em , ,

Crítica | Downton Abbey II: Uma Nova Era – Querido como sempre

Sabe quando você tem um carinho grande por uma série ou filme e quando você assiste dá aquela sensação de conforto e de algo familiar? É exatamente assim que os fãs de Downton Abbey vão se sentir assistindo a nova produção de Jullian Fellowes, que foi ao ar de 2010 à 2015, e retornou agora pela segunda vez às telas de cinema: Downton Abbey II: Uma Nova Era.

Depois de receber o rei da Inglaterra, serem afetados pelo o naufrágio do Titanic, pelo sufrágio feminino, pela Primeira Guerra Mundial, viverem a epidemia da Gripe Espanhola, a Guerra de Independência da Irlanda, a chegada da eletricidade e com isso, da geladeira, do telefone e passarem crescimento do partido nazista alemão e do socialismo russo, os Crawley, seus agregados e funcionários de sua propriedade agora se esbarram com o início do cinema falado na década de 30.

Um promissor cineasta britânico, vivido por Hugh Dancy, se interessa por Downton para as gravações de seu novo filme, e apesar do desprezo dos mais velhos em relação a novidade da sétima arte, Lady Mary (Michelle Dockery), sob o comando dos negócios da família, vê a situação como uma oportunidade para realizar melhorias na mansão, que com o tempo sofre para se manter no alto padrão aristocrático.

Em paralelo, a família recebe a notícia de que Violet (Maggie Smith) surpreendentemente herdou uma villa no sul da França, de um homem que não via desde que era jovem e ninguém já ouviu falar. Parte dos integrantes (junto de alguns dos seus fiéis funcionários) decidem checar esse mistério e embarcam para a Riviera Francesa, onde tentam descobrir mais sobre a juventude da mãe Robert (Hugh Bonneville), entre passeios na praia, disputas de tênis e almoços no jardim ensolarado.

A produção, dirigida por Simon Curtis (Sete Dias com Marilyn), dá espaço para o desenvolvimento de vários personagens, sem deixar pontas soltas. Em meio a deterioração da saúde da Condessa Viúva, Tom (Allen Leech) se casa com Lucy (Tuppence Middleton), dando continuidade ao relacionamento iniciado no filme anterior, já Edith (Laura Carmichael) decide voltar à carreira de jornalista com o apoio do marido. Cora (Elizabeth McGovern) dá suporte à Robert, como sempre, e se depara com uma desagradável notícia. Isobel (Penelope Wilton) se encarrega de deixar toda as coisas de Violet em ordem. Daisy (Sophie McShera) tenta desencalhar a Sra. Patmore (Lesley Nicol), enquanto se deslumbra com os bastidores do cinema.

Sempre de bom humor

As risadas do público são provocadas, principalmente, pelos veteranos Smith e Jim Carter, que interpreta Carson. Maggie é mais uma vez o grande coração da produção e junto com o mordomo mais querido da televisão britânica, fazem maravilhas com o texto, trazendo o característico humor britânico e muita língua afiada.

Para quem acompanhava a série, se vê realmente diante do fim de uma era e o começo de uma nova, marcada pela despedida de alguns, o retorno e a chegada de outros, e a modernidade batendo na porta às vésperas da Grande Depressão.

Mais uma vez, Followes amarra bem a narrativa, aparentemente finalizando a história de vez, apesar de que em momento algum deixe algo impedindo que ainda se veja mais sobre a família. Na verdade, seria até interessante saber como eles enfrentariam os desafios que estão por vir nos próximos anos, que marcam a história do mundo (eu sempre achei que a série acabaria com a Segunda Guerra, já que começou com a Primeira).

Os que amavam acompanhar o dia a dia da mansão, não vai se decepcionar com o melodrama leve, emocionante e exuberante visual.

Downton Abbey II: Uma Nova Era está em exibição cinemas brasileiros.

Downton Abbey II: Uma Nova Era (Inglaterra, 2022)

Direção: Simon Curtis
Roteiro: Julian Fellowes
Elenco: Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern, Maggie Smith, Imelda Staunton, Michelle Dockery, Laura Carmichael, Jim Carter, Phyllis Logan, Penelope Wilton, Dominic West, Hugh Dancy, Allen Leech, Joanne Froggatt, Laura Haddock
Gênero: Drama
Duração: 125 min

Avatar

Publicado por Giulia Ghigonetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sam Raimi diz que o Homem-Aranha é seu personagem favorito do MCU