Por muitos anos o universo de Star Wars sobreviveu quase que exclusivamente através das histórias de seu universo expandido. Em livros, games e HQs, diversos autores contemplaram diferentes épocas e cenários dessa saga, indo desde o surgimento dos Jedi, até conflitos inteiramente diferentes do que estamos acostumados, centenas de anos após a história de Luke Skywalker.

Dessas obras, não podemos nos esquecer da grande quantidade de materiais publicados primeiro pela Marvel, em seguida pela Dark Horse Comics e, agora, novamente pela Casa das Ideias. Tais quadrinhos trazem abordagens ora similares aos filmes, ora completamente diferentes – alguns dos quais focam em certos detalhes, personagens, enquanto outros trazem uma visão mais geral de certos eventos.

A intenção desta lista é apresentar novos leitores a histórias imperdíveis desse universo expandido, obras que, independente de serem canônicas ou não, merecem ser lidas! Dito isso, vamos mergulhar nesses anos e anos de publicações que se passam nessa galáxia muito, muito distante….

****

Lista Melhores Hqs Star Wars

10. Alvorecer dos Jedi

Alvorecer dos Jedi, como o título já sugere, nos mostra as origens da Ordem, retratando a jornada dos primeiros usuários da Força e o surgimento dos primeiros Jedi que caíram para o Lado Negro. Uma história fascinante, que se passa milênios antes da ascensão do Império, mostrando uma galáxia completamente diferente, ainda dominada pelo Império Infinito dos Rakata.

Para quem jogou Knights of the Old Republic, essa é uma leitura essencial para o entendimento de muitos pontos somente citados no game. De qualquer forma, a HQ apresenta uma bela e dramática origem para o conflito entre Luz e Sombras, que tanto vemos nos filmes da saga.

 Lista Melhores Hqs Star Wars

9. Tribo Perdida dos Sith: Espiral

Tribo Perdida dos Sith: Espiral nos apresenta membros da antiga ordem dos Sith, que acabaram ficando presos no planeta Kesh, onde decidiram criar uma nova civilização. Espiral segue as histórias desses contos e, através de suas páginas ilustradas, nos entrega uma trama que perfeitamente se sustenta por si só, não requisitando qualquer outro conhecimento, seja das outras obras de Miller, seja do próprio universo de Star Wars.

A hq acompanha Takara Hilts, filha do líder dessa tribo dos Sith, que atua como uma espécie de protetora/ policial dessa sociedade e Parlan Spinner, um proscrito que tentou assassinar o pai de Takara. Perdoado, o rebelde é colocado em uma missão em um barco supostamente destinado à província de Alanciar. Ansiando por um novo começo, Hilts também entra na nau, apenas para descobrir que seu real destino é o polo sul do planeta. Lá eles acabam encontrando uma civilização que precede a chegada dessa tribo em Kesh e que protegem o planeta de um antigo perigo dormente.

Lista Melhores Hqs Star Wars

8. Legado

Aproximadamente cento e trinta anos após os eventos de Uma Nova Esperança, a galáxia se tornara muito diferente daquela configuração que vimos em O Retorno de Jedi. A Nova República, formada pelos integrantes da antiga Aliança Rebelde deixou de existir, dando lugar a uma nova Aliança, um Império formado por usuários da Força, não pelos Sith e a Ordem Jedi, que se estabelecera no planeta Ossus. Após um grande conflito galáctico, Darth Krayt, liderando os Sith, retorna de Korriban para o centro da galáxia, dizimando quase todos os Jedi – restam apenas alguns padawans, dentre eles Cade Skywalker, descendente de Luke e alguns mestres. Após esses eventos, o vilão toma Coruscant, usurpando o trono de Imperador no lugar de Roan Fel, que escapa a fim de recuperar seu poder.

Lista Melhores Hqs Star Wars

7. Darth Vader e a Prisão Fantasma

O Império ainda se consolida e a Aliança Rebelde se limita apenas ao imaginário de alguns, dentre eles Bail Organa. Mas esta história não é sobre eles e sim sobre um jovem que acabara de se tornar tenente das forças imperiais.

Darth Vader e a Prisão Fantasma nos traz esse interessante olhar sobre os primórdios desse governo, nos oferecendo uma visão mais íntima sobre Darth Vader e o imaginário das pessoas que rapidamente abandonaram a República, com visões e flashbacks que retratam perfeitamente o ainda existente conflito interno do Lorde Sith.

Lista Melhores Hqs Star Wars

6. Império Rubro

A guarda real do Imperador, após sua aparição em O Retorno de Jedi, sempre atraiu atenção dos fãs de Star Wars, mas jamais chegamos a vê-la em combate – Império Rubro (Crimson Empire no original) veio para mudar isso.

Passada alguns anos após a Batalha de Endor, a história acompanha Kir Kanos, leal ex-membro da guarda real, que ainda assim se mantém fiel ao Império. Quando Carnor Jax trai o regime, Kanos deve se aliar aos rebeldes a fim de enfrentar o traidor.

Certamente uma das mais icônicas obras do Universo Expandido, que rendeu algumas continuações, Império Rubro é uma leitura obrigatória, nem que seja pelas ótimas sequências de luta.

Lista Melhores Hqs Star Wars

5. Cavaleiros da Antiga República

Apoiando-se diretamente no estrondoso sucesso do game Knights of the Old Republic, os quadrinhos, que levam o mesmo título, nos oferece um olhar mais aprofundado sobre os eventos que levariam ao jogo. Passado quatro mil anos antes do nascimento de Luke Skywalker e a fundação do Império Galático, Cavaleiros da Antiga República nos coloca em um tempo quando os Jedi ainda eram numerosos, mas enfrentavam diversas ameaças, primeiro os Sith e depois os mandalorianos em uma guerra que dividiu a Ordem pela metade. Se você não experimentou o game original, contudo, não se preocupe, ele não é necessário para o entendimento dessa saga passada há muito, muito, tempo atrás.

A jornada tem início com o foco em Zayne Carrick, um jovem padawan de habilidades duvidosas que não consegue sequer capturar um bandido comum nas ruas de Taris. Zayne é espirituoso e muito se assemelha ao que vemos no jovem Anakin Skywalker, que age mais por impulso que pela racionalização. O padawan, junto de seus amigos, estava à beira da importante cerimônia de graduação, na qual poderia se tornar um cavaleiro jedi, seu aprendizado da Força, porém, é interrompido quando o jovem se depara com seus colegas mortos pelas mãos de seus Mestres que, então, passam a persegui-lo. A culpa pelo crime é jogada em Carrick não só os jedi, como a República inteira passa a correr atrás dele.

Lista Melhores Hqs Star Wars

4. Contos Jedi

Star Wars: Contos Jedi é uma leitura essencial para qualquer fã da saga. A série nos entrega fascinantes histórias sobre um passado longínquo, que nos permite ter uma visão ampliada e aprofundada sobre diferentes aspectos dessa galáxia – desde as primeiras guerras entre os Sith e os Jedi, até a saga de certos usuários da Força, como o épico conto de Nomi Sunrider, uma das melhores personagens do Universo Expandido.

Formado por curtos arcos, cada um com um foco bem diferenciado, os quadrinhos em questão certamente irão agradar a qualquer um que deseje fugir das básicas histórias que fogem do velho conflito entre a Rebelião e o Império. Há muito a ser mostrado nessa galáxia muito, muito distante.

Lista Melhores Hqs Star Wars

3. Clone Wars Vol. 9: Endgame

Endgame nos traz o final ideal dessa fase de Star Wars, algo que A Vingança dos Sith não conseguiu nos entregar plenamente. Com um clima ameaçador, repleto de dor e tristeza, acompanhamos os momentos finais da República e a desolação dos Jedi que sobreviveram à Ordem 66. Os tempos sombrios foram iniciados e, enquanto alguns cavaleiros da Força foram executados, outros deixaram seus sabres de luz para trás. Esta é uma obra que precisa ser lida por qualquer um que tenha sido deixado na mão pelo Episódio III e, também, por quem precisa entender a diferença entre o Império e o governo que o precedeu.

Aqui vemos o Vader que tanto esperávamos ver: repleto de ira, caçando os Jedi impiedosamente. Uma história marcante e de atmosfera pesada, que mostra tudo o que o Episódio III poderia ter sido.

Lista Melhores Hqs Star Wars

2. Império Negro

Dez anos depois da batalha de Yavin, as forças imperiais entraram em uma guerra civil, com inúmeras facções visando o vácuo de poder deixado após a morte de Palpatine. No meio desse conflito, a Nova República acabou sendo fortemente abalada, regredindo ao status de Aliança Rebelde novamente, visto que perderam o domínio da maior parte dos planetas, inclusive da Cidade Imperial (o nome Coruscant ainda não havia sido adotado oficialmente). Justamente nesse lugar, Luke Skywalker sente uma enorme força sombria sendo controlada por uma figura misteriosa, o que o leva para um caminho de autodescobrimento: ele deve se entregar para o Lado Negro a fim de poder combatê-lo por dentro. Com o futuro dos Jedi em risco, cabe a Leia resgatar seu irmão da possível perdição.

Star Wars: Herdeiro do Império

1. Trilogia Thrawn

Cinco anos após a batalha de Endor, a Nova República ainda está em formação. Luke começa a ter dúvidas acerca do caminho que trilha enquanto Leia está grávida de gêmeos, sendo Han Solo, é claro, o pai. A relativa tranquilidade que paira na galáxia, porém, está prestes a ser abalada – O Grão Almirante Thrawn retorna do espaço profundo e decide tomar as rédeas da luta do Império decadente contra a Rebelião. Exímio estrategista, ele conta com um intrincado plano para destruir a Nova República e os Skywalkers, plano este que envolve uma criatura capaz de bloquear a utilização da Força.

Temos aqui a perfeita adaptação em quadrinhos da emblemática obra de Timothy Zahn, uma HQ que não deve nada ao material fonte, merecendo, certamente, seu lugar de destaque nesta lista.

****

O que acharam? Deixamos algo de fora? Uma dessas histórias não merece estar aqui? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo!

Comente!