em ,

De Cavaleiro das Trevas a Robert Pattinson: Ranking do Batman no cinema

Com a estreia do novo Batman com Robert Pattinson nos cinemas, voltamos à velha questão: qual a versão definitiva do Morcegão nas telonas? Enquanto Matt Reeves aproveita o sucesso do novo filme e já vai pensando em suas novas aventuras, separamos um ranking com todos os longas-metragens para o cinema envolvendo o Cavaleiro das Trevas.

Confira abaixo.

11. Batman & Robin

Não há muito mais o que podemos falar sobre esta pérola da História do Homem-Morcego nos cinemas. Após uma investida no camp com o filme anterior, Joel Schumacher vai fundo nas influências da série de TV de Adam West para criar um filme de história absolutamente estúpida, caracterizações horríveis e um verdadeiro show de vergonha para todos os envolvidos. No entanto, não dá pra negar que é bem possível se divertir com todas as frases de efeito e o overacting de Arnold Schwarzenegger e Uma Thurman como a dupla de antagonistas.

10. Batman Eternamente

O mesmo diagnóstico de Batman & Robin pode ser aplicado a Eternamente, a primeira vez em que Joel Schumacher assumiu o manto da franquia. A diferença é que aqui, pelo menos, a experiência é um pouco mais interessante graças à tentativa (ainda que mínima) de desenvolver o trauma e a psique de Bruce Wayne, vivido por um subestimado Val Kilmer. Ainda é um filme bombástico e espalhafatoso, mas inegavelmente bonito de se olhar, só que bem mais assistível do que seu sucessor.

9. Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Tecnicamente não é um filme solo do Batman, mas seria impossível deixar a versão de Zack Snyder ausente: até mesmo porque Batman vs Superman é bem mais focado no Morcegão de Ben Affleck. É um filme opressor e certamente problemático em sua história, mas que acerta em cheio no retrato de um Batman amargurado e violento, saído diretamente das páginas de O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. É uma interpretação bem diferente e controversa, mas que funciona bem quando se dedica apenas a ser uma história do Batman.

8. Batman (1989)

O primeiro e icônico grande filme do Homem-Morcego nos cinemas. Um grande sucesso na época, o longa de Tim Burton ajudou a devolver as trevas e o gótico para o personagem, contando com um correto Michael Keaton e um excelente Jack Nicholson como Coringa em uma trama atmosférica. Ainda que não seja um exemplar digo de como se desenvolver o Batman como personagem, o filme é caprichado e estilizado como poucas obras baseadas em quadrinhos.

7. Batman: A Máscara do Fantasma

A série animada dos anos 90, apadrinhada por Bruce Timm, é considerada por muitos como uma das versões definitivas do personagem. Quando um dos roteiros da série evoluiu para um longa-metragem, que foi lançado nos cinemas na época, tivemos o ótimo Máscara do Fantasma. É um filme que apresenta um vilão completamente original, mas dedica mais tempo na relação de Bruce Wayne com as pessoas à sua volta do que com ação envolvendo seu alter ego mascarado. É uma tremenda história e que conta com o capricho que tornou a série tão icônica. 

6. Batman: O Retorno

Depois de um filme que ajudou a solidificar o Batman nos cinemas, Tim Burton teve carta branca para fazer um longa exatamente do jeito que imaginava. Eis que Batman: O Retorno apresenta uma narrativa mais próxima do terror e ainda mistura o clima de Natal, com o Cavaleiro das Trevas de Keaton enfrentando o grotesco Pinguim de Danny DeVito e a sensual Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer. Um filme superior ao de 1989 e muito mais interessante, mesmo que o herói titular seja mais escanteado do que qualquer outro longa de sua história. 

5. LEGO Batman: O Filme

Quando a Warner Bros lançou Uma Aventura LEGO em 2014, um dos grandes destaques da produção foi o hilário Batman de Will Arnett. Tamanho foi o sucesso que a versão bonequinho do Cavaleiro das Trevas rendeu um filme próprio, que é uma grande e bem humorada carta de amor ao personagem. Mesmo que assumidamente uma comédia escrachada, é uma das obras cinematográficas que melhor desenvolveu a personalidade e o trauma do personagem, seja com a formação de uma Bat-Família ou até mesmo a relação de inimizade com o Coringa. Um filme absurdamente delicioso. 

4. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Christopher Nolan tinha a difícil tarefa de completar a história de reinvenção do Batman que começou de forma tão magistral, e o resultado é muito melhor do que a maioria lembra. Oferecendo algo bem diferente do thriller policial do filme anterior, aqui temos um verdadeiro épico que se concentra mais em Gotham City do que no próprio Batman, com o Bane de Tom Hardy se destacando como um antagonista brutal e memorável. Entre sua duração longa e repleta de personagens, O Cavaleiro das Trevas Ressurge traz excelentes cenas de ação e um desfecho marcante para a trilogia, que ainda é um dos grandes triunfos do cinema de quadrinhos.

3. Batman (2022)

10 anos depois de Christian Bale e Christopher Nolan encerrarem sua passagem por Gotham City, é a vez de um novo reboot. Aprofundando-se ainda mais nas trevas do herói e seu universo, Matt Reeves mergulha pesado na persona detetive do Batman, transformando o confronto com o sinistro Charada em uma verdadeira caçada por um serial killer, no mais assustador, caprichado e denso filme do personagem. Robert Pattinson também se destaca como um Bruce Wayne mais depressivo e problemático, em um ótimo filme que apresenta um caminho promissor para esta nova fase do herói nas telonas. 

2. Batman Begins

O impacto de Batman Begins nunca pode ser subestimado. Depois do fiasco de Batman & Robin, o filme de Christopher Nolan devolveu respeito ao personagem, oferecendo um épico que, mais do que qualquer outro longa do gênero, analisa com perfeição a psicologia por trás do herói: a história de origem perfeita, desde a criação do uniforme até a exploração da mente de Bruce Wayne, perfeitamente representado por Christian Bale. É um filme inteligente, bem construído e a história de origem definitiva do Homem Morcego.

1. Batman – O Cavaleiro das Trevas

Tudo o que já funcionava em Batman Begins é aperfeiçoado ao extremo nessa perfeita continuação. Saindo das sombras expressionistas do primeiro para uma ambientação que deve bastante aos policiais de Michael Mann, O Cavaleiro das Trevas aumenta as apostas com o magistral Coringa de Heath Ledger, simplesmente um dos maiores vilões da História do Cinema. Um antagonista perfeito que move toda a narrativa, que por si só também funciona como uma exploração da maldade no mundo, o dilema da vida dividida de Bruce Wayne e, claro, o perfeito arco de Harvey Dent e sua transformação no Duas Caras.

Já parecia certo em sua época de lançamento e a cada ano que se passa, fica mais evidente: O Cavaleiro das Trevas não é só o filme de quadrinhos definitivo, mas uma das melhores obras que Hollywood já produziu em sua História. 

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fã solta morcegos em meio à sessão de Batman nos EUA; veja

Vídeo mostra reação de Bruna Marquezine ao ganhar papel em Besouro Azul, filme da DC