nota-5

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Após muita especulação sobre os jogos Pokémon X/Y ganharem uma continuação, ou uma terceira versão intitulada Pokémon Z, a Pokémon Company pegou todos de surpresa e anunciou, em fevereiro de 2016, dois novos jogos, intitulados Pokémon Sun & Moon para o Nintendo 3DS, e estes novos jogos não seriam continuação de X/Y, mas sim uma nova história, um novo continente, novos iniciais, lendários, enfim, a sexta geração havia ficado para trás. Sejam bem-vindos à sétima geração de Pokémon.

A partir daí, várias novidades foram saindo conforme os meses iam passando, porém, algumas destas novidades colocaram um ponto de interrogação na cabeça dos fãs, e houve aquela divisão entre os fãs que adoraram as novidades, e os que detestaram. Apesar do visual dos iniciais e dos lendários ter agradado a todos os fãs logo de cara, ainda pairava a dúvida a respeito da qualidade dos novos jogos, e o risco deles serem uma nova decepção, assim como os jogos da sexta geração.

Porém, no dia 18 de Novembro de 2016, Sun & Moon foram lançados oficialmente e surpreendentemente os jogos agradaram, e agradaram muito! As novidades antes divulgadas se mostraram decisões acertadas por parte da Pokémon Company e o que vimos foi um game bonito, divertido, cativante, e é claro, viciante. E aqui e agora, vamos falar sobre todas as novidades destes novos jogos, vamos lá?

A nova região

A região de Alola (inspirada no Hawaii), foi um tiro certeiro por parte dos criadores. O visual da região, que é dividida entre quatro ilhas, é muito bonito, e a inspiração no Hawaii não ficou somente na parte visual, já que os personagens que acompanham a jornada do protagonista também se vestem à caráter, são divertidos, fazem festivais de dança e por aí vai, o que traz um ar muito agradável e animado para o jogo.

– A história e os personagens

ALERTA DE SPOILER… o jogo começa quando o protagonista, que é um morador da região de Kanto, está de mudança para Alola, mais precisamente para a ilha de Melemele, e ele é recebido pelo seu primo Kukui, que também é o Professor Pokémon da região de Alola, e por um garoto chamado Hau, que é outro morador da ilha, que acaba por se tornar o seu amigo/rival durante a jornada. Porém a personagem mais importante da história é a garota Lillie, uma assistente do Professor Kukui. Isso porque a história do jogo gira em torno dela, já que ela protege o Pokémon Cosmog da organização vilã do jogo, e a sua interação com ela durante a jornada é constante. Você salva o Cosmog de alguns Spearows selvagens no começo do jogo e desde então o Cosmog e a Lillie desenvolvem uma certa afeição por você, não à toa, quando Cosmog atinge a sua forma final, ele pede para entrar na sua equipe.

Pela primeira vez na história dos jogos Pokémon, vemos personagens secundários sendo tão ativos e importantes na história. O Professor Kukui aparece em diversos momentos durante a sua jornada, inclusive em um momento bastante inesperado, e os Trial Captains e os Island Kahunas também surgem em diversos momentos do jogo tanto para te auxiliar, quanto para batalhar contigo em momentos que você esperaria encontrar outras pessoas, os que merecem mais destaque são os Kahunas Hala e Olivia, e a Trial Captain Acerola… sem falar no irmão da Lillie, Gladion, um garoto que no começo do jogo está trabalhando junto com a equipe vilã, e conforme vai batalhando contra você (e sendo derrotado constantemente), vai sendo “trazido para a força”, e aparecendo em momentos cruciais da história, e terminando como um bom amigo. FIM DE SPOILER.

– Customização: A customização volta a estar presente nestes jogos. Você pode escolher alguns rostos diferentes no momento de criar o personagem, e mudar de roupas durante a jornada, mas se resume a isso.

– Não existem mais ginásios??? Mas e agora?!: Esta foi uma pergunta que eu mesmo fiz quando saíram os primeiros boatos de que não haveriam ginásios nestes novos games. “Como manter a fórmula dos jogos removendo algo que sempre esteve presente nestes 20 anos?”. E a solução que nos é dada são as Island Trials e os Grand Trials, tá, mas o que é isso? Eu explico.

Ao invés de entrar em um ginásio e batalhar com o líder para conseguir a sua insígnia, agora você tem que passar por algumas provações (chamadas Island Trials) para poder avançar para uma nova ilha e consequentemente avançar no jogo. Cada Trial tem o(a) seu(sua) Trial Captain, e cada Trial Captain te passa uma tarefa distinta, como batalhar contra ele, procurar por itens escondidos, procurar por pokémon escondidos, etc; após você completar cada tarefa, você deve lutar com um Totem Pokémon, que é um Pokémon que tem os seus stats aumentados e fica convocando outros Pokémon para o auxiliarem na batalha contra você. A Trial só é finalizada quando o Totem Pokémon é derrotado.

E agora, acabou? Não! Depois que você completa todas as Island Trials, ou seja, todas as provações da ilha que você se encontra, você precisa passar pela Grand Trial desta ilha, que consiste em batalhar contra o(a) Kahuna (uma espécie de líder e protetor) da ilha. Após derrotar o(a) Kahuna, você completa a Grand Trial e pode avançar para a próxima ilha. Sem falar que no decorrer do jogo você pode batalhar contra todos os Trial Captains, até mesmo aqueles que você não batalhou na Island Trial.

Então num geral, você tem 7 Island Trials espalhadas pelas quatro ilhas, 4 Grand Trials e a possibilidade de batalhar contra os 7 Trial Captains, e isso é mais do que o suficiente pra “superar” o fim das batalhas de ginásio.

Hora de dizer tchau para as HMs

Até a geração passada, era preciso ensinar uma Hidden Machine a algum Pokémon da sua equipe para poder cortar árvores, atravessar rotas marinhas, empurrar e quebrar pedras, etc. Porém algumas HMs, como Cut e Rock Smash eram ataques fracos, e acabavam “roubando” o espaço que poderia ser ocupado por um golpe mais forte que realmente ajudasse nas batalhas. Sem falar nos famosos “HM Slaves”, que eram aqueles Pokémon que aprendiam o maior número possível de HMs, e ficavam na equipe (geralmente sem subir de nível) só pra poder avançar nos obstáculos citados acima, ocupando o espaço que poderia ser ocupado por outro Pokémon mais forte. E pra acrescentar, as HMs não podem ser substituídas por outros ataques após ensinadas a um Pokémon, e você só tinha a possibilidade de removê-las após encontrar o NPC Move Deleter, que faz o Pokémon esquecer qualquer ataque, até HMs.

Pois bem, em Sun & Moon, a solução para as HMs E TAMBÉM para aquele Key Item de achar objetos escondidos, foi o Poké Ride, que são Pokémon que você pode chamar e montar em cima deles sempre que precisar passar por algum obstáculo do jogo. Esta montaria ficou simplesmente incrível e divertidíssima, afinal você não precisa se restringir a chamá-los somente na hora do obstáculo, você pode chamá-los no momento que quiser, e ficar passeando com eles por todo o mapa, e aqui apresentamos todos eles:

  • Tauros Charge:

15209203_1488560574506246_156821188_n

Se você precisar de uma ajudinha para quebrar as pedras que aparecem no meio do caminho, ou até para simplesmente se locomover mais rápido, esqueça Rock Smash e a Bicycle, agora você pode montar em um Tauros e deixar que ele quebre as pedras por você e vá mais rápido até o seu destino final.

  • Stoutland Search:

15218250_1488560687839568_1079438362_n

Este também pode te dar uma ajudinha a se locomover mais rápido, mas a sua principal função é a de achar objetos escondidos. Você pode montar neste pequeno cão gigante e deixar ele farejando o mapa atrás de objetos escondidos, substituindo em grande estilo e superando a chatice que era usar aqueles Dowsing Machine da vida.

  • Mudsdale Gallop:

15174485_1488560811172889_1106008229_n

Mudsdale é um novo Pokémon da 7ª geração, e um dos mais legais também. Este cavalo com “dreads” é do tipo Ground e é o único pode caminhar em cima de terrenos rochosos presentes em alguns momentos do jogo, lembrando um pouco o mais antigo HM Rock Climb presente nos games da 4ª Geração.

  • Machamp Shove:

15151391_1488562441172726_531321578_n

Este é particularmente o meu favorito! Pois você não monta em cima dele, e sim ele quem te carrega no colo usando os braços e as mãos inferiores enquanto usa os braços e as mãos superiores para empurrar pedras gigantes. Sim, este Machamp além de te carregar no colo, ainda substitui o antigo HM Strenght, não é maneiro?

  • Lapras Paddle:

15134291_1488562527839384_1271334595_n

Se nos games da 1ª e 2ª Geração, todo Pokémon assumia o Sprite do Lapras quando o personagem utilizava Surf, porque então não chamar um Lapras de verdade? Agora que o movimento Surf se tornou um TM normal, você pode montar em um Lapras sempre que quiser e precisar atravessar lagos no jogo, e como bônus ainda pode pescar mesmo quando estiver montado em cima dele, incrível!

  • Sharpedo Jet:

15218531_1488562577839379_1646467514_n

Este Sharpedo é a “junção” das funções realizadas por Tauros e Lapras, pois neste Sharpedo você pode atravessar os lagos de forma mais rápida comparado ao Lapras, e ele também é capaz de quebrar as rochas que aparecem no lago bloqueando a sua passagem. Temos que concordar que é muito mais divertido do que simplesmente usar Surf, como era nos jogos anteriores.

  • Charizard Glide:

15211691_1488562651172705_655998903_n

E pra fechar com chave de ouro, agora que o antigo HM Fly também se tornou um TM comum (assim como o Surf), sempre que você precisar voar para qualquer outro lugar, chame um Charizard e pronto, problema resolvido! Ele vem até você e te leva no seu destino final imediatamente. Bem melhor que usar Fly como antigamente, né?

– Novos Pokémon e Alola Forms: A nova região de Alola nos trás 80 novos Pokémon (incluindo as UBs, que falaremos posteriormente), e também 18 Pokémon da região de Kanto, mas que graças às mudanças climáticas da região de Alola, resultaram em uma mudança de tipos, habilidades, e a própria aparência. Assim temos quase 100 Pokémon exclusivos da região de Alola. Sem contar que nitidamente os Pokémon desta nova região caíram no gosto dos fãs muito mais rápido se comparado com os “apenas” 72 novos Pokémon apresentados em X/Y        . Os designers desta vez estavam realmente inspirados e vários destes novos Pokémon são muito interessantes e você precisa conhecê-los!

Agora, falando um pouco mais a respeito das Alola Forms, elas também foram vistas inicialmente com algum receio pelos fãs, e ainda existem algumas que geram uma reação negativa, como por exemplo o Alolan Dugtrio e o Alolan Persian, mas num geral elas foram bem aceitas, e o propósito delas existirem é muito claro: dar uma sobrevida à alguns dos Pokémon da 1ª geração que pouca gente dava bola, pois agora algumas Alola Forms ganharam combinações de tipos até então inexistentes, aumentando o leque de estratégias para o treinador usar tanto dentro do jogo, quanto no competitivo.

Em breve traremos um guia sobre as Alola Forms e como consegui-las nos seus jogos Sun & Moon.

Pokémon Lendários

  • Cosmog, Cosmoen, Solgaleo & Lunala:

15151031_1488562891172681_815132740_n

Pela primeira vez temos um Pokémon Lendário que te acompanha durante todo o game. Sim, é isso mesmo, o Lendário da capa do seu jogo te acompanha durante toda a sua jornada, mas não na sua forma final. Se ficou confuso, eu explico melhor.

Acontece que nestes novos jogos tanto Solgaleo (Psychic/Steel) quanto Lunala (Psychic/Ghost) possuem as mesmas pré evoluções: Cosmog, e Cosmoen (ambos Psychic). Cosmog é o primeiro estágio de evolução, e ele é companheiro de uma das personagens principais da história do game, a garota Lillie, que te acompanha durante boa parte do jogo. Em determinado momento do jogo, Cosmog é capturado pela organização vilã do jogo (que por motivos de spoiler, não poderemos falar a respeito, só jogando pra saber) e é forçado a evoluir para Cosmoen. Após Lillie o recuperar da organização vilã, ela pede que Cosmoen a auxilie em uma missão, e ele acaba evoluindo para Solgaleo (em Sun) ou para Lunala (em Moon).

Além dos lendários principais, outros lendários dão as caras no jogo e merecem os seus devidos destaques, são eles:

  • Zygarde:

15207908_1488563011172669_678173058_n

O “lendário Z” da 6ª Geração (que deveria ter ganho a sua versão) tem um certo destaque nestes novos jogos, já que uma das side quests mais importantes do jogo, é a procura das suas 100 células e núcleos espalhados por toda Alola. Conforme você vai encontrando um número maior de células, o seu Zygarde pode ir ficando mais forte. Em breve traremos um guia sobre como conseguir todos os Lendários do jogo, e toda essa questão do Zygarde será tratada de forma ampliada. Zygarde é dos tipos Dragon/Ground.

  • Tapu Koko:

15228007_1488563027839334_56046696_n

Este é o segundo lendário que mais interage com o protagonista além de Solgaleo/Lunala (quando era Cosmog). Ele é o guardião da primeira ilha do jogo, a Melemele Island, e é ele quem te dá o Z-Ring (também falaremos a respeito mais abaixo). Ele é dos tipos Electric/Fairy.

  • Tapu Lele:

15218305_1488563071172663_1917724091_n

Este Pokémon é o Lendário guardião da segunda ilha do jogo, a Akala Island. Ele não aparece em nenhum momento na história do jogo, e está disponível para batalha após você se tornar o campeão de Alola. Ele é dos tipos Psychic/Fairy.

  • Tapu Bulu:

15174663_1488563124505991_498699957_n

Tapu Bulu é o Lendário guardião da terceira ilha do jogo, a Ula’ula Island. Assim como Tapu Lele, ele não aparece em nenhum momento na história principal do jogo, e está disponível para batalhar após você derrotar a Elite 4. Ele é dos tipos Grass/Fairy.

  • Tapu Fini:

15228041_1488563304505973_141180873_n

Este Pokémon lendário é o guardião da Poni Island, a quarta e última ilha do jogo. Ele também só está disponível para batalha após vencer a Elite 4 e se tornar o campeão de Alola. Ele é dos tipos Water/Fairy.

  • Necrozma:

15218446_1488563381172632_2027200997_n-1

Este bicho aí, com este design estranho, é Necrozma. Acredita-se que ele tem ligação com Solgaleo e Lunala, e caso Sun & Moon ganhe uma terceira versão, há quem diga que ele será o foco desta terceira versão. Ele pode ser encontrado no jogo após você completar a quest das Ultra Beasts (que falaremos logo abaixo), e é do tipo Psychic.

Ultra Beasts (UBs)

Quando foram anunciadas, nós não sabíamos nem se essas criaturas eram Pokémon, se podiam ser capturadas, se eram lendários… enfim, o que são as Ultra Beasts?

As Ultra Beasts são classificadas como uma coleção de Pokémon Lendários que vieram de uma outra dimensão. As UBs apareceram na região de Alola graças à um buraco de minhoca (wormhole) conectando a dimensão das UBs com a região de Alola.

Uma informação importante é a de que Cosmog, Cosmoen, Solgaleo e Lunala são também Ultra Beasts, logo, eles são capazes de abrir estes wormholes que conectam as duas dimensões.

Todas as outras UBs possuem um design peculiar e assim, muitos fãs estranharam, mas como são criaturas que na verdade não pertencem ao mundo Pokémon, mas sim à uma dimensão totalmente diferente, estranho seria se eles tivessem um visual “normal”, então neste caso a ‘estranheza’ é justificada. A propósito, o Deoxys, lendário da 3ª Geração que veio do espaço, e que pode assumir várias formas, também tem um visual (ou visuais) peculiar(es) e eu não me surpreenderia se em algum jogo futuro da franquia tanto ele quanto Giratina (que vive no Distortion World) tenham alguma relação com as Ultra Beasts. Veremos…

Z-Ring, Z-Crystals e os Z-Moves

Assim como a introdução da Mega Evolução na 6ª Geração, os jogos Pokémon Sun & Moon introduzem uma nova mecânica que novamente utiliza um bracelete que fica no pulso do treinador. Esta nova mecânica são os Z-Moves. Estes são poderosos ataques que só podem ser utilizados uma vez, e somente por um Pokémon, durante toda a batalha. O nome do bracelete que ativa o Z-Move é o Z-Ring, e para que o Z-Move possa ser utilizado, o Pokémon tem que estar segurando o Z-Crystal correspondente que permita ele usar este “super ataque”.

Enquanto que alguns Z-Moves foram designados para alguns Pokémon específicos, e por conta disso têm o seu alcance (ataque físico ou especial) e o seu poder de ataque pré-estabelecidos, todos os outros Z-Moves são baseados em cada tipo, e o seu poder de ataque e o seu alcance dependem do golpe que serviu de base para o Z-Move. Não entendeu? Tudo bem, vamos lá, com mais calma.

Digamos que eu tenha um Arcanine, que é do tipo Fire.

  1. O primeiro passo para que eu possa usar o Z-Move do tipo Fire é equipar no meu Arcanine o Z-Crystal do tipo Fire, que é o Firium Z.
  2. O segundo passo é que o meu Arcanine tenha pelo menos um ataque do mesmo tipo, porque o Z-Move nada mais é do que um boost para um golpe já existente, logo, se meu Arcanine não tiver nenhum golpe do tipo Fire, não tem como eu utilizar um Z-Move sem o ataque que serve de base.
  3. Se meu Arcanine tiver dois golpes do mesmo tipo, ambos podem servir de base para o Z-Move, mas o poder final pode variar. Segue o exemplo:

Flamethrower (Atk Especial): 90 de poder -> Z-Move -> Inferno Overdrive (Atk Especial): 180 de poder.

Flame Wheel (Atk Físico): 65 de poder -> Z-Move -> Inferno Overdrive (Atk Físico): 130 de poder.

Obs: o poder final dos golpes foi apenas uma estimativa para mostrar que um fica mais forte que o outro, graças ao movimento base.

E porque é que a introdução dos Z-Moves me agradou, ao contrário da Mega Evolução da geração passada? Porque não é tão apelativo. Sim, porque quando você Mega Evolui um Pokémon, todos os seus stats aumentam, isso significa que todos os seus golpes consequentemente terão o poder aumentado; e desde que o seu Pokémon não fique fora de combate, você pode usufruir dos benefícios da Mega Evolução quantos turnos quiser, trazendo uma vantagem muito maior que a do Z-Move, que é uma vantagem de somente um turno durante toda a batalha. Assim, para se usar um Z-Move é preciso de muito mais cautela e estratégia, pois se usar com o Pokémon errado, ou utilizar o golpe errado, foi-se embora a vantagem.

Traremos futuramente um guia para conseguir todos os Z-Crystals disponíveis no jogo.

Os games ainda contém outras novidades como o Festival Plaza, o Battle Royal, o Hyper Training e a Battle Tree, que ainda não foram exploradas inteiramente por mim. Mas graças a todos esses fatores, Pokémon Sun & Moon é um game que inovou toda a franquia, se reinventou, mas o mais importante, sem perder a sua essência. Novos Pokémon interessantes, novos personagens participativos e novos desafios são a marca destes jogos.

Nem mesmo a volta das Mega Evoluções no finzinho do pós-game tira a nota máxima deste jogo maravilhoso, que entra diretamente no top 3 de todos os jogos de Pokémon.

Fiquem ligados aqui nos Bastidores que ainda teremos mais conteúdo sobre Pokémon Sun & Moon para todos os treinadores. Gotta Catch ‘Em All!

Comente!