conj

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Informações técnicas

Distribuição: Warner
Duração: 112 min
Discos: 1
Embalagem: Amaray
Luva: Não
Preço: R$ 39,90

Vídeo

Razão de aspecto: 2.40:1
Resolução: 1080p
Codec: MPEG-4 AVC (24.75 Mbps)

Áudio

Inglês: DTS-HD Master Audio 5.1 (48kHz, 24-bit)
Português: DTS 5.1 (640 kbps)
Espanhol: DTS 5.1 (640 kbps)

 

 

conj5

O Filme

★ ★ ★ ★

2016 vem se mostrado um ano incrivelmente bem sucedido para o gênero do terror, que vinha sofrendo com produções ruins e métodos de franquia nocivos para sua qualidade. Isso é alentador, e um dos pontos importantes para essa mudança ocorreu em 2013, quando James Wan lançou o excelente Invocação do Mal. Um terror de época que aposta na ambientação pesada, força de um roteiro bem fragmentado e um elenco fantástico, resultando em um longa que respeita o gênero e é bem eficaz em assombrar o espectador. Um dos melhores filmes de terror dos últimos anos.

con2

Invocação do Mal: Frente a Frente com o Terror

★ ★ ★ ½

Centrada na história real na qual o filme é baseado, o pequeno featurette traz depoimentos com os membros sobreviventes da família Perron, que trazem depoimentos arrepiantes sobre sua estadia na casa assombrada, os efeitos provocados e a tenebrosa Bathsheeba. Claro, tudo é editado e dirigido para provocar um efeito sensacionalista e impactante, quase como um bom episódio de Assombrações do Discovery. Não oferece muito, mas certamente é capaz de provocar uns arrepios no espectador.

con5

Uma Vida na Demonologia

★ ★ ★ ★

De maneira similar, este featurette concentra-se no lado verídico da história, oferecendo um mini documentário sobre a carreira e origens do casal Ed e Lorraine Warren. Vemos um panorama sobre suas ocupações e vidas pessoais antes de seu embarque no ramo sobrenatural, entrevistas com a própria Lorraine Warren, o diretor James Wan, um passeio ao famoso “museu” de relíquias dos Warren em Connecticut e diversas imagens de arquivo. É uma peça um tanto engrandecedora da reputação dos Warren, mas oferece um bom insight quanto à importância do casal em relação aos métodos de investigação paranormal modernos. E a presença de Lorraine torna a visita muito, muito interessante.

con4

Extremamente Assustador

★ ★ ★ ½

Finalmente, um pouco de filmmaking! Em enxutos 8 minutos, vemos o processo de criação do roteiro dos irmãos Chad e Carey Hayes, o elenco encabeçado por Vera Farmiga e Patrick Wilson e, principalmente, o talento do diretor James Wan. Vemos aqui entrevistas que revelam sua intenção de fazer um filme “biográfico” e algumas de suas técnicas para garantir uma cena que seja realmente assustadora, dispensando truques baratos e uma dependência excessiva no gore – com destaque para um detalhe específico durante a sequência de exorcismo no último ato. Uma pena que seja curto, e faz desejar que Wan tivesse gravado uma faixa de comentários em áudio…

Conclusão

nota-3,5
Um dos mais assustadores filmes de terror dos últimos anos, Invocação do Mal ganha um lançamento em blu-ray que privilegia os elementos verídicos da história e parece preocupado em garantir veracidade a estes, rendendo um bom insight na história do casal Warren, mas deixando a desejar para os apaixonados pela arte do cinema do horror. Merecia uma versão mais completa com comentários em áudio e ao menos um depoimento do compositor/monstro Joseph Bishara. Ainda assim, vale pra matar algumas curiosidades.

Comente!