em ,

Bolsonaro demite Roberto Alvim da Secretaria de Cultura, após citação a Goebbels

O presidente Jair Bolsonaro demitiu o secretário de Cultura, Roberto Alvim, após o vídeo divulgado nas redes sociais, em que Alvim aparece realizando uma fala polêmica com referências ao nazismo.

Bolsonaro emitiu uma nota em que fala sobre a demissão do secretário, e repudiando a fala de Alvin. 

“Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência”, publicou o presidente em sua conta no Facebook nesta sexta-feira (17). “Reitero nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas. Manifestamos também nossa total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos valores comum”, completou Bolsonaro.

O vídeo que vem rendendo polêmica e muita revolta pelas redes sociais é um em que o secretario anuncia o Prêmio Nacional das Artes, Alvim cita trechos de um discurso de Josephe Goebbels, ideólogo nazista.

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”, disse Alvim no vídeo que já foi retirado da conta oficial da Secretaria de Cultura no Twitter.

Já a citação de Joseph Goebbels, feita em um pronunciamento para diretores de teatro, dizia: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo,, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”.

O dramaturgo Roberto Alvin foi nomeado para Secretario de Cultura em novembro, algumas semanas após ter defendido a atriz Fernanda Montenegro nas redes sociais. Alvin foi nomeado como diretor da Funarte, em junho.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Better Call Saul é renovada para sexta e última temporada!

Dolittle | Filme com Robert Downey Jr. é massacrado pela crítica internacional