Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI, vislumbra um futuro próximo em que os consoles de mesa se tornarão obsoletos, dando lugar à ascensão dos serviços em nuvem. Em uma entrevista à Exputer, Yoshida expressou a crença de que estamos nos aproximando do fim da era dos títulos exclusivos em dispositivos específicos, e em breve os jogadores poderão acessar suas bibliotecas de jogos por meio de serviços de assinatura.
O produtor prevê o término da chamada “guerra dos consoles“, enfatizando que a paixão pelos jogos tomará o centro do palco no mercado. Ele observa que a atual geração já deveria ter operado dessa maneira, mas a pandemia de COVID-19 interferiu e atrasou esse processo de transição.
Yoshida acredita que teremos apenas mais uma geração de consoles tradicionais e, ao longo dos próximos dez anos, a transição para a computação em nuvem estará completa. Isso significa que a necessidade de possuir um dispositivo físico específico para acessar determinados jogos será eliminada.
A proposta vai além de simplificar o acesso para os jogadores; ela também beneficia os criadores de jogos. Ao lançar jogos na nuvem, os estúdios economizariam esforços e recursos que seriam normalmente dedicados à otimização para diferentes hardwares.
Yoshida imagina um cenário em que títulos renomados, como Final Fantasy XVI, Starfield, Marvel’s Spider-Man 2, The Legend of Zelda, entre outros, estarão disponíveis em uma única plataforma, acessível em TVs, dispositivos móveis ou qualquer outro aparelho, assemelhando-se à proposta do xCloud.
Apesar da visão otimista de Yoshida, alguns desafios e resistências podem surgir nesse caminho, como a forte presença e lucratividade dos consoles de mesa, evidenciada pelas vendas expressivas do Nintendo Switch e do PlayStation 5. A transição para uma realidade totalmente baseada em serviços em nuvem pode depender de mudanças mais profundas na indústria e nas preferências dos consumidores.