em ,

Ranking Jurassic Park: do pior ao melhor

Jurassic World Domínio finalmente estreou nos cinemas encerrando a franquia Jurassic por um bom tempo. Sem novos projetos anunciados, o longa se comporta como o encerramento épico de uma história iniciada em 1993 por Steven Spielberg ao adaptar o clássico de ficção científica de Michael Crichton. 

Com isso, já que a saga finalmente está completa, não há momento mais propício para ranquear todos os seis filmes lançados até então ao longo de quase trinta anos de história.

Como só vamos ranquear os filmes, a série Acampamento Jurássico está de fora, apesar de ser uma das melhores obras originadas da trilogia World – recomendamos dar uma chance, pois as primeiras temporadas já são melhores que a trilogia inteira.

Confira:

6. Jurassic World: Reino Ameaçado

O último longa da franquia também visa mimetizar certas similaridades gritantes com o segundo capítulo da trilogia Jurassic Park. Se valendo de uma estrutura muito similar, além de introduzir novos personagens completamente irritantes que funcionam apenas como dispositivos de narrativa e perpetuar diversos clichês, nem mesmo a direção de J.A. Bayona funciona apesar de encontrar bons momentos em raras cenas, principalmente as que envolvem o Indoraptor.

Hoje, ele está na bizarra posição de mal necessário, afinal é ele que mostra como os dinossauros invadiram a vida cotidiana dos humanos, assunto explorado em Domínio.

5. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros

O aguardado soft reboot da franquia chegou em 2015 trazendo um frescor de ideias ao mostrar, momentaneamente, como seria o parque que John Hammond havia idealizado em pleno funcionamento. Enquanto o conceito do parque em si é interessante, assim como o Indominus Rex, presença assustadora como o dinossauro antagonista, são acertos reconhecíveis que podem até mesmo gerar uma experiência divertida.

Mas não fosse os tremendos roteirismos, personagens insuportáveis, mensagem hipócrita ambientalista e, ainda por cima, uma das direções mais preguiçosas de todos os tempos na franquia com o comando de Colin Trevorrow, seria possível que Jurassic World realmente fosse um bom filme.

4. Jurassic World Domínio

Não era uma tarefa difícil, mas Jurassic World Domínio consegue, felizmente, ser o melhor filme da nova trilogia. Embora Colin Trevorrow ainda insista em ideias ruins e pouco interessantes como o arco de Maisie, a menina-clone, e a ameaça global dos gafanhotos do cretáceo, o filme é diversificado com muitas set pieces interessantes.

O destaque fica para toda a sequência em Malta, absolutamente divertida com uma das melhores perseguições já vistas na franquia, além de uma cena bastante tensa envolvendo Claire com um therezinossauro. Além disso, é um frescor absolutro rever o trio clássico de personagens Alan, Ian e Ellie tendo alguma participação relevante na narrativa da obra.

3. O Mundo Perdido: Jurassic Park

O sucesso de Jurassic Park em 1993 foi tão intenso que rapidamente a Universal encomendou uma sequência, aproveitando a desculpa que o próprio livro de Michael Crichton possuía um novo episódio. Apesar de se afastar fortemente do material original, Spielberg e cia. Retornam para fazer um clássico “maior e melhor”, apesar de só cumprir a porção do maior.

Apostando em novas cenas icônicas e muito eficientes, além de apresentar mais dinossauros, personagens instigantes e até mesmo o uso criativo dos tiranossauros em outros biomas, O Mundo Perdido oferece elementos positivos, mas peca por conta de longas porções narrativas arrastadas que raramente oferecem o mesmo impacto de outrora.

2. Jurassic Park III

Visceral e ágil, Jurassic Park III não nos engana em momento algum. É um filme curto, de pretensões limitadas e que está preocupado apenas em garantir uma diversão rápida e caprichada, algo que Joe Johnson entrega e faz bonito graças a ótimas sequências de ação e antagonistas inspiradíssimos na forma de pterodátilos e um icônico espinossauro.

Com todas as ideias ruins presentes no anterior e na atrocidade Jurassic World, este terceiro filme pode levar tranquilamente o título de melhor continuação da série, até mesmo porque tem o grande Dr. Alan Grant nos holofotes.

1. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros

A franquia Jurassic pode se estender por cinquenta anos, mas é muito improvável que um dia chegue a superar o trabalho histórico de Steven Spielberg com essa obra-prima do cinema dos anos 1990. Trabalhando apenas com míseros catorze minutos de dinossauros em tela, Spielberg conseguiu estruturar o efeito de maravilhamento que todos os outros perseguem, mas falham mesmo com a mais poderosa das tecnologias.

Agraciado com um roteiro redondo e poucos erros de execução, além de um elenco caprichado para encarnar personagens inesquecíveis, Spielberg foi capaz de entregar algo simplesmente histórico ao misturar a dosagem perfeita de horror com aventura, resultando nas sequências de suspense fenomenais que antecedem a revelação dos temidos velociraptors e também da icônica Rexy, a T-Rex do parque não aprovado de John Hammond.

Leia mais sobre Jurassic Park

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Melhores filmes com dinossauros

Resident Evil 4 Remake é anunciado e chega em 2023