em

Lista | Os 10 Melhores Tokusatsus

10 melhores tokusatsus

Se levarmos ao pé da letra a tradução de Tokusatusus podemos dizer que se trata de filmes de efeitos especiais com muita pirotecnia, explosões e batalhas com artes marciais esse tipo de produção foi sucesso nas décadas de 80 e 90. Dentro dos tokusatsus haviam franquias conhecidas como os super sentais e metal heroes que serão explicados mais abaixo. O primeiro longa desse estilo que se sabe é o primeiro Godzilla na década de 50. No Brasil muitos os acompanhavam pela televisão e alguns dos tokusatusus ficarão muito famosos por aqui, como os casos de: Ultraman, Metalder, National Kid, entre muitos outros. Resolvemos elaborar uma lista com as principais produções desse estilo.

10. Esquadrão Especial Winspector (1990)

Winspector é uma série de tv japonesa estilo super sentais que nada mais é que um trio ou um grupo de cinco pessoas cada um com uma cor diferente denomidana. Ele recebeu o nome no Brasil de Esquadrão Especial Winspector e foi transmitida entre os anos de 1990 e 1991. Além de super sentai essa série é conhecida por ser um estilo de “Rescue Heroes” uma espécie  de grupo de resgate que salva pessoas e combate o crime. Por aqui passou na rede manchete com um certo sucesso de público. A equipe é composta por um policial e dois robôs que o ajudam em todos os momentos.

9. Policial do Espaço Gaban (1982)

Traduzido para o Brasil como Policial do Espaço Gaban e com nome original de Gyaban entra nessa lista pela sua importância histórica. É o primeiro dos chamados Metal Heroes, franquia do gênero Tokusatsu conhecida como policiais do espaço ou detetives espaciais. Essa é a primeira série de uma trilogia com detetives espaciais e que teve continuação com Sharivan e Shaider. Na história Gyaban é um policial galáctico enviado para cá do espaço para combater um grupo criminoso espacial que pretende destruir a terra. Não é das melhores com a temática tokusatsu, mas tem sua importância.

8. Cybercop, os Policiais do Futuro (1988)

Essa série no estilo super sentai teve grande sucesso quando foi transmitida no Brasil pela Rede Manchete, o sucesso foi tanto que viraram bonecos, álbum de figurinha e personagens de história em quadrinhos pela abril que os lançou na Heróis da TV e uma outra HQ com o nome do grupo. Composto por 5 personagens os Cybercops foram criados pela polícia de Tóquio para combater uma organização criminosa liderada por uma máquina e que dominou o mundo no futuro.

7. Metalder, o Homem Máquina (1987)

Outro tokusatsu famoso da franquia dos Metal Heroes e lançado no Brasil com um subtítulo agregado ao nome ele virou Metalder, o Homem Máquina. Foi uma série de televisão japonesa famosa e com uma história muito interessante. Em seus 39 episódios apresenta um homem chamado de Dr. Koga que construiu uma super arma com o intuito de usá-la durante a segunda guerra mundial, mas com a rendição japonesa a arma foi desativa e o projeto abandonado. Porém, um vilão chamado Imperador Neroz é uma ameaça ao planeta e Dr. Koga resolve ativar novamente essa arma. Trata-se de um projeto chamado Metalder, um androide super poderoso. Essa série ganhou uma adaptação americana que beira ao ridículo, para não dizer mandrake. Com o nome de VR Troopers a Saban (mesma empresa criadora dos Power Rangers) criou um trio de super-heróis claramente parecidos com os três principais Metal Heroes japoneses: Metalder, Sharivan e Shaider. Metalder é um clássico e deve ser assistido por aqueles que querem conhecer mais sobre os tokusatsus.

6. Kamen Rider Black / RX (1987)

Kamer Rider é um franquia muito famosa no Japão. Ela teve início em 1971 baseada em um mangá de mesmo nome e ganhou versões no cinema e na TV e vários Spin-offs foram criados derivados do primeiro, além de versões americanas. Ela não entra na categoria dos metal heroes e nem de super sentais, Kamer Rider é um gênero próprio. A série tem vários Kamer Riders que seria até interessante se a Netflix algum dia disponibilizasse todos.  Kamer Raider Black / RX entra para a lista por ser o último da franquia e tinha sido derivado de Kamer Raider Black. Com uma temática adulta e muito inteligente RX deixou muitas saudades.

5. Mighty Morphin Power Rangers (1993)

O mais famoso tokusatsu americano e com fama mundial Power Rangers de 1993 foi produzido pela Saban e segue o estilo super sentai (grupos de heróis coloridos). Essa temporada foi a primeira de uma saga de que faz sucesso até hoje e com muitos produtos derivados do sucesso como: games, bonecos, histórias em quadrinhos, filmes e uma série com mais de 20 temporadas produzidas. A importância dos Power Rangers se deve não apenas por ter popularizado os tokusatsus no mundo todo, mas também criou uma franquia de sucesso que deve ganhar força com o novo filme lançado aqui no Brasil pela Paris Filmes e que vai estrear nessa quinta-feira (23). Há temporadas melhores que essa primeira, mas essa é a formação clássica e quem viveu essa época não se esquece deles.

4. Jiraya, O Incrível Ninja (1988)

Jiraya é um ícone da cultura pop japonesa e mundial. Lançado em 1988 com 50 episódios ele é um dos metal heroes mais conhecidos de todos e é o primeiro a não ser um policial do espaço e sim um ninja sem superpoderes, além de trazer para esse tipo de franquia a cultura dos samurais. Quando se fala em tokusatsus Jiraya é um dos primeiros nomes a aparecer em nossa cabeça. Com um vilão muito bem desenvolvido (Dokusai) e um herói com muito carisma essa série transformou o ator Takumi Tsutsui (Jiraya) em herói pop mundial. 

3. Comando Estelar Flashman (1986)

Outro da franquia dos super sentai japonês muito famoso é a série do comando estelar flashman. Essa série foi a primeira em que o grupo de heróis teve não apenas um robô, mas dois (Titan Jr.). Na trama cinco crianças foram sequestrados e salvas pelos moradores do planeta Flash. Os jovens crescem e treinam nesse novo planeta, até que são chamados para retornar até a Terra para enfrentar os vilões Dr. Keflen e o Monarca La Deus. O diferencial dessa série é a história, nela eles tentam encontrar seus pais a todo o custo e o final é bastante triste…

2. Esquadrão Relâmpago Changeman (1985)

Uma das séries mais conhecidas da década de 1980 no Brasil o grupo Esquadrão Relâmpago Changeman se tornou um grande sucesso por aqui. A importância dessa série se dá por serem os pais dos power rangers como os conhecemos. Isso mesmo, os criadores da versão americana se basearam no formato original do Changeman, tanto na formação do grupo como nas roupas e capacetes . Changeman é um dos grupos mais conhecidos do estilo super sentai e seus episódios em que lutavam contra monstros gigantes e suas tramas bem produzidas são lembradas até hoje por aqui.

1. O Fantástico Jaspion (1985)

Não há dúvida de que Jaspion seja o sinônimo dos tokusatsus no Brasil e o metal hero mais conhecido de todos. Com um personagem carismático, um vilão muito bem produzido e chamado de Satan Goss (inspirado em Darth Vader) e uma música de grudar na cabeça (OH! Daileon ou “o cara tossiu”)  Jaspion figura em primeiro lugar nessa lista por sua importância. Ele foi o tokusatsu que abriu as portas para que as outras séries do gênero pudessem desembarcar por aqui. 

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

t2 trainspotting

Crítica | T2 Trainspotting