Não é novidade alguma de que Joaquin Phoenix é um dos grandes atores de sua geração. Seus personagens são sempre carregados de muito sentimento e emoção, com o ator fazendo os mais diversos papéis, e entregando as mais diversas complexidades que os papéis exigem. De filme de terror ao drama, Joaquin Phoenix sempre se esforçou ao máximo para passar ao telespectador aquilo que é necessário para que este se insira dentro do filme. Nesta lista estão as melhores atuações (até o presente momento) do astro de Hollywood.


7. Vício Inerente (2014)

Nesta comédia-drama policial Joaquin Phoenix interpreta Doc, um detetive particular que investiga o sumiço de sua ex-namorada, e do amante rico dela. A partir de então o que se presencia na tela é uma atuação que apresenta as múltiplas facetas de Doc, um cara sério, e em alguns momentos ingênuo e bobo. É um ótimo personagem que faz rir com tiradas ou frases e situações espontâneas.

6. Ela (2013)

Sem dúvida um dos personagens mais difíceis de interpretar de sua carreira. Não pela carga emocional que o protagonista Theodore apresenta, e sim pelo fato do ator passar grande parte do filme conversando com um aplicativo ou ficando sozinho sem ter muito o que dizer. É um interpretação maravilhosa e que apenas engrandece o longa, pois sem sua presença dificilmente teríamos assistido a uma produção tão fascinante quanto foi.

5. Gladiador (2000)

Pode-se dizer que Gladiador alçou a carreira de Joaquin Phoenix ao estrelato. Mesmo tendo trabalhado em filmes anteriores com certo destaque ainda lhe faltava um papel que pudesse mostrar a todos o quão capaz era. Ao interpretar Commodus, filho do imperador Marcus Aurelius, e que por pura cobiça e poder começa uma guerra particular que não imaginava poder lutar no futuro, o ator entrega uma bela interpretação sem dúvida, tanto que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo personagem.

4. Johnny & June (2005)

Em Johnny & June encontramos um Joaquin Phoenix mais experiente e seguro de suas atuações. Havia trabalhado em produções que são adoradas pelos fãs até hoje, casos de Sinais e A Vila. Phoenix nos entregou uma bela homenagem ao cantor Johnny Cash, e de tão impecável recebeu sua primeira indicação ao prêmio principal do Oscar de Melhor Ator. Exuberante e com uma bela voz o astro mostrou a todos que podia sim fazer com qualidade personagens dramáticos.

3. Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017)

Joaquin Phoenix está fantástico em sua interpretação. Infelizmente é um filme bastante desconhecido do grande público e foi esnobado na época que foi lançado no Brasil. Phoenix vive um homem que ganha a vida resgatando mulheres que são escravizadas sexualmente. Com muito ódio e sangue nas mãos vai matando todos que aparecem pelo caminho, em uma atuação brutal e fascinante. Uma grande atuação que o fez ser condecorado com o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.

2. O Mestre (2012)

Outra indicação ao Oscar de Melhor Ator veio com a consagrada performance em O Mestre, que interpreta Freddie Quell um veterano de guerra e ex-alcoólatra que se torna o aprendiz de Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman). Phoenix consegue como poucos pegar papéis com personagens problemáticos e dramáticos e transformá-los em algo tão espetacular, que faz com que Freddie Quell se torne ainda mais excepcional do que já é. Além de ser indicado ao Oscar por esse papel também recebeu Coppa Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza.

1. Coringa (2019)

Não é a primeira vez que Joaquin Phoenix interpretou um personagem problemático com a carga de caos e destruição que o Coringa carrega. É um personagem difícil de interpretar, primeiro por ser um dos vilões mais populares da cultura pop, e segundo pelo fato de que Phoenix teve que mudar o seu corpo fisicamente e mentalmente. E o ator entrega o que realmente necessitava ter o principal rival do Batman, um homem que se sente abalado pela sociedade e que cria o caos acreditando aquele ser o único caminho.