Spider-Man, o novo jogo do herói desenvolvido pela Insomniac Games exclusivamente para o PS4 está recebendo uma avalanche de informações e detalhes nos últimos dias graças a cobertura exclusiva feita pela revista americana Game Informer. Como estamos extremamente ansiosos e não queremos esperar até o dia 7 de setembro para comentar sobre o jogo, resolvemos reunir todas as informações dadas para a revista em 7 itens que irão formar este que promete ser o melhor jogo do Aranha.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Então peguem seu lançador de teia e vamos para a lista!

O início da aventura

Pouco foi dito sobre a história em si, mas algumas dicas já nos dão peças para começar a montar o quebra-cabeça da trama do game.

Em primeiro lugar, a história deverá se passar anos depois que Peter Parker (dublado pelo experiente Yuri Lowenthal) iniciou sua carreira como herói, com Rei do Crime sendo finalmente derrotado pelo Aranha logo no início do jogo. Personagens do universo do personagem já são recorrentes na vida do herói no momento que a história se iniciar, como Mary Jane, que em algum momento do passado parou de falar com Peter e já sabe de sua identidade secreta. Os dois voltam a se falar e ela decide ajudar o herói na luta contra o crime.

Outros mistérios estão até mesmo em detalhes simples, como a aranha branca do uniforme, devem ter um sentido profundo para a trama, de acordo com os produtores. Outro detalhe é que os criadores do game não quiseram dar é a informação de onde Peter atualmente trabalha, dando a dica de que é um local inusitado e provavelmente não o usual Clarim Diário. As Indústrias Oscorp, talvez?

Haverá um bom foco em Peter, e não só nos momentos de herói. Cenas que iremos conhecer mais a fundo o personagem e os dramas que o cerca, e não só ter a porradaria com o cabeça de teia. 

Com grandes poderes…

O jogo está visualmente incrível, isso é inegável. Mas o que a maioria dos fãs se preocupam é com a jogabilidade. Poucos games do herói conseguiram traduzir para os videogames a sensação de estar balançando a teia de um prédio para o outro de forma eficaz, sendo Spider-Man 2, de 2004, o exemplo que até hoje todos usam para falar o que querem de um game do cabeça de teia. E pelas impressões iniciais dos jornalistas, o título vai superar (e muito) os jogos anteriores, apresentando uma movimentação fluida sem precedentes.

Para os curiosos, vamos falar aqui um pouco dos controles que foram detalhados pelos jornalistas da Game Informer. Em primeiro lugar, o X é o botão de soltar a teia nos arranha-céus, mas também é útil no chão, já que é usado para correr. Ele também será útil para virar entre os prédios quando o herói estiver correndo em suas superfícies. O L3 é feito para o personagem “mergulhar” quando estiver no ar e o R3 é usado para escanear os ambientes. Escolhas…interessantes para esses dois botões, para dizer o mínimo.

E o combate também é imprescindível, e pelo que vimos nos vídeos de gameplay, é emprestado de mecânicas como a da série Arkham, onde a fluidez e o ritmo que o jogador aperta os botões é a chave para o sucesso. Os produtores revelaram que o centro da filosofia do combate é dar liberdade para o jogador usar diferentes técnicas e possibilidades na porradaria, usando até objetos do cenário para finalizar seus inimigos.

Abaixo você confere um vídeo mostrando as habilidades do herói:

Sistema de progressão, crafting e trajes!

E mesmo já bem preparado para os problemas de Nova York, Peter vai poder melhorar ainda mais suas habilidades e acessórios com o sistema de progressão do game. Com ele, o jogador poderá ganhar XP ao longo das missões principais e secundárias e aperfeiçoar as habilidades de combate, movimentação, exploração, etc. Uma melhoria detalhada é a velocidade de projeção da teia, dando Peter um impulso maior e mais rapidez na hora de atravessar a cidade.

Peter também deverá reunir materiais para construir seu arsenal e novos…uniformes! Sim, lembra como era divertido desbloquear novas roupas do Aranha nos jogos de PS1 do herói? Agora imagina isso em um jogo de mundo aberto e com alguns trajes que dão habilidades exclusivas. Os jornalistas da Game Informer conferiram já algumas silhuetas no menu de opções de trajes na demo, mas a equipe confirmou que haverá ainda mais roupas desbloqueáveis no jogo final. As confirmadas até agora são Spider-Punk (bônus de pré-venda), Noir e a Wrestling Suit, que pode ser vista em um pôster no quarto de Peter. Outros dois uniformes para a edição especial do jogo serão anunciadas em breve.

Acessórios já confirmados são o Spider Drone, que atira teias nos inimigos, Tripwire, que coloca armadilhas no cenário para capturar os bandidos, e a Web Bomb, que explode e pega um grupo inteiro de uma vez. Todas essas habilidades serão importantes nos momentos stealth do game, com o jogador usando do cenário e de suas habilidades para derrotar um grupo sem enfrentá-los diretamente.

A cidade que nunca dorme

Mas o que fazer com todas essas habilidades se não há nada de interessante no mundo aberto. Com isso, a Insomniac já mostrou que o título virá cheio de atividades secundárias para preencher o tempo dos jogadores. E nada de resgatar balões como em títulos anteriores. Aqui, as atividades variam de destruir postos avançados do Rei do Crime até crimes aleatórios que irão aparecer na cidade. De pequenos assaltos até perseguições de carros, o Aranha não terá descanso até mesmo fora das missões de história.

E claro que a recompensa tem que vir de forma substancial. Com o sistema de crafting, você ganhará itens de criação após completar essas missões. Vilões importantes do Aranha também estarão nelas, como Shocker, que de acordo com os jornalistas, parece ser vilão de uma das atividades secundárias. E mesmo sem os balões, atividades mais “lúdicas” estarão presentes, como coletáveis na forma de mochilas que Peter deve pegar pela cidade (deixadas por ele no passado) e gatos dourados da Gata Negra, que devem ser fotografados pelo herói.

E enquanto o personagem anda pela populosa cidade, o jogador pode interagir com seus cidadãos com diversos gestos e poses, e até mesmo tirar foto com eles. E não tenha medo da água, já que o Aranha pode nadar e sair dela prendendo a sua teia em algum prédio ou local próximo. E mesmo com todas as acrobacias e habilidades de pular de prédio em prédio, o Aranha é humilde o suficiente para pegar o metrô quando o jogador quiser usar o sistema de fast travel do game.

E sim, como a maioria dos títulos exclusivos do PS4, o game terá um Photo Mode, para você tirar as fotos com as poses mais impressionantes do Aranha. E tudo isso rodando a 30 FPS tanto no PS4 Pro quanto no normal.

Vilões, vilões e mais vilões

Vamos ser sinceros, o elenco de vilões do Homem-Aranha é invejável. E com isso, a ansiedade dos fãs de verem boa parte da galeria de inimigos do Aranha no jogo também é grande. Ainda é difícil de afirmar quem realmente vai estar no jogo. Mas algumas dicas já foram reveladas.

Primeiro, os que já sabemos que vão estar: Wilson Fisk e Sr. Negativo, com o primeiro sendo o vilão inicial do jogo, e o segundo um personagem com uma relação próxima com Peter. Mas fora esses, outra personagem que já foi confirmada é a Gata Negra, que irá aparecer no primeiro DLC após o lançamento do jogo, “The City That Never Sleeps.

Dicas para outros inimigos foram dadas, como o apartamento de Parker, onde é possível ver pôsteres de Rhino, Electro, Escorpião e Abutre. Como o cabeça de teia já vai ter alguns anos de carreira, é possível que esses personagens não apareçam no jogo, pois já foram presos pelo herói.

E não só vilões da galeria do Aranha, mas personagens como o Treinador, inimigo dos Vingadores, estará no jogo, espalhando bombas pela cidade que o Homem-Aranha deve localizar e desarmar.

Nas entrevistas, o diretor criativo Bryan Intihar diz achar Venom “muito legal”, mas não confirmou sua presença no jogo. Será que pelo menos não iremos pelo menos ter um easter egg ou referência ao icônico vilão (e o traje preto simbionte do Aranha), com o novo filme estrelado por Tom Hardy a caminho? Vamos aguardar.

Mary Jane e os amigos do Aranha

Como dito anteriormente, Mary Jane terá uma participação importante na história, com missões onde você irá controlar a personagem. Pouco foi detalhado sobre as missões, mas se especula que MJ pode ser a parte detetivesca do jogo, com a personagem investigando locais para descobrir pistas e enviar para Parker.

Outro personagem que pode ser importante para a trama é Miles Morales, mais conhecido por ser o Homem-Aranha do universo Ultimate nos quadrinhos. A rápida aparição dele no final da demo da E3 e em algumas imagens com Peter podem indicar que o personagem apareça na história ou simplesmente se torne uma referência para os fãs dos quadrinhos (ou pistas de uma sequência?). Esperamos que seja o primeiro caso.

E com o personagem sendo mais conhecido atualmente por sua participação no MCU, é claro que dicas sobre um universo muito maior do que o do cabeça de teia também deverá ser construído no jogo. A Insonmiac não confirma aparições de personagens como Homem de Ferro ou Capitão América, mas prédios como o dos Vingadores e a embaixada de Wakanda podem ser avistadas na demo vista pela Game Informer.

DLC’s e conteúdos pós-lançamento

Sim, como em todos os jogos modernos, Spider-Man também terá DLC’s e conteúdos pós-lançamento. Missões adicionais e roupas já foram confirmadas como conteúdos para a edição de luxo (que você confere abaixo). Chamado The City That Never Sleeps, a primeira missão DLC vai ser The Heist e terá como foco a personagem Gata Negra. Mais dois DLC’s com missões, trajes, vilões e personagens anunciadas pela Insomniac. 

Esperamos que os conteúdos futuros sejam focados em diversos inimigos ausentes no game principal.

Gostou das novas informações? O que você espera do game? Diga abaixo nos comentários.

Comente!