em

Annabelle | Conheça a História Real da Boneca

Annabelle 2: A Criação do Mal é um tremendo sucesso de público, filme arrecadou em menos de uma semana mais de US$100 milhões de dólares, no Brasil liderou as bilheterias por dois fins de semanas com mais de R$25 milhões em bilheteria nacional. 

A bonequinha amaldiçoada se tornou um ícone pop depois de fazer uma aparição no primeiro e segundo filme da franquia Invocação do Mal, depois disso teve caminho aberto para ter sua própria história contada nas telinhas e isso aconteceu com Annabelle (2014) e agora ganhou uma já mencionada sequência.

Antes de entrar nas diferenças entre filme e história real, é preciso saber algumas curiosidades sobre a boneca. Muito se diz que Annabelle era uma boneca de pano, mas poucos discutem a fundo sobre sua marca. Essa boneca de pano era muito famosa nos Estados Unidos, seu modelo é uma Raggedy Ann e foi criada originalmente em 1915. Primeiro como personagem de um livro e depois de se popularizar se tornou uma boneca, de tão famosa chegou até a virar desenho animado em Raggedy Ann & Andy: A Musical Adventure.

Depois que o caso dos Warren envolvendo a boneca ficou famoso, a boneca de modelo Raggedy Ann passou a aparecer em filmes de terror como é o caso de Irmãs Diabólicas (1972) em que ela aparece rapidamente.

Vamos para as diferenças entre filme e realidade: a boneca real era de pano e não tinha aspecto humano como a do filme. O tamanho das duas é parecido e a expressão da original era mais infantil. No filme, Annabelle parece uma criança de verdade, e sua fisionomia é muito mais amedrontadora que a real. 

Cena do filme Annabelle 2: A Criação do Mal

Origem no Cinema

Pelo incrível que pareça há duas histórias de origem para a boneca no cinema. A primeira versão é do longa de 2014. Nessa versão uma garota chamada Annabelle Higgins matou seus pais e depois se suicidou, ela fazia parte de um culto satânico. Daí a boneca é levada para a casa de um novo casal e passa a atormentar a eles e a filha. Essa história é bem diferente da mostrada em Annabelle 2.

Já em A Criação do Mal, Annabelle perturba um casal que novamente se encontra no centro de tudo. Eles perderam sua filha e estão sofrendo bastante. Eles passam a conversar com uma entidade que diz ser a filha deles, ela pede autorização para entrar na boneca. Na verdade não era um espírito e sim um demônio que possui pessoas e não brinquedos, ele está em busca de um hospedeiro que possa enfraquecer até que consiga entrar no corpo.

Essas são as duas versões de origem apresentadas no filme, claro que de forma resumida. A história do primeiro e do segundo tem pouco da verdade que cerca a boneca, o primeiro filme se aproximou mais de ter a história real contada. No segundo filme eles mudaram a trama para não ficar parecido com o primeiro. 

Foto da verdadeira boneca Annabelle presa no museu de Lorraine Warren

Origem Real

Vamos agora a origem real de Annabelle. Nos filmes muito se falou sobre uma tal de Annabelle Higgins, ela realmente existiu, mas antes vamos ao início da história. O caso Annabelle ocorreu nos anos 70, Donna era uma estudante e vivia junto com sua amiga, ambas cursavam medicina na mesma universidade. Então que a mãe de Donna teve a ideia de presentear sua filha com uma boneca modelo Raggedy Ann, como dito acima ela era muito popular na época e era bastante comum a ganhar de presente.

Em menos de um mês mais ou menos começaram a perceber que a boneca estava estranhamente se mexendo sozinha pela casa, movimento sutis. O que levou as duas a acharem que era alguém querendo as trollar. Só que as coisas começaram a piorar, ela passou a mudar de cômodos o que era estranho de início passou a ficar assustador. Não para por aí, assim como foi mostrado no primeiro filme de Annabelle ela passou a escrever mensagens, e a gota da água foi quando chegaram em casa e encontram manchas de sangue na boneca, isso foi o suficiente para que um especialista em casos sobrenaturais fosse chamado.

Foi nessa sessão que descobriram que onde as duas amigas viviam foi onde a verdadeira Annabelle Higgins foi encontrada morta e seu espírito estaria dentro da boneca, daí a explicação para as mensagens que apareceram de ‘Help me’. 

As duas se sensibilizaram com a história da menina dentro na boneca e decidiram ficar com ela. É aí que começaram a acontecer mais casos macabros, agora envolvendo terceiras pessoas. Se não bastasse a boneca se locomover pela casa sozinha, o que já era bastante estranho, ela passou a assombrar um amigo delas. Ele teria sonhado que a boneca estava o enforcando, o pior é que quando ele acordou seu pescoço estava cheio de marcas.

Lorraine e Ed Warren na casa em que se encontra o museu macabro deles

Donna continuou assustada com os acontecimentos e chamou um padre, ele viu que o caso era complicado e chamou os demonologistas mais famosos do cinema, Lorraine e Ed Warren, que aceitaram cuidar do caso. Eles explicaram para Donna que espíritos não entravam em brinquedos e objetos e sim em pessoas e que aquilo era um demônio que estava usando a boneca para perturbar e enfraquecer seu possível hospedeiro, fazendo com que o corpo da pessoa de tão debilitado fique fácil de apossar dele. 

Ed e Lorraine levaram Annabelle com eles, no trajeto de volta para casa acontecimentos estranhos ocorreram com o carro, falhas mecânicas, freios com problemas. Na residência dos Warren tudo continuou, a boneca mudava de posição, mudava sozinha de cômodos e até na cadeira de Ed se sentava. Casos estranhos não pararam de acontecer, um padre sofreu um acidente depois de ter dito para ela que era apenas uma boneca de pano.

Hoje a boneca está no museu dos Warren que fica na casa deles, assim como foi mostrado no filme Invocação do Mal. Ela fica presa em uma caixa de madeira e vidro com um sinal da cruz, uma vez por mês um padre vai até o local fazer preces.

Escrito por Gabriel Danius.

O que você achou desta publicação?

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista | 25 Filmes Brasileiros Imperdíveis

Lista | Os Melhores Sets LEGO Licenciados