SPOILERS

O final de Vingadores: Guerra Infinita é desalentador. Impossível ficar tranquilo depois de vermos Thanos concluir o objetivo de sua cruzada, estalar os dedos e dizimar metade do universo. Nessa queda, vemos diversos amigos de longa data simplesmente sumirem da existência como Homem-Aranha, Pantera Negra, Bucky Barnes, Falcão, Drax, Mantis, Groot, Peter Quill, Doutor Estranho e Feiticeira Escarlate. Outros já haviam morrido de formas mais violentas como Loki, Heimdall, Gamora e Visão.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Logo, os sobreviventes, em suma, se resumem aos Vingadores da primeira formação, além de um possível auxílio de Rocket Raccoon, Nebulosa e Máquina de Combate no próximo filme. Entretanto, enquanto não temos uma pista se quer de como o grupo de heróis derrotado poderá reverter a situação em Vingadores 4 durante o longa em si, há uma valiosa pista que muita gente pode não entender durante a cena após os créditos.

Nela, vemos Nick Fury e Maria Hill presenciando o desaparecimento de diversas pessoas que se transformam em pó. Decorrência, obviamente, do estalar dos dedos de Thanos durante o clímax. Ao observar Maria Hill morrer em frente aos seus olhos, Fury rapidamente vai até seu carro e pega um dispositivo e envia uma mensagem.

De Volta para o Passado?

Ao perceber que também não sobreviverá a esse ataque sem precedentes, acaba deixando o aparelho cair no chão. Vemos então um pager – dispositivo de comunicação clássico de 1990, bastante modificado. A mensagem é recebida por alguém que logo responde com o próprio símbolo. Esse alguém é ninguém menos que a própria Capitã Marvel.

Com a estreia marcada para o começo do ano que vem, será uma obrigatoriedade assistir ao filme solo da heroína para entender a narrativa do próximo Vingadores. Como o filme ocorre durante os anos 1990, é bem provável Fury tenha enviado uma mensagem para o passado, provavelmente. É bem capaz que tenhamos uma narrativa que envolve então a alteração da linha temporal, já com os Vingadores partindo atrás de Thanos imediatamente após a Batalha de Nova Iorque em Os Vingadores – fotos do set já mostram os heróis com uniformes antigos.

Porém, por outro lado, é bem possível que Steve Rogers apenas tenha aceitado seu antigo uniforme de volta, eliminando parcialmente a narrativa que envolve alteração da linha temporal que permitira o retorno de todos os personagens que foram mortos nas mãos de Thanos.

A segunda probabilidade para o retorno desses heróis, porém somente os quais viraram pó ao fim do filme, é a destruição da Joia da Alma ou a manipulação benevolente desta. Dentro da Joia, há uma dimensão chamada Soul World que preserva as almas em uma espécie de Purgatório eterno. É capaz que tenhamos visto essa dimensão quando Thanos estala os dedos e logo se encontra em um lugar misterioso reencontrando Gamora enquanto troca um bonito diálogo.

Logo, fiquem todos tranquilos, pois teremos muitos dos heróis que pereceram neste longa novamente vivos para futuros filmes desse universo sempre em expansão da Marvel nos cinemas. Muito em breve publicaremos uma lista com as principais teorias sobre o que pode acontecer no novo filme do supergrupo.

Comente!