em ,

Crítica | FIFA 17

nota-5

Quem nunca jogou algo relacionado a esportes que atire a primeira pedra. Mesmo aqueles que não são fãs desse tipo de gênero acabam jogando pela bagunça na casa de amigos ou, às vezes, experimentando em lugares onde o jogo está sendo colocado em amostra.

O mais famosos do gênero são os jogos de futebol que, acredite se quiser, tem sua fama desde os anos 1990 com “International Super Star Soccer Delux”, e claro como todo boa evolução os jogos de futebol tem se tornado padrão para todos os tipos de plataforma trazendo mais realismo e mais diversão a cada ano que passa, nos dias atuais esse assunto nos traz apenas um nome “FIFA” uma franquia com uma longa história de vida que lança seu mais novo título Fifa 17 lançado em 27 de setembro, porém com um diferencial que pode revolucionar todo tipo de jogo relacionado a esportes.

Vamos começar falando da inovação que Fifa 17 trouxe em relação a seus antecessores, o modo “Jornada” que de fato está agradável até mesmo para os não apreciadores da franquia. Nesse modo controlamos o personagem Alex Hunter e sua caminhada para se tornar um jogador profissional de futebol, o enredo é bem interessante e focado nos problemas tanto familiares como íntimos de Alex Hunter, graças a isso o jogador cria um certo laço especial com o personagem e com o desenvolver de sua história, conseguindo prender o jogador de início ao fim sem se cansar ou enjoar do jogo.

A família Hunter é bem explicada no modo Jornada e cada um tem um temperamento e um jeito de enxergar as coisas. Jim Hunter avó do personagem principal foi um lendário jogador da seleção da Inglaterra nos anos de 1966 e 1967, jogando pela gloria e honra ao seu país.

fifa-17-5

Mesmo com as mudanças no tempo e no esporte, Jim tem uma cabeça mais velha, não confiando direito em empresários ou fama de esporte, já que naquela época Jim acreditava apenas em representar seu país. Já o pai de Alex Hunter acaba tendo uma lesão séria e acaba afastado do mundo do futebol o que lhe torna uma pessoa insensível e irritada em todo momento que ele é apresentado, isso é também um foco interessante na história do jogo, o laço familiar do personagem é bem conturbado, tendo apenas a mãe como um verdadeiro apoio e o avô como uma expiração para seguir seu sonho.

O modo Jornada traz muitas coisas interessantes, uma delas é o momento de escolher o time que Alex irá participar. Mostrando informações como títulos ganhos, bônus de titular, renda mensal e entre outras informações validas para ter um desempenho a mais no time, jogadores reais presentes no jogo também irão ajudar Alex Hunter a se tornar um grande profissional como Harry Kane e James Rodriguez e, claro, o sistema de escolha de resposta que acaba influenciando na personalidade de Alex Hunter.

O sistema de escolha talvez seja a parte mais interessante de se analisar durante o modo jornada, podemos fazer com que Alex Hunter tenha três tipos de resposta, a primeira resposta acaba influenciando em uma personalidade mais tranquila o que acaba dando pontos para seu relacionamento com o treinador e com sua equipe, a segunda resposta acaba transformando Alex em um tipo de jogador esnobe e marrento aumentando sua popularidade com seus seguidores porem diminuindo a confiança que o treinador e a equipe teria no personagem, e por último a terceira resposta que é um tipo de resposta neutra que pode mesclar os dois tipos de personalidade e dar um resultado aleatório entre treinador e popularidade.

No modo Jornada somos apresentados a  uma árvore de talentos, no qual ganhamos 1 ponto a cada level que Alex Hunter ganha, nela podemos investir em sua resistência, velocidade máxima, força de chutes, dribles e em outras habilidades uteis dependendo do estilo que o jogador gosta de jogar, vale ressaltar também que em certos momentos do jogo seremos obrigador a treinar Alex Hunter em pequenos desafios para aumentar suas habilidades padrões, quanto maior for a nota de seu treino mais experiência ganhamos e o mais importante, mais chances de entrar no time titular temos.

fifa-17-1

Ao começar uma partida de futebol no modo “Jornada” temos 2 opções iniciais, jogar com o time todo e ter controle de todos os jogadores presentes no time, ou apenas jogar como Alex Hunter e ter uma profundidade maior na história do personagem.

A inteligência artificial de FIFA 17 está muito boa e fazendo poucos erros de jogabilidade, logo é recomendável jogar apenas como Alex Hunter e entrar de cabeça em sua carreira profissional. Dentro da partida o jogador terá alguns desafios para serem concluídos, entre eles ter uma nota de participação alta, fazer um número de gols ou de roubadas de bola e até mesmo ganhar a partida. no final de cada partida podemos ler um resumo do que o técnico achou bom e ruim sobre o desempenho de Alex Hunter e isso influencia nas entrevistas e perguntas que o personagem acaba recebendo.

Os gráficos de Fifa 17 estão lindos e bem realistas, um dos seus grandes problemas foi consertado graças a engine FrostBite, podemos notar o suor no rosto dos personagens e detalhes impressionantes nos rostos, os estádios e o gramado bem construídos, além de termos bem moldados e ao mesmo tempo animados com seus incentivos para os jogadores. Expressões de alegria e raiva são muito bem notadas ao errar ou marcar um gol, um trabalho sensacional possibilitado pela FrostBite.

O trabalho de narração também está formidável, representando o Brasil temos a dupla dinâmica Tiago Leifert e Caio Ribeiro que fazem ótimos comentários conforme o jogador faz a partida, ao todo a dupla teve mais de 13 mil diálogos gravados e trabalhados para as diversas situações que ocorreria na partida, uma curiosidade é que também foram gravadas narrações exclusivas para o modo história e para Alex Hunter dando uma impressão super-realista de um personagem fictício.

fifa-172

Para aqueles jogadores que querem se aprofundar mais em FIFA 17, podem ficar tranquilos.novamente o Ultimate Team está de volta para o jogador criar e gerenciar seu time com as melhores estrelas do mundo futebolístico. No mesmo esquema que seus antecessores, é possível comprar, vender, emprestar e até mesmo evoluir os jogadores famosos presentes no jogo, vale lembrar que detalhes são importantes para se criar um bom time, como por exemplo nacionalidade dos jogadores, liga que disputam e até mesmo conhecimento em suas respectivas posições.

A jogabilidade de FIFA 17 está um pouco mais lenta, diferente de seus antecessores e também com um juiz menos punitivo. O modo que a jogabilidade flui está mais focado em toques longos e defender a bola com o corpo do jogador, também poupar seu jogador é importante já que velocidade de movimento está muito importante para conseguir finalizar uma jogada, as cobranças de laterais estão um pouco esquisitas não dando um sinal correto de onde a bola irá parar, parece que fazer um gol de cabeça é extremamente difícil.

O modo online também está muito bem elaborado, e dá uma enorme vida ao jogo, podendo até mesmo disputar ligas online, a dificuldade vai variar de jogador a jogador, alguns são mais experientes e vem de jogos passados, outros estão começando exatamente no Fifa 17, mas não se preocupe o machtmaking é bem elaborado e colocara você contra jogadores do mesmo nível de conhecimento que o seu.

E claro como não mencionar as conquistas e troféus que FIFA 17 contém? Ao todo são mais de 90 conquistas para serem alcançadas em todos os tipos de modos presentes no jogo, concluir o modo jornada, fazer partidas online, fazer um gol da vitória e entre outras dão uma vida imensa para quem quiser se aprofundar e platinar o jogo de uma vez só.

fifa-173

Um dos problemas chatos de FIFA 17 é o conflito de licenciamento que a EA acabou tendo, por causa disso os times brasileiros presentes no jogo estão com nomes fictícios e formações diferentes do que os times brasileiros tem, o que é estranho pois todos os times presentes até mesmo de segundas divisões tem seus respectivos jogadores, vale torcer por uma atualização vinda pela EA e consertar esse erro medonho com personagens totalmente nada a ver.

FIFA 17 com certeza chegou para mostrar que é a melhor franquia no ramo de jogos de futebol, a evolução dos gráficos graças a FrostBite está muito bem-vinda e superior aos seus antecessores, o modo jornada chega como uma inovação e incentivo para outros jogos com temática de esporte, a criação de Alex Hunter e o laço de amizade entre jogador e personagem é realmente forte e satisfatória dando até um gostinho de “quero mais” no final, a dublagem realista e bem trabalhada de Tiago e Caio também caem como uma luva no jogo, sem falar os inúmeros modos de jogo que FIFA 17 contem para agradar todos os tipos de jogadores, FIFA 17 chega forte aos mercados e com certeza ganha o título de melhor jogo de futebol do ano.

Agradecemos pela cópia gentilmente cedida pela Eletronic Arts Brasil.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Antonio Henrique

Maluco de computador formado pela Unip em Sistemas de Informação, amante nato de jogos de todos os tipos desde os 8 anos de idade, seguindo a carreira de B.I e querendo sempre escrever sobre o que amo e gosto. Izii pizzy!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Kong: A Ilha da Caveira | Gorila gigantesco no novo trailer do filme!

marias

Crítica | Marias