em ,

10 Melhores filmes com dinossauros

Os Dinossauros em si e o mundo que habitaram, no caso o planeta Terra, mas há milhões de anos atrás, sempre trouxeram muita curiosidade para todo o público, por isso pesquisadores a cientistas sempre procuram até hoje maneiras de explicar como esses seres foram extintos do Terra.

O cinema tenta acompanhar essa ânsia pela busca de apresentar essas histórias a respeito desses predadores que viveram em nosso planeta há tanto tempo. É verdade que muitos dos filmes produzidos são animações ou do gênero de fantasia ou da ficção científica, até porque os dinossauros não existem mais e recriá-los com efeitos práticos iria custar um valor estratosférico, por isso a maioria dessas produções tem efeitos limitados.

A seguir os melhores filmes com a presença de Dinossauros.

10. O Mundo Perdido (1925)

Inspirado na obra do autor Arthur Conan Doyle, O Mundo Perdido pode até não ser considerado nos dias atuais uma obra-prima, mas na época que estreou marcou época por ser o primeiro filme a usar a tecnologia de stop motion no cinema, até então considerado algo inovador para o período.

Por ser um filme mudo, nos dias de hoje a tarefa de assisti-lo pode não ser das mais fáceis, mas há o seu valor histórico para a história do cinema e vale a pena dar uma conferida.

9. Dinossauro (2000)

A produção da Disney mesmo sendo lançada no início de 2000 é considerada um clássico, não pela sua qualidade técnica, mas sim por uma geração toda ter crescido acompanhando a história do iguanodonte Aladar e sua jornada pessoal em meio à chuva de meteoros que cai na Terra.

Sem participação da Pixar na construção da animação, esse foi o primeiro projeto da Disney em que os personagens foram completamente criados via animação 3D.

O roteiro é fraco, mas vale justamente pelo valor emocional e pela questão científica que a trama apresenta.

8. O Vale de Gwangi – O Vale Proibido (1969)

Bebendo da fonte de King Kong, já que O Vale de Gwangi é praticamente uma cópia do longa de  1933, mas com a diferença que em vez de um gorila gigante levado para Nova York, houve uma troca por um Tiranossauro que é levado para ser exposto em uma cidade do interior do México.

As familiaridades com King Kong são muitas e ficam evidentes em várias cenas, principalmente na da destruição da cidade.

7. A Era do Gelo 3 (2009)

A franquia de animação de sucesso A Era do Gelo não demorou para embarcar na era dos dinossauros e a diversão é garantida nesse terceiro capítulo, o transformando em um dos mais engraçados dos filmes lançados pela Blue Sky Studios.

O espectador só precisa ignorar o fato, em relação ao roteiro, de que nesse terceiro filme os dinossauros que aparecem em um misterioso mundo subterrâneo não fazem muito sentido para a trama, já que eles haviam sido extintos há milhões de anos antes dos fatos apresentados no longa.

7. Jurassic World Domínio (2022)

Para quem ama dinossauros e gosta de variedade, Jurassic World Domínio é o melhor da franquia (dessa nova trilogia). São inúmeras espécies surgindo convivendo entre os humanos. Algumas interagem pacificamente, outras só querem caçar e jogar o mundo no caos.

Dinossauros clássicos como o Tiranossauro, os Velociraptors, Triceratops e Parassaurolofos marcam presença, mas as novidades são muitas com o Giganotossauro, Atrociraptores, Dimetrodons, Quetzalcoatlus e o destaque do assustador Therizinossauro.

A história pode não ser grandes coisas, mas há um número gigantesco de espécies jogadas em situações interessantes em ótimos efeitos visuais que vai te manter cativado.

6. O Bom Dinossauro (2015)

Uma animação da Pixar que não tem muito a qualidade da empresa que é ligada à Disney. Primeiro pelo fato que seu roteiro, mesmo tendo boas ideias, é recheado de clichês e de longe não lembra as brilhantes ideias da Pixar.

A trama segue um Apatossauro chamado Arlo, que se perde de sua família e acaba encontrando na amizade de um menino humano selvagem uma aventura por um mundo “novo”. A qualidade da animação é o ponto forte, com cores vivas e a recriação perfeita do ambiente com bons efeitos visuais.

4. King Kong (2005)

Peter Jackson vinha de uma série de conquistas obtidas em várias premiações com a trilogia O Senhor dos Anéis quando aceitou o desafio de fazer um remake de King Kong, uma história já muito saturada e que precisava receber uma refilmagem para os dias atuais.

O resultado é fantástico, com King Kong sendo belamente reproduzido com uma ótima tecnologia digital de ponta e com o gorilão sendo interpretado por Andy Serkis.

Há excelentes cenas de ação de tirar o fôlego, com destaque para a luta contra os dinossauros, em que o gorila gigante luta contra os predadores para salvar a vida da bela Ann Darrow (Naomi Watts).

3. Em Busca do Vale Encantado (1988)

Uma animação simples, que tem um valor nostálgico, além de trazer uma linda mensagem sobre amizade, Em Busca do Vale Encantado é uma animação que conta com uma narrativa emocionante e que leva muitos às lágrimas ainda nos dias de hoje.

Com produção de George Lucas, Steven Spielberg e Don Bluth (Gary Goldman e John Pomeroy também participaram do projeto) não tinha como dar errado um projeto de tamanha beleza.

Ali já havia alguns traços do que viria a ser no futuro o grande clássico do cinema de Spielberg, Jurassic Park, que percebeu no filão dos dinossauros um grande entretenimento a ser explorado.

2. King Kong (1933)

Um verdadeiro clássico que serve como referência para vários filmes até os dias de hoje, além de ter se tornado futuramente uma franquia de sucesso no cinema.

King Kong foi só o pontapé inicial de algo maior no cinema americano, da história de uma fera que vive na Ilha da Caveira e de uma equipe que vai até o local para filmá-lo.

No longa, o gorila gigante luta contra um Tiranossauro Rex (algo que foi considerado inovador para o cinema na época),  se apaixona pela bela Ann Darrow, e é exposto por um cinegrafista na Broadway, em um show de espetáculo de horror, e tudo que sabemos depois é história, até mesmo a clássica cena final no Empire State Building.

1. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Existe uma era antes de Jurassic Park e depois de O Parque dos Dinossauros, e isso se deve simplesmente pelo fato de que antes do filme dirigido por Steven Spielberg os dinossauros eram retratados nas telonas de maneira superficial e até mesmo bastante fake.

Depois de Jurassic Park, no cinema os dinossauros ficaram mais reais, havia tensão ao presenciar uma cena envolvendo um Tiranossauro-Rex perseguindo suas presas, emoção essa que antes não era possível devido a falta de veracidade que as filmagens não profissionais empregavam nas produções na época, e que a tecnologia colocada em prática por Spielberg permitiu aos espectadores com O Parque dos Dinossauros, abrindo espaço para uma franquia de enorme sucesso nos cinemas.

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top Gun: Maverick teve inteligência artificial simulando voz de Val Kilmer

Ranking Jurassic Park: do pior ao melhor