A polêmica da Marvel e seu tratamento com os artistas de efeitos visuais continua um assunto que chama a atenção. Dessa vez, um artista VFX que se identificou deu uma entrevista à Vulture para comentar mais sobre as práticas do estúduio que ele define como abusivas.
De acordo com o profissional, a Marvel costuma encomendar mudanças gigantescas semanas antes do lançamento de seus longas e programas. “Um ou dois meses antes do lançamento, eles pedem para a gente mudar todo o terceiro ato”, disse o artista digital.
Segundo ele, os estúdios de VFX apresentam orçamentos para a Marvel, que escolhe sempre o mais baixo. Essa economia sempre cobra um grande preço dos artistas, que são obrigados a trabalhar várias horas extras com equipes extremamente reduzidas.
“Todos os projetos da Marvel tendem a ter menos pessoas do que o necessário. Enquanto eu costumo trabalhar em equipes de dez artistas em filmes de outros estúdios, nos da Marvel são duas pessoas, incluindo eu”, diz.
A Marvel é conhecida por ser uma má cliente há anos, desde a primeira fase de seu projeto cinematográfico. De acordo com o artista, diversos colegas reclamavam das mudanças em mínimos detalhes vindas de produtores sempre em prazo apertado e sem direcionamento específico.
A preferência do estúdio por diretores com pouca experiência com CGI também soma a esse cenário problemático.
“À medida que trabalhamos em um filme, enviamos imagens ainda não-finalizadas que não estão bonitas, mas mostram onde estamos. A Marvel muitas vezes pede que eles sejam entregues com uma qualidade muito maior desde o início do processo e isso leva muito tempo. Eles fazem isso porque seus diretores não sabem como olhar para as imagens iniciais e avaliá-las. Mas é assim que a indústria precisa trabalhar. Você não pode mostrar algo super bonito quando o básico ainda está sendo desenvolvido.”
“A outra questão é que, quando estamos em pós-produção, não temos um diretor de fotografia por perto. Então, muitas vezes somos nós bolando as tomadas. Isso causa muita incongruência”, continuou o artista, que disse que filmes como Pantera Negra foram afetados por problemas semelhantes.
“De repente, os personagens estão pulando, fazendo todos esses movimentos malucos como bonecos no espaço. De repente, a câmera está fazendo movimentos que não aconteceram no resto do filme. Tudo parece um pouco caricatural. Quebra a identidade visual do filme.”
Ele ainda destaca que a Marvel é uma cliente importantíssima para a sobrevivência de diversos estúdios, mas que na primeira falha, o estúdio entra direto em uma lista negra e não recebe mais ofertas de trabalho.
“Uma companhia de efeitos visuais não conseguiu terminar o número de tomadas e refilmagens que a Marvel estava pedindo a tempo, então eles deram o trabalho ao meu estúdio. Desde então, essa casa foi efetivamente impedida de obter trabalho da Marvel.”
Atualmente o próximo projeto da Marvel que contará com muitos efeitos visuais é Mulher Hulk que chega na Disney+ em agosto.
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