em ,

Lista | Curiosidades dos Bastidores de Karatê Kid

Um dos filmes mais queridos da infância de muita gente, além de ser um dos mais populares aqui no Brasil, Karatê Kid: A Hora da Verdade é um pequeno clássico inestimável que ensinou diversos valores importantes para uma geração inteira. A história de Daniel aprender a amar o esporte e se defender de valentões após diversas aulas de artes marciais com o mestre Miyagi inspirou muita gente a se aventurar em diversos esportes de luta.

Com mais de trinta anos de história desde o seu lançamento, é um momento propício para embarcar na nostalgia e conhecer mais alguns detalhes dos bastidores desse filmaço.

Pat Morita quase não foi mestre Miyagi

Já imaginaram ver Miyagi sem a interpretação icônica de Pat Morita? Certamente algo muito difícil. Felizmente isso não aconteceu, mas o produtor Jerry Weintraub se esforçou para tirar Morita da produção, desgostando completamente de suas ideias para o personagem, já que o ator era conhecido por interpretar diversos personagens cômicos e, logo, não conseguiria transparecer a seriedade do mestre.

Foi somente pela insistência do diretor John Avildsen que Morita permaneceu no filme. Ironicamente, Weintraub teve que engolir seu orgulho, já que o ator conseguiu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro pelo papel.

Ralph Macchio não tinha a idade de Daniel

É normal que atores mais velhos encarnem personagens mais novos, mas no caso de Ralph Macchio isso pode ser uma surpresa para alguns. Na época, o ator tinha 22 anos e já estava longe da época de começo da adolescência que o filme traz para o protagonista Daniel. Por ser pequenino e ter uma feição de garoto, rapidamente Macchio conquistou o papel por convencer a todos que estava na idade almejada pelo casting.

Os Atores não sabiam nada de Karatê antes das filmagens

Tanto William Zabka que interpreta o valentão Johnny e Ralph Macchio não sabiam nada de karatê antes das filmagens. Foi através de muito treino, cada um com quatro horas de sessão, que os dois aprenderam elementos intermediários e golpes coreografados para exibir durante os combates decisivos do filme.

A Produção Sofreu um processo bizarro

Tradicionalmente, depois de um filme estrear e fazer grande sucesso, algumas outras pessoas que nada tem a ver com a produção, decidem que também são merecedoras de parte do lucro.

Karatê Kid acabou recebendo um processo de um instrutor de karatê chamado Bill DeClemente que alegava a produção ter plagiado seu nome artístico para batizar o filme. Ele apresentou como prova seu cartão de visita no qual mostrava que era o “proprietário” do nome e marca Karatê Kid. Como praticamente ninguém conhecia o sujeito, a corte acabou suspendendo todo o bizarro processo.

A Bandana de Daniel foi um improviso

Em diversos momentos do filme, vemos o protagonista usar uma bandana na cabeça. Porém, isso não estava planejado no roteiro e nem na ordem do dia das filmagens. Pat Morita tinha esse pano em seu bolso para limpar o suor da testa – acredite, existem poucos lugares no mundo tão quentes quanto um set de filmagem. Acreditando que traria um elemento mais pessoal para o personagem, Morita deu o lenço de lótus para Macchio usar como bandana. Obviamente que isso deu muito certo, tornando o acessório um dos mais icônicos do filme.

Ralph Macchio ganhou presentes inesquecíveis da produção

Sempre que um filme é finalizado, os atores e parte da equipe acabam ganhando acessórios feitos pela direção de arte para levar para casa e algumas vezes até acabam comprando alguns desses props. No caso de Macchio, ele acabou ganhando o troféu conquistado por vencer a luta no fim do filme e também o carro amarelo de Miyagi.

As Moscas no Hashi

Pegar a mosca no hashi deve ter sido uma das maiores diversões de muita gente, embora seja praticamente impossível. Para filmar essa cena inesquecível, a produção encarou diversos desafios para conseguir realizar o efeito, incluindo congelar brevemente os insetos para deixa-los mais lentos (o que acabou não dando certo) até usar um acessório com uma mosca pendurada em fio de náilon para que Pat Morita conseguisse capturar o bicho.

Ralph Macchio apanhou de verdade

Durante a famosa cena do Halloween na qual Daniel enfrenta toda a gangue Cobra Kai, Macchio acabou levando um chute na cabeça que não estava previsto no roteiro. Depois disso, dublês começaram a ser usados na produção.

Pat Morita compartilhou um pouco de suas memórias da 2ª Guerra Mundial

Na tocante cena na qual Miyagi revela seu passado na 2ª Guerra e a morte de sua esposa, Morita realmente usou situações que viveu em sua vida enquanto participava dos confrontos e consequências da Segunda Guerra. É justo nessa cena que o ator atinge um ponto altíssimo na sua interpretação que lhe acabou rendendo uma indicação ao Oscar.

De toda a forma, Karatê Kid continua um clássico inspirador até hoje que consegue conquistar novas gerações de modo edificante, divertido e emocionante.

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os 5 Piores Filmes Live-Action da Disney

Lista | 5 Filmes de Ação que a Maioria esqueceu que Existem