As agências de turismo de Chernobyl confirmaram que a sala de controle considera ainda altamente radioativa do Reator 4, da planta de energia nuclear, no centro da infame catástrofe que chocou o mundo em 1986, está aberta para a visitação guiada de turistas

Entretanto, é necessário que os turistas usem um traje protetor, capacete e luvas enquanto estejam dentro do local.

 A notícia chega após a decisão em julho do presidente ucraniano Vladimir Volydymyr de proclamar à região como uma atração turística oficial.

Ainda, os visitantes à unidade devem ser submetidos depois a dois testes de radiologia para medir a exposição a contaminantes.

Segundo afirma Ruptly, a radiação na sala ainda é 40.000 vezes mais alta do que o normal.

O reator da unidade 4 gravemente danificado e seu sarcófago original foram cobertos por um arco de 32.000 toneladas chamado New Safe Confinement.

Não é estranho que a sala de controle tenha sido liberada para o público, visto a popularidade que a minissérie da HBO, Chernobyl alcançou.

A minissérie foi extremamente bem avaliada no IMDB, tanto que está liderando o ranking feito com foco em produções dramáticas para a TV, ficando com 9,7, nota superior a Game of Thrones que aparece com 9,4 e em sexto lugar no ranking.

A trama de Chernobyl reconta como aconteceu o acidente, na antiga URSS, na usina nuclear e seus desdobramentos para toda a população local. 

Chernobyl está disponível no HBO GO.