em

CNN americana afirma que compartilhar memes de pessoas negras é “racismo contemporâneo”

Um artigo publicado no site da CNN norte-americana está gerando bastante debate nas redes sociais. Conforme o texto, pessoas brancas que compartilham memes de pessoas negras cometem o que eles chamam de “racismo contemporâneo”.

A prática já tem nome: blackface digital. Em linhas gerais, ela ocorre quando brancos “se apropriam” de expressões on-line de imagens, gírias e elementos da cultura negra para transmitir “alívio cômico ou expressar emoções”. Se negros, contudo, usarem os memes, não é racismo.  Pois  eles têm lugar de fala.

O artigo dá mais detalhes a respeito desse comportamento.

“O blackface digital está errado, porque é uma reembalagem moderna de shows de menestréis, uma forma racista de entretenimento popular no século 19″, afirma o autor. “Foi quando os atores brancos, rostos escurecidos com cortiça queimada, divertiram o público interpretando personagens negros como simplórios desajeitados e despreocupados. Essa prática continuou no século 20 em programas de rádio.”

Esse tema veio à tona depois de um vídeo de uma mulher negra chamada Kimberly Wilkins viralizar nas redes. Após escapar de um incêndio em um apartamento, e ser entrevistada por um repórter, ela responde sem rodeios: “Ninguém tem tempo para isso”.

O conteúdo então vem sendo usado em diferentes contextos pelos internautas para fazer graça de momentos hilários da rotina.

Avatar

Publicado por Daniel Tanan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é renovada para a quinta e última temporada, confira trailer de anúncio!

Jeremy Renner publica vídeo andando após seu acidente