em ,

Lista | Os Filmes ‘prequel’ mais Esquecíveis de Hollywood

filmes esqueciveis

Quando uma produção original faz um tremendo sucesso de bilheteria, já sabemos que a sequência está garantida – mesmo que seja de qualidade inferior como geralmente ocorre. Porém, quando a história simplesmente não oferece espaço para um filme que acompanhe uma nova jornada com os mesmos personagens, recorre-se aos prequels, filmes que contam histórias de origem ou acompanhem fases anteriores da vida dos personagens.

Se as sequências já oferecem um enorme desafio de narrativa, os prequels acabam sofrendo ainda mais, afinal a jornada, obrigatoriamente, não deve ser tão significativa quanto a do filme original. Raramente temos uma história em menor escala que seja realmente divertida e significativa. Mas, mesmo assim, Hollywood não está disposta a desperdiçar o potencial de uma nova franquia.

Apostando no sucesso certo, esses prequels dificilmente dão o retorno esperado e logo caem no limbo do esquecimento. Separamos dez desses filmes abaixo:

Marley e Eu 2: Filhote Encrenqueiro

Marley e Eu foi um sucesso previsível na indústria. Praticamente todos dramas envolvendo cachorrinhos dão certo por trazer uma doçura de narrativa que é facilmente reconhecida na vida de todos que possuem um bicho de estimação. Com o sucesso do filme de 2008, uma sequência foi encomendada para 2011, mas focada em trazer mais fofura ao acompanhar os primeiros meses de vida de Marley.

Com essa abordagem ainda mais sensacionalista e exagerada, o filme acabou dando errado, além de não contar com a presença de Owen Wilson e Jennifer Aniston que protagonizavam o filme original. Foi um fracasso de bilheteria, crítica e memória.

Hannibal, A Origem do Mal

Certos vilões não devem ter histórias de origem. O caos e terror que provocam vem justamente do público não compreender o que os motiva a agirem desse modo. Hannibal era justamente uma dessas forças incompreensíveis da natureza e repleto de carisma.

Até que Hollywood resolveu raspar o tacho com Hannibal, A Origem do Mal. Escalando Gaspard Ulliel para viver Hannibal (de modo bastante caricato), temos a história de origem que praticamente ninguém queria saber. O filme apresenta diversos traumas na vida do personagem até leva-lo ao estado de psicopatia e canibalismo. Isso inclui uma cena na qual sua irmã é devorada por soldados russos famintos…

O Massacre da Serra Elétrica: O Início

Mais uma vez, um dos vilões mais icônicos do cinema: Leatherface, tem a história de origem contada para os espectadores em um filme deplorável. Aqui, Jessica Alba e mais três jovens acabam na casa maldita onde viver o personagem que começa uma matança visceral enquanto detalhes de sua vida traumática são revelados.

Debi e Lóide 2: Quando Debi conheceu Lóide

Debi e Lóide foi um dos maiores sucessos inesperados para a comédia de 1990. Trazendo Jim Carrey em uma performance muito inspirada e Jeff Daniels em um dos papeis mais improváveis de sua vida, os espectadores conheceram um filme inesquecível.

A ironia foi que essa “sequência” focada no começo da amizade dos dois, é basicamente detestada por qualquer um que assista. Eric Olsen e Derek Richardson substituem os atores que não estavam interessados a viver novamente os personagens e tentam fazer de tudo para imitar os trejeitos das performances originais. Obviamente que é muito difícil replicar o talento de Carrey e Daniels e assim acabou acontecendo aqui, gerando o efeito contrário à alegria: raiva, muita raiva.

Muitos anos depois, Daniels e Carrey voltaram a viver os personagens em uma sequência que também não conseguiu trazer o mesmo brilho do original.

Temos Vagas 2: A Primeira Diária

É engraçado e bizarro como os tradutores das distribuidoras insistam em colocar o número 2 mesmo quando os filmes não se tratam de sequências. É o caso de Temos Vagas 2, lançado apenas um ano depois do original que foi um bom filme. O curioso é que o próprio filme original oferecia a oportunidade de um filme prequel através de uma das principais reviravoltas do filme.

Entretanto, a história dessa “primeira diária” não chega nem perto de ser tão boa quanto a história do primeiro filme.

Os Flintstones em Viva Rock Vegas

Os Flintstones, assim como Debi e Lóide, foi uma das comédias mais queridas do público nos anos 1990. Conquistando pelo charme e acerto na adaptação live action do clássico desenho da Hannah Barbera, era questão de tempo que uma sequência surgisse.

E foi justamente o que aconteceu nos anos 2000. Perdendo todos os integrantes do elenco do filme original como John Goodman, Viva Rock Vegas trazia substitutos sem muito carisma em uma história extremamente clichê contando como Fred e Barney encontraram suas esposas Wilma e Betty, além de mostrar como Dino virou o bicho de estimação da família.

Até hoje, além de ser esquecido, é um dos piores filmes avaliados no IMDB.

Psicose IV: A Revelação

Mesmo se tratando de uma sequência, a maioria desse Psicose é centrada em flashbacks mostrando a infância problemática de Norman Bates e sua relação com a mãe abusiva Norma. Embora o passado de Norman tenha sido contado de melhor forma através da série Bates Motel, essa foi a primeira vez que o público teve um vislumbre do passado do psicopata.

Trazendo novamente Anthony Perkins como o inesquecível personagem, Norman se preocupa se seu filho possui os mesmos problemas psicológicos que sofre enquanto se lembra de sua mãe e infância. Não é lá um filme deplorável, mas também não chega perto de ser bom.

Carlito’s Way: Rise to Power

Tudo o que O Pagamento Final não precisava era justamente de uma sequência ou um prequel ou um spin-off que seja. O filme é uma das maiores obras primas de Brian De Palma e da carreira de Al Pacino e se fecha perfeitamente. Porém, ainda acharam que o personagem Carlito tinha mais história para contar.

Trazendo uma pegada de ação exagerada e diversas frases de efeito, Rise to Power é um show de vergonha alheia para qualquer fã do personagem. A história se concentra em explicar como Carlito se tornou um dos maiores criminosos do Harlem.

Caravana da Coragem: Uma Aventura Ewok

A maioria dos fãs de Star Wars adoraria esquecer da existência desse filme bizarro sobre uma das criaturas mais odiadas entre o fandom: os Ewoks. George Lucas realmente estava investido na ideia que os ewoks vieram para ficar e que eram a melhor tendência para o futuro da saga.

Por conta disso, encomendou Caravana da Coragem que se passa antes dos eventos de O Retorno de Jedi. O longa explora mais o personagem Wicket enquanto eles ajudam um humano a reencontrar os pais. Realmente é preciso uma caravana de coragem para encarar esse daqui.

Exorcista: O Início

Ah, não tem franquia que tenha sofrido tanto com as sequências e derivados do que O Exorcista. Um dos maiores sucessos de William Friedkin e também da própria História do Cinema, O Exorcista rendeu novos filmes cada vez piores – apesar do segundo ser provavelmente o pior de todos.

Em uma tentativa de revival da franquia, a Warner preparou esse prequel focado nas aventuras de Padre Merrin antes de reencontrar o demônio que possuiu Reagan no filme original. Aqui, Merrin exorciza Pazuzu pela primeira vez em sua carreira como exorcista. Pelo tom descabido do filme, mais similar a um épico e pelo roteiro fraco, acabou detonado pela crítica e conseguindo uma resposta bastante medíocre do público.

Infelizmente, agora mais do que nunca, Hollywood está em uma crise criativa severa, trazendo inúmeros filmes de franquias já estabelecidas há anos. Logo, é uma mera questão de tempo até encontrarmos mais desses exemplares tenebrosos que vimos aqui nessa lista.

O que você achou desta publicação?

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

piores remakes terror

Lista | 10 Piores Remakes de Filmes de Terror

Lista | 5 Coisas Bizarras em filmes da Pixar