cap1Informações técnicas

Distribuição: Disney/Paramount
Duração: 124 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 29,90

Vídeo

Razão de aspecto:  2.39:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC 

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 7.1 (48kHz, 24-bit)
Português: Dolby Digital 5.1
Espanhol: Dolby Digital 5.1

fa5

O Filme

★ ★ ★

Último filme da Marvel Studios antes de seu projeto ambicioso dos Vingadores, Capitão América: O Primeiro Vingador não deixa de soar como um dever de casa atrasado e apressado. A origem de Steve Rogers ganha um tratamento decente, mas é uma história cujo anacronismo o aproxima do camp (por falta de palavra melhor, a HIDRA é simplesmente ridícula), assim como os clichês tiram qualquer envolvimento emocional com a história. Chris Evans lidera um bom elenco, mas é um filme que só existe para introduzir a presença do Capitão no grupo de Nick Fury. Crítica

fa10

Comentário em Áudio com o diretor Joe Johnston, o diretor de Fotografia Shelly Johnson e o montador Jeffrey Ford

★ ★ ★ ★

Raramente vemos uma trinca tão poderosa numa faixa de comentários: diretor, fotógrafo e montador. Basicamente as principais áreas do processo cinematográfico reunidas, com exceção dos roteiristas. O trio comenta muito sobre suas respectivas funções, o que torna a experiência dessa faixa de áudio completamente imersiva e repleta de curiosidades, desde o visual específico de certa tomada (incluindo o uso de 3D) até o design de locações e montagem de cenas de ação. Infelizmente, o extra não apresenta nenhum tipo de legenda…

fa1

Vestindo um Herói

★ ★ ★ ★

Obviamente, é um desafio transportar a figura datada e ufanista do Capitão América para as telas do cinema – ainda mais considerando que não estamos mais em 1945. Porém, este ótimo featurette nos leva por trás dos desafios da figurinista Anna B. Sheppard em criar uma figura convincente do personagem para o longa. Acompanhamos a evolução da roupa dentro da narrativa de O Primeiro Vingador e entendemos a ideia de criar algo que seja tático, realista e que mantenha o espírito dos quadrinhos.

fa2

O Comando Selvagem

★ ★ ★ ★

Voltando aos quadrinhos, Kevin Feige e companhia falam sobre os principais aliados do Capitão América e sua adaptação para os cinemas. O destaque maior fica para Bucky Barnes – já prevendo seu futuro sombrio de Soldado Invernal nos filmes futuros -, mas também temos uma bio interessante sobre cada um dos membros do Comando Selvagem, grupo de soldados que o Capitão reúne durante o filme. Interessante por oferecer um complemento ao próprio filme, que não oferece tempo suficiente para que os conheçamos.

fa3

Tecnologia Aprimorada

★ ★ ★ ★ ½

Neste featurette, Kevin Feige e os demais produtores e membros da equipe falam sobre a tecnologia presente no filme, que tem um pé calcado no futurismo. Feige justifica a presença do Cubo em posse da HIDRA para a criação de armas avançadas e que se aproximam da ficção científica, mas que respeitasse as leis daquele universo. Os diretores de arte então nos levam para conhecer individualmente cada uma das armas, desde os rifles de energia da HIDRA até os veículos modificados.

fa6

A Transformação

★ ★ ★ ★ ★

Não só sobre a cena da transformação em si, vemos aqui como os produtores resolveram a questão do físico de Chris Evans – antes e depois do experimento científico de Howard Stark. Acompanhamos um pouco do treinamento biirl de Chris Evans para obter a forma musculosa do Capitão América e, o mais desafiador, como resolver as cenas em que Steve Rogers é um jovem franzino e magricela, que foi bem resolvida com a ajuda de dublês de corpo e efeitos visuais de encolhimento.

cap3

Por Trás da Caveira

★ ★ ★ ★ ★

Aqui aprendemos muito sobre o antagonista do filme, o vilão definitivo das histórias do Capitão América. Vemos o cuidado dos produtores em criarem uma versão do Caveira Vermelha que fosse assustadora e funcional em uma adaptação live action (ignorando aquela versão tenebrosa dos anos 70), assim como um ator capaz de transportar a persona maligna do oficial nazista. Vemos Hugo Weaving falando sobre as motivações do personagem, o departamento de maquiagem criando a complicada máscara prostética e o sotaque alemão. Excelente featurette, e ainda estou aguardando pelo retorno do Caveira Vermelha ao MCU…

fa7

A Origem do Capitão América

★ ★ ★ 

O co-criador do Capitão América Joe Simon fala sobre o personagem e seu processo de criação. Vemos Simon elaborando brevemente sobre as origens do nome do personagem, do visual do escudo e os primeiros vilões do personagem. Também acompanhamos a família de Simon reagindo com felicidade durante a premiere do filme em Los Angeles.

fa8

A Reunião Começa

★ ★ ★ 

Basicamente, um trailer para o primeiro filme dos Vingadores, trazendo um Previously de todos os filmes da Marvel lançados até aquele momento e breves cenas do filme de Joss Whedon.

fa11

Cenas Deletadas

★ ★ ★ ½

Temos apenas 5 cenas inéditas aqui, totalizando 5 minutos e meio de material. O grande destaque fica para uma sequência estendida de Steve Rogers acordando no futuro, com um ótimo diálogo onde Nick Fury tenta explicar o que aconteceu e recrutá-lo para a Iniciativa Vingadores. De resto, são cenas mais curtas e descartáveis, ainda que seja legal ver Bucky Barnes e o Comando Selvagem em um tiroteio numa trincheira.

fa9

Trailers

★ ★ ★ ½

Temos aqui os 2 trailers de cinema do filme, o do videogame da SEGA e de uma animação dos Vingadores.

Conclusão

nota-4

O material extra presente no blu-ray de Capitão América: O Primeiro Vingador é acima da média. Um dos benefícios de a Marvel pertencer à Paramount no passado era um cuidado muito maior com esse material, que aqui traz um aprofundamento decente em diversos setores técnicos da produção. Peca por não trazer legendas no comentário, mas é um lançamento respeitável.

Comente!