bvsc

Informações técnicas

Distribuição: Warner
Duração: 183 min
Discos: 2
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 69,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (23.51 Mbps)

Áudio

Inglês: Dolby Atmos 7.1
Português: Dolby Digital 5.1
Espanhol: Dolby Digital 5.1

 

ba3

O Filme
★★★★

Batman vs Superman é, de longe, o filme mais polêmico dos últimos anos. Entre tanto amor e ódio insano, Snyder apresentou conceitos bem interessantes apostando muito no contraste de seus personagens protagonistas. Já discorri tanto sobre esse filme aqui e aqui que podem ter noção do quanto defendi o longa. Gosto muito do teor mais denso do drama, das metáforas visuais poderosas, das atuações que realmente agregam aos personagens, da trilha musical dentre tantas outras coisas. Nessa altura do campeonato, as pessoas já definiram se amam ou odeiam esse último trabalho de Zack Snyder, logo ficar discorrendo sobre isso, já na terceira vez, pode ser perda de tempo.

bvstthree42

Unindo os Melhores do Mundo (11:00)
★★½

O começo medíocre dessa seleção de extras já escancaram o trabalho muito sem-graça que a Warner preparou para o restante do conteúdo. Aqui, há um grande resumo sobre a história de cada herói que participará de Liga da Justiça, filme marcado para estrear em novembro de 2017. São seleções de entrevistas com o elenco e equipe sobre a opinião (muito positivas) deles sobre o que esses personagens significam.

Então há um punhado de opiniões banais, rapidíssimos vídeos dos bastidores do filme que não adicionam em nada e uma apresentação de história dos integrantes da Liga que até mesmo o fã mais desavisado já tem conhecimento. Muito, mas muito decepcionante mesmo.

bvstthree14

Deuses e Homens – Um Encontro de Gigantes
★★★

Assim como o vídeo anterior, se trata de um grande resumo para apresentar as histórias de Batman e Superman. Novamente, são interpretações muito óbvias e inerentes a existência de cada personagem. Ao menos há algum insight sobre a polêmica cena Martha! Nisso, conseguem explicar o que queriam transmitir com a resolução do conflito.

O melhor desse vídeo fica mesmo na dose um pouco mais generosa de cenas dos bastidores. Vemos muitos fragmentos de vídeos de como uma parte da luta foi coreografada e gravada. Até mesmo o papel dos dublês é valorizado aqui. Indiretamente, também é possível ver esquemas de iluminação entre outras coisas como os muitos efeitos práticos que, infelizmente, foram maquiados em excesso na pós-produção.

bvs9

A Guerreira, O Mito, A Maravilha (22:00)
★★½

Assim como os outros dois anteriores, esse featurette enfatiza a história da Mulher-Maravilha. O positivo é que há entrevistas legais com Brian Azzarello e até mesmo com o filho de William Marston. Há um breve panorama histórico exemplificado através de uma linha do tempo.

O intuito desse extra é mesmo ser um festejo feminista. Em seus vinte e dois minutos, é o assunto mais discutido e glorificado. Por muito pouco não dizem que a Mulher-Maravilha foi a melhor coisa que já aconteceu à DC Comics. Porém, se ao menos os comentários fossem de fato relevantes, com aplicações bem explicadas, além de um olhar muito mais cuidadoso e menos generalista sobre as incursões do movimento e da própria História, seria um extra vastamente superior.

O maior problema reside que a maioria das entrevistadas fala exatamente a mesma coisa que a anterior. Rasgando elogios e evocando poder feminino, mas nota-se certas opiniões moderadas. Também há muitas entrevistas com Patty Jenkins, a diretora do vindouro Mulher-Maravilha. Inclusive temos alguns vídeos que mostram imagens novas do longa.

bat

Acelerando o Design – O Novo Batmóvel (20:00)
★★★½

Esse extra também é um dos maiores. Assim como o anterior, tinha muito potencial, mas pela apresentação visual e da performance do repórter ser bem afetadas, similar à de outros programas que passam nas madrugadas do canal History, perde pontos.

Trata-se de um documentário mostrando toda a concepção e criação do novo Batmóvel. Tem bem menos entrevistas se centrando muito mais no processo de construção do carro e de toda a ciência que há por trás dele. Quando surge Zack Snyder – uma figura estranhamente rara nesses extras, somos apresentados a uma sequência de bastidores da cena da perseguição nas docas.

bvs4

Superman – Complexidade e Verdade (7:00)
★★★★

Finalmente chegamos nos extras que realmente são relevantes para o consumidor interessado em ver os bastidores das cenas. Aqui há muita coisa legal nas entrevistas com Henry Cavill e com o figurinista Michael Wilkinson explicando diversos elementos do novo uniforme do kriptoniano.

bvs2

Batman – Austeridade e Raiva (8:00)
★★★★½

Outro extra magnífico. Também conta com Wilkinson e na ênfase no figurino de Bruce Wayne e do Batman. Além de mostrarem em detalhes os diversos props e equipamentos do vigilante de Gotham. As entrevistas com Ben Affleck também rendem um bom conteúdo informativo sobre o treinamento intenso e no próprio uso da armadura nas lutas coreografadas.

bvs5

Mulher-Maravilha – Graça e Poder (7:00)
★★★★

Mais uma vez, Michael Wilkinson brilha ao explicar os trajes graciosos e elegantes de Diane Prince assim como as vestes de gladiadora que Mulher-Maravilha usa na batalha contra Apocalipse. De resto, há bastante ênfase no treinamento de Gal Gadot e algumas entrevistas com ela explicando como a rotina intensa de trabalho mudou sua vida. Nisso, entram alguns vídeos de bastidores da luta do clímax.

bvs7

Batcaverna – O Legado do Covil (9:00)
★★★★

O designer de produção, Patrick Tatopoulos, mostra com muitos detalhes toda a concepção que criou para a nova Batcaverna. É um tour completo que vale muito a pena ser conferido. Aliás, Tatopoulos explica suas boas ideias tentando agregar muitos conceitos vindos dos morcegos para a disposição dos móveis nos quais Batman trabalha. Ótimas sacadas.

bvs3

O Poder de um Soco (5:40)
★★★★

Esse é definitivamente o extra mais divertido do blu-ray. Tomando como inspiração a forma dos clássicos programas de embates entre animais ou dinossauros como Clube da Luta dos Animais, o featurette acompanha os primeiros minutos da luta entre Batman e Superman fornecendo diversos dados como a força do soco, velocidade, volume sonoro, ação da kryptonita entre outros. É imperdível e cafona. Seria perfeito caso terminasse até o final da luta ou adicionasse alguns minutos mostrando outros dados no embate final da Trindade vs. Apocalipse.

bvs8

O Império de Luthor (11:20)
★★★★

Aqui o destaque é de Lex Luthor. Seguindo a tendência dos primeiros vídeos, também há uma tentativa bem banal em contar a história do personagem e de sua relação com Superman. O aspecto da coisa muda a partir do momento que a entrevista com Jesse Eisenberg surge. O ator oferece diversas interpretações relevantes sobre seu personagem, dos cenários que habita e até mesmo dos ótimos diálogos feitos por Chris Terrio. Inacreditavelmente, esse é o único que extra que mostra Zack Snyder dirigindo uma cena.

bvs10

Salve os Morcegos (5:00)

Desastre em forma de publicidade. A ação promocional não funciona por diversos motivos. O primeiro deles é não explicar a importância dos morcegos para a fauna e flora americana – algo que é bem óbvio aliás. Não explicam os sintomas da doença que devasta diversas espécies de morcegos nos EUA, não indicam se há cura, não informam se há prevenção e, mais importante, não avisam que os pequenos mamíferos também transmitem o vírus da raiva para humanos.

O ad basicamente mostra o elenco e equipe do filme pintando casinhas de morcego enquanto fazem piadas ruins para a câmera. Ótimas intenções, péssima vontade de fazer um conteúdo de qualidade alinhado para a causa da ONG.

ee

Conclusão

nota-3,5

É difícil não ficar decepcionado com o lançamento que a Warner forneceu aos fãs de Batman vs Superman. Os primeiros extras falham em impressionar com tanto conteúdo genérico e sem graça. Apenas em raros momentos há mesmo algo gratificante e que agregue ao conteúdo. Também é complicado notar a ausência notória de Zack Snyder na maior parte dos extras. É fácil deduzir que esconderam o diretor depois da recepção na amistosa da crítica especializada.

Aliás, não há a menor menção à polêmica recepção. Outra ausência sentida é a de Amy Adams. Em meio a tanta glorificação para a Mulher-Maravilha, Lois Lane ficou em completo escanteio. Porém, nada é mais bizarro do que a inexistência de um extra que alinhasse a concepção do Batman de BvS com o criado por Frank Miller em O Cavaleiro das Trevas.

Somente após muitos minutos de featurettes, que as coisas melhoram e ainda assim, tratam-se de vídeos curtos.

Mesmo recebendo a versão definitiva que é bastante superior ao corte de cinema, é muito chato não contarmos com as cenas gravadas em IMAX neste formato no master desse blu-ray. Ou seja, esqueça a glória das imagens IMAX de Knightmare ou a luta entre Batman e Superman. Tudo isso aparece na razão de aspecto padrão presente no filme inteiro.

A qualidade da imagem está ótima contando com os grãos diegéticos inseridos por Larry Fong na sua cinematografia opaca. Já o som é o que há de melhor nesse lançamento. O sistema Dolby Atmos realmente faz toda a diferença e faz sua casa tremer caso tenha um home teather potente.

Pelo preço de lançamento de 70 reais, os extras decepcionam bastante tanto pelo o que está presente no disco quanto as ausências gritantes – Knightmare merecia um pequeno making of por si só. Porém, a presença do corte definitivo certamente equilibra a balança. No fim, fica ao seu critério. Caso queira extras fantásticos e não ligue tanto para o filme, talvez seja melhor esperar o preço abaixar um pouco.

Comente!