em ,

A indústria da moda através das lentes — Filmes que retratam o universo fashion

Uma das maneiras mais fáceis e divertidas de se aprender sobre um assunto é por meio de produções cinematográficas. Apesar de nem sempre tudo o que se vê nas telas ser estritamente fiel aos fatos reais, é possível criar uma boa noção sobre diversos temas enquanto se distrai assistindo filmes interessantes.

Para quem é bastante ligado a moda e acompanha tudo sobre as tendências e notícias da indústria, saiba que há muito conteúdo para se aprofundar sobre essa área nas obras que assistimos. Mesmo produções que não a tem como a temática central podem se tornar um arauto de conhecimento sobre o tópico graças aos seus figurinos. O que faz todo o sentido, já que a moda nada mais é do que um reflexo da nossa sociedade, cultura e história enquanto as obras cinematográficas são um meio de representá-las, as perpetuando através do tempo.

No entanto, se o interesse é saber mais da indústria em si, existem diversos filmes que dão enfoque no universo fashion. Neles é retratado a realidade dos bastidores do setor que vão além de só glamour e luxo como a maioria das pessoas pensam, bem como a trajetória de grandes nomes que deixaram a sua marca na história da moda. Então, para conhecer mais sobre o tema, é só adicionar as obras a seguir a sua lista e se preparar para adentrar nesse mundo que encanta e movimenta a vida de tantas pessoas.

Filmes sobre a Indústria da Moda

Cinderela em Paris (1957)

Direto da Era de Ouro de Hollywood, Cinderela em Paris é uma comédia romântica musical que conta com um elenco de peso sendo estrelado por Audrey Hepburn e Fred Astaire. Ícone de moda, a presença de Audrey por si só já seria um atrativo para os apreciadores de moda que amam seu estilo dentro e fora das telas.

Contudo, além do figurino – com o melhor do vestuário dos anos de 1950 –, temos a história de uma modelo que é descoberta por um fotógrafo para ser o novo rosto de uma revista de moda chamada Quality. Com o desenrolar dessa trama em Paris, podemos dar uma espiada em como era a indústria da moda em uma de suas mais importantes capitais há mais de 60 anos atrás.

Prêt-à-Porter (1994)

Comédia satírica sobre o universo fashion, Prêt-à-Porter mostra a investigação de um assassinato em meio ao Paris Fashion Week. Fazendo graça da indústria de um modo bem caricato, essa produção não é necessariamente uma crítica ao setor e sim apenas um retrato despretensioso e divertido do que acontece durante um dos eventos mais importantes do mundo da moda.

Além do elenco que incluí atores renomados como Sophia Loren e Julia Roberts, temos também participações especiais de várias figuras importantes do cenário fashion, que vão desde o designer Jean-Paul Gaultier até a modelo Naomi Campbell. Se esse tipo de filme não faz muito o seu estilo, vale a pena conferir só para se inspirar com a moda dos anos 90 que está de volta, com tendências como a calça wide leg e o blazer oversized.

O Diabo Veste Prada (2006)

Um dos melhores filmes de Meryl Streep, O Diabo Veste Prada apresenta o por trás das cenas da revista de moda Runway ao comando da poderosa e impiedosa editora-chefe Miranda Priestly. Fora o figurino impecável, o que torna essa produção tão intrigante é o fato de ela ser baseada no livro de mesmo nome da escritora Lauren Weisberger, ex-assistente de Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue.

Portanto, tudo indica que o enredo foi fundamentado a partir de experiência própria, mas o que realmente é verídico e o que é ficção nessa história é difícil saber. De qualquer forma, Lauren conhecia bem o funcionamento de uma das mais importantes revistas de moda do mundo, desse modo o que vemos nas telas não deve estar tão longe assim da realidade.

Coco antes de Chanel (2009)

Uma das estilistas mais célebres e prestigiadas de todos os tempos, Gabrielle “Coco” Chanel tem o início de sua trajetória narrada nessa cinebiografia. A trama do filme foca em contar sua vida antes de ter a carreira de sucesso que todos conhecemos, mostrando seu perfil visionário e transgressor que contribuiu para quebrar tantos paradigmas na moda feminina. É muito interessante ver como foi o caminho percorrido por uma pessoa tão bem-sucedida até atingir esse patamar, por esse motivo, todos os admiradores de moda, história ou até mesmo sociologia devem assistir essa obra pelo ao menos uma vez.

The September Issue (2009)

Se em O Diabo Veste Prada temos apenas especulações do que é verdade em uma obra de ficção, The September Issue é um documentário que apresenta Anna Wintour em ação como editora-chefe da Vogue. A narrativa concentra-se na produção da edição de setembro, a mais importante do ano para revista, dando enfoque nos desafios de produzir a publicação. Durante o filme podemos ver a relação um pouco conturbada de Wintour com Grace Coddington, diretora-criativa da revista na época, confirmando que trabalhar junto a ela realmente não parece ser fácil.

Yves Saint Laurent (2014)

Outro designer renomado que teve sua vida representada nas telas foi Yves Saint Laurent em um drama biográfico francês que leva seu nome. O filme mostra o talentoso estilista com apenas 21 anos assumindo o comando criativo da grife Christian Dior após a morte de seu criador em um momento que a alta-costura estava em derrocada na Europa. Durante a produção, percebemos a grande mente revolucionária que foi Saint-Laurent que junto de seu parceiro Pierre Bergé seguiu o sonho de abrir a própria maison.

Trama Fantasma (2017)

Trama Fantasma é um drama histórico que gira em torno de um fictício designer no cenário da alta costura da Londres dos anos de 1950 que encontra sua musa em uma jovem garçonete. Ganhador do Oscar de melhor figurino de 2018, ainda que o enredo não tenha atraído tanto, o apelo visual está garantido com o elegante vestuário que vimos ao longo do filme. Além disso, a obra é uma ótima representação de como funcionava uma casa de alta-costura londrina nesse período, sendo algo muito fascinante de se ver.

Casa Gucci (2021)

Para encerrar, o polêmico Casa Gucci com Lady Gaga e Adam Driver nos papéis principais relata o assassinato do herdeiro de uma das mais importantes grifes italianas, a Gucci, por sua esposa Patrizia Reggiani em 1995. Embora um pouco exagerado na dramatização por vezes, o longa-metragem é muito oportuno para se ter uma pequena noção do que acontecia nos bastidores dessa família. Poderosos e influentes, eles foram responsáveis por criar e comandar a maison desde a década de 1920 até 1999 quando a marca passou a pertencer a um conglomerado francês. Esse grupo obteve sucesso em deixar o legado da família vivo até hoje com a Gucci se mantendo tão relevante no mundo da moda atual.

Redação Bastidores

Publicado por Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasileiro recebe reembolso após receber braço de guitarra no lugar de uma RTX 4070 Ti

Personagens clássicos da DC foram cortados de Shazam! Fúria dos Deuses