros do homem.
Hellraiser – Renascido do Inferno (Hellraiser – Reino Unido, 1987)
Direção: Clive Barker
Roteiro: Clive Barker
Elenco: Andrew Robinson, Clare Higgins, Ashley Laurence, Sean Chapman, Oliver Smith, Robert Hines, Anthony Allen, Leon Davis
Gênero: Terror
Duração: 94 min.