7 filmes de terror com monstros

É chegado outubro, o mês do Halloween, mês de celebrar o que para muitos é o melhor gênero cinematográfico; O terror. E por aqui nos Bastidores não será diferente. Todas as sextas feiras do mês vou lançar uma lista com 7 filmes de terror/suspense para celebrar este gênero tão querido.

Pra começar, vamos falar sobre os monstros, humanoides ou não, estão nesta lista qualquer tipo de criatura que não seja essencialmente humano. Outra observação importante que serve para o resto das listas é que vou evitar incluir clássicos consagrados, como, no caso dessa lista, por exemplo, Alien ou filmes muito conhecidos como Um Lugar Silencioso.

7. Febre Do Mar (2020)

Sinopse: A tripulação de uma traineira irlandesa a deriva no mar, luta por suas vidas contra um parasita no suprimento de água.

Sea Fever, ou febre do mar, em tradução livre, é um longa Irlandês que chegou de mansinho em março deste ano em VOD. O filme trabalha a paranoia e o isolamento de forma quase profética, rendendo paralelos interessantes com o que vivemos neste ano de 2020, com as medidas de restrições e isolamento social. De tantas abordagens possíveis, o filme se torna minimalista e aposta na paranoia e loucura para engajar seu público. Jogando os personagens uns contra os outros quase a todo instante, a trama nos envolve e nos faz questionarmos o que faríamos se estivéssemos no barco.

6. Um Monstro no Caminho (2016)

Sinopse: Kathy planeja viajar até a casa de seu ex-marido para levar sua filha Lizzy. Enquanto atravessam um trecho com uma floresta, Kathy atropela algo estranho. Com o carro parado na estrada e sozinhas, a pior noite de suas vidas as espera.

Talvez o filme mais próximo do drama de toda a lista, Um Monstro no Caminho intercala momentos do presente e do passado no intuito de demonstrar a complicada relação entre uma mãe problemática e alcoólatra e sua filha pequena e de como elas terão de deixar todo o ressentimento de lado se quiserem sobreviver. O grande mérito do longa são os efeitos práticos, que driblam o orçamento minúsculo e criam um monstro terrível e ameaçador. Embora o filme perca um pouco a mão na dosagem entre o terror e o drama, não deixa de ser uma boa opção e rende bons sustos e gore.

5. Cloverfield:  Monstro (2008)

Sinopse: Rob Hawkins mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos para uma festa de despedida. Todos são surpreendidos quando um monstro imenso aterrissa na cidade e traz como consequência muitas mortes e destruição. Usando uma câmera de vídeo, amigos gravam a dificuldade para sobreviver enquanto toda a cidade é destruída.

Cloverfield – Monstro é um filme previsível, mas indispensável em listas como esta. Isso graças a um Matt Reeves ainda em ascensão (Trilogia Planetas Dos Macacos e Batman (2021).), que teve a difícil missão de renovar um já saturado estilo found footage. O diretor aproveita o caráter documental que esse estilo provoca e aposta no elemento especulativo. Ele escolhe revelar o monstro e expor a situação ao público aos poucos, fazendo o telespectador começar a montar o quebra cabeça logo nos primeiros 20 minutos. Outro acerto da produção que contribui é toda a mitologia criada fora do filme que passam a impressão de um evento real; Websites, artigos, vídeos e até pessoas foram “criados” e podem ser encontrados até hoje na internet.

4. O Sono Da Morte (2016)

Sinopse: Logo após perder o filho pequeno, o casal Jessie (Kate Bosworth) e Mark (Thomas Jane aceita adotar Cody (Jacob Tremblay). O filho adotivo se adapta bem à novas família, mas ele tem um problema: os seus sonhos se tornar realidade, e os pesadelos, especialmente, podem ser mortais.

Dirigido pelo prolífico Mike Flanagan (A Maldição da Residência Hill e Jogo Perigoso), O Sono Da Morte veio e passou despercebido por grande parte do público, tampouco é lembrado hoje em dia, uma grande injustiça. O filme é preciso em equilibrar drama/terror/fantasia e tem tudo do que se espera de cada um desses gêneros. Os jumpscares estão no limite e são de execução ok, o drama é introduzido logo na primeira cena e é impossível não se solidarizar pela tragédia que essa família passou e a fantasia é bem entrelaçada com os outros dois gêneros muito graças a habilidade do roteiro, também de Flanagan.

3. Sputnik (2020)

Sinopse: Um astronauta soviético retorna ensanguentado de uma missão espacial e, após passar por uma bateria de exames, autoridades descobrem que ele retornou com um parasita alienígena hospedado em seu corpo.

Ok, hora de ousar um pouquinho, aqui vai uma recomendação de um filme russo: Lançado neste ano, Sputnik é um filme de terror/ficção científica que mostra que nem só em hollywood se produzem filmes de qualidade. A trama, mesmo formulaica, diverte pelo seu gore e algumas reviravoltas inesperadas e ainda surpreende ao convidar o espectador a ter algumas reflexões filosóficas.

2. O Nevoeiro (2007)

Sinopse: Depois que uma tempestade causa danos em sua casa no Maine, David Drayton (Thomas Jane) e seu jovem filho vão à cidade para conseguir alimentos e suprimentos. Logo depois, uma espessa neblina contendo misteriosas criaturas atinge a cidade, deixando várias pessoas presas na mercearia.

Embora os cenários e o CGI denunciem o baixo orçamento e deixem o filme datado, existe algo aqui que marcou o filme para sempre no gênero: O final. Aclamado por Stephen King (autor da obra original) e pelo público, o Nevoeiro têm o final mais corajoso e cruel da história recente do gênero e merece ser assistido.

1. Abismo Do Medo (2005)

Sinopse: Um grupo de jovens amigas resolve fazer uma expedição a uma caverna até então nunca explorada, no entanto, um deslizamento de terra faz com que as garotas fiquem presas e com escassos suprimentos. À medida que cresce a tensão, elas descobrem que criaturas estranhas e malignas habitam o local.

Um clássico contemporâneo do gênero, Abismo do Medo provoca um misto de sensações horríveis que levam o espectador a completa exaustão. Acertadamente, o diretor/roteirista Neil Marshall escolheu rodar o longa em ordem cronológica, o que ajudou a compor uma trama enervante que gradativamente insere novos elementos e aumenta o horror, nas protagonistas, e no público, até chegarem no melhor final possível.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Alex

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

007 – Sem Tempo Para Morrer Sofre mais um Adiamento

Cobra Kai é Renovada Para a Quarta Temporada