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As séries de fantasia e os figurinos que contribuem para dar vida a seus universos

Fantasia é um dos gêneros de séries que tem obtido mais sucesso ultimamente, com dezenas de produções se destacando entre as mais assistidas dos streamings. É fácil de entender o porquê, uma vez que elas nos fazem fugir da realidade, imergindo em seus universos distintos, além de estimular a nossa imaginação.

Para trazer um mundo novo às telas, que faça sentido e seja verossímil dentro de suas próprias regras, é preciso muita criatividade e dedicação. Ainda que, muitas vezes, essas produções sejam baseadas em livros ou outros meios de mídia, são inúmeros detalhes que precisam ser concebidos e concretizados durante o desenvolvimento dessas obras. Parte essencial dessa construção, os figurinos nem sempre recebem o prestígio e atenção merecida nesse tipo de produção.

O Emmy Awards, no entanto, sendo uma das principais premiações da indústria televisiva, divide a categoria de melhor figurino em quatro subcategorias, estando entre elas a de fantasia/ficção científica. Isso demonstra que exigências e dificuldades encontradas ao desenvolver o figurino em cada um desses gêneros é muito diferente.

Em obras que não são ambientadas na nossa realidade, a liberdade para a criação é muito maior, esse fator, contudo, pode também significar mais trabalho e esforço por parte dos profissionais dessa área. Por isso, vamos enaltecê-los falando dos incríveis figurinos de algumas das principais séries de fantasia do momento que só se concretizaram e nos encantaram com suas histórias graças também a esses talentosos figurinistas.

As Séries de Fantasia com os Melhores Figurinos

Wandinha

Em um universo não tão distante do nosso quanto outras séries de fantasia, Wandinha, um dos maiores sucessos da Netflix no ano de 2022, possui um figurino que chamou a atenção do público. Com sua estética gótica, a personagem principal não deixa de vestir itens que qualquer outra adolescente usaria, como um moletom ou uma jaqueta feminina.

O êxito de Collen Atwood, designer de figurino da produção, é justamente esse. Ela soube trazer uma excentricidade para o guarda-roupa dos outcasts de Nevermore, porém mantendo apenas uma diferença sutil em relação ao jeito de vestir dos humanos “normais”. Além disso, a personalidade de cada personagem é muito bem representada através de suas roupas, como a nítida disparidade entre o colorido de Enid e o preto, e branco de Wandinha.

O hype da série foi tão grande, que ela foi responsável por deixar o estilo gótico em evidência, sendo um dos visuais mais comentados, o vestido usado por Wandinha durante o baile da escola.  Sendo assim tão aclamada pelos fãs, esperamos que as polêmicas sejam deixadas de lado e a segunda temporada chegue logo para nos agraciar com novos episódios cheios de figurinos impressionantes.

Shadow and Bone

Série com duas temporadas, ainda aguardando pela confirmação da terceira, Shadow and Bone trouxe o Grishverse dos livros de Leigh Bardugo para as telas da Netflix. Compilando uma duologia e uma trilogia do mesmo universo em uma única produção, a figurinista Wendy Partridge precisou de muita atenção aos elementos característicos de cada região retratada nas obras para fazer jus a riqueza do mundo criado por Bardugo.

Uniformes militares do primeiro e segundo exército de Ravka, o estilo steampunk dos corvos de Ketterdam, os trajes influenciados pela cultura chinesa e mongol de Shu-Han e a suntuosidade do vestuário dos membros da família real de Ravka. Esses exemplos demonstram a diversidade necessária na caracterização multifacetada dos personagens. Como resultado temos uma série com muita representatividade e narrativas interessantes, pronta para ser a próxima série de fantasia de sua lista de assistidos.

The Witcher

Em junho estreará a terceira temporada de The Witcher na Netflix, a última que contará com Henry Cavill no papel principal, que será substituído por Liam Hemsworth na continuação da série. Baseada nos livros de Andrzej Sapkowski e tendo sido adapta para jogos de videogame bastante conhecidos, o material de inspiração da equipe de figurino da produção é mais vasto do que em outras obras de fantasia. Enquanto há alguns personagens que usam um figurino que se assemelha muito ao do universo dos games, há outros que receberam uma abordagem um pouco diferente na adaptação para a televisão.

Como toda fantasia medieval temos muitas roupas ricamente adornadas para os nobres e armaduras para os guerreiros. Lucinda Wright, que assumiu como figurinista na segunda temporada buscou trazer ainda mais realismo para as vestimentas concebidas ao passo que continuaram a encher nossos olhos. Torcemos para que a troca no elenco não tenha um impacto negativo na série, assim The Witcher possa continuar sendo o sucesso que é.

Sandman

Série de quadrinhos de Neil Gaiman, chegou na Netflix na sua versão para a TV em 2022. Bem recebida pela crítica e mais ainda pelo público, teve o seu figurino bastante aclamado tanto na mídia quanto nas redes sociais. O trabalho da figurinista Sarah Arthur foi minucioso, procurando ser o mais fiel possível as HQs. Ela também se preocupou em estar de acordo com cada período histórico ao mesmo tempo que as roupas funcionassem bem nas telas, trazendo o impacto necessário. De trajes históricos, a contemporâneos até as vestes mais surrealistas utilizadas por alguns personagens, Sandman nos fascina visualmente.

E foram justamente as vestimentas fantasiosas que mais chamaram a atenção. Além de destaque para o protagonista, Morpheus que usou até mesmo look de passarela do estilista britânico Gareth Pugh, as roupas de Gwendoline Christie como Lúcifer roubaram a cena. Para se conseguir esse excelente resultado, a equipe de figurino contou com a parceira do designer, marido de Gwendoline, Giles Deacon. Com isso, podemos perceber que a produção está repleta de profissionais muito competentes, esperamos que continue assim para as temporadas subsequentes.

House of the Dragon

Spin-off de Game of Thrones, House of the Dragon da HBO tinha muitas expectativas para serem atingidas com o seu lançamento e entregou. Com uma premissa similar, a disputa pelo trono de ferro, mas dessa vez, focado na família Targaryen em seu ápice, a série trouxe de volta elementos conhecidos e introduziu diversos novos. Jany Temime teve isso para considerar ao desenvolver o figurino para a produção, visto que uma estética já havia sido estabelecida na série original.

Ele optou por seguir a mesma linha, especialmente mantendo os símbolos que identificam as casas. Para as novas famílias ou as que não tinham aparecido tanto em GOT, inclusive a Targaryen, Jany pode exercer mais a sua criatividade. Mas uma vantagem ela teve em relação à equipe que trabalhou na primeira produção, um grande orçamento desde a primeira temporada, permitindo toda a imponência e pompa nos trajes dos personagens que estão em guerra pelo poder.  Contudo, é dificil que House of the Dragon alcance o patamar do fenômeno que foi Game of Thrones, só nos resta desejar que o final seja melhor.

Redação Bastidores

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