• facebook
  • twitter
  • instagram
  • youtube

Bastidores

Aqui a crítica acontece!

  • Popular
  • Quente
  • Tendência
Menu
  • Início
  • Nos Bastidores
    • Entrevistas
    • Quadrinhos
    • Games
    • Livros
  • Notícias
    • Cinema
    • Games
    • Quadrinhos
  • Cinema
    • Catálogo
    • Home Video
    • Lançamentos
  • Artigos
  • Listas
  • Especiais

Switch to the dark mode that's kinder on your eyes at night time.

Switch to the light mode that's kinder on your eyes at day time.

Search
Acessar Conta
Enviar post
Publicação Imagem Vídeos Diversos Ver todos modelos

Bastidores

Aqui a crítica acontece!

  • Popular
  • Quente
  • Tendência
Menu

Switch to the dark mode that's kinder on your eyes at night time.

Switch to the light mode that's kinder on your eyes at day time.

Acessar Conta
Enviar post
Publicação Imagem Vídeos Diversos Ver todos modelos

Últimas Publicações

  • Top 11 Melhores episódios de Attack on Titan!

  • Tubarão bizarro com feições humanas é encontrado na Indonésia

  • Reboot de The Twilight Zone com Jordan Peele é cancelado após duas temporadas

  • Deadpool será a única franquia da Marvel para maiores de idade, diz Kevin Feige

  • Bioware cancela reformulação gigante de Anthem; desenvolvimento é abandonado

  • Novo estúdio dedicado à franquia Avatar: A Lenda de Aang e novo filme são anunciados

Previous Next
em Catálogo, Cinema

Crítica | Os Miseráveis (2012)

publicado por Avatar Lucas Nascimento 09/07/2016, 13:03 1.9k Leituras

Já disse e não vejo mal em repetir: não gosto de filmes musicais. No entanto, a versão de Tom Hooper para Os Miseráveis traz um elenco muito carismático e 8 indicações para o Oscar deste ano, logo merece ser conferido até mesmo por aqueles que acham repentinos números musicais intrusivos em longa-metragens. Dito isso, o longa impressiona pela escala de sua produção e o talento de seu elenco, que se transforma realmente em um grupo de cantores.

A trama é mais uma adaptação da cultuada obra de Victor Hugo (que já ganhou bem sucedidas versões nos palcos da Broadway), que traz uma série de personagens em meio ao período da Revolução Francesa do século XVIII. No centro deles está Jean Valjean (Hugh Jackman), um condenado que foge de sua condicional e aspira por uma vida melhor, ao mesmo tempo em que é perseguido pelo cruel inspetor Javert (Russell Crowe) e se compromete em cuidar da jovem Cosette (Isabelle Allen, jovem, e Amanda Seyfried, adulta).

O que é realmente interessante sobre o novo filme é sua técnica inovadora. Primeiramente que cerca de 90% dos diálogos do roteiro não são pronunciados, e sim recitados em forma de canções – o que difere dos musicais habituais, onde a narrativa segue de forma padrão e é momentaneamente quebrada para a entrada de um número musical, onde impera determinada canção. Aqui, Hooper insere a cantoria como algo habitual desse “universo”, em uma clara tentativa de torná-las orgânicas, algo que não me recordo de ter visto em produções do tipo. Mesmo que seja uma iniciativa intrigante, o resultado é exaustivo de se acompanhar, já que o espectador é atacado com uma enxurrada de canções, uma atrás da outra. Há até uma cena em que acompanhamos diversas músicas diferentes ao mesmo tempo; o que, ainda que contribua para a preparação de uma batalha, soa como uma cacofonia incomodante.

Les Miserables

Mas certamente é de se dar créditos ao novo método de interpretação das canções. Geralmente o elenco se reúne em um estúdio para gravar todo o trabalho vocal separadamente, para depois atuar durante as filmagens tendo essas gravações de áudio como referência. Em Os Miseráveis, o elenco canta ao vivo, sendo no mínimo, ousado. E os resultados são absurdamente perceptíveis em cena, já que as interpretações ganham muito mais intensidade. A começar pelo protagonista Hugh Jackman, que abandona todo o teor cômico/durão de seu Wolverine para encarnar o complexo Valjean, personagem que passa por transformações físicas notáveis e o ator desaparece nelas, fortalecendo assim sua excelente (e esforçada) performance e comprovando sua imensa carga dramática (e também revelando sua habilidade para cenas de canto).

Favorita ao Oscar de Atriz Coadjuvante, Anne Hathaway de fato merece todos os elogios e prêmios que vem recebendo. Mesmo tendo pouco tempo em tela, sua Fantine é a figura mais trágica e marcante da projeção, e a atriz se despe de toda vaidade e ignora todos os clichês que poderiam surgir ao encarnar uma mulher que perde lar, cabelos e dentes e recorre à prostituição para sustentar sua única filha. Suja e com um olhar destruidor, Hathaway protagoniza o melhor momento do longa ao cantar “I Dreamed a Dream” em uma melodia melancólica e frustrada – e o fato de Hooper manter a cena sem cortes e focalizar a câmera em seu rosto, a torna ainda mais poderosa e emocionante.

A grandiosidade dos cenários também é de se admirar, sendo todos eles uma fiel recriação da Paris daquele período. O demérito vai para a junção artificial de ambientes reais e digitais, como a cantoria solo de Russell Crowe sobre um telhado da cidade, cujo uso óbvio de green screen compromete o bom trabalho do ator. Em efeito contrário, é justamente a artificialidade que favorece alguns fatores da fita, em especial as exageradas vestimentas e caricatas maquiagens dos vigaristas vividos por Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen (coincidentemente, ambas figuras igualmente cartunescas no ótimo Sweeney Todd de Tim Burton), que contribuem para o desempenho da dupla – que funciona como um divertido alívio cômico.

Com 168 minutos que se movem com notável lentidão, Os Miseráveis apresenta uma ótima história e um elenco espetacular, mas que é ofuscada em meio ao excesso de canções. O novo método escolhido por Tom Hooper favoreceu aos intérpretes, que dão o seu melhor em apresentações intensas, mas rendeu uma experiência difícil de se acompanhar.

Nas palavras do comediante Jerry Seinfeld: “Não gosto desses musicais, não entendo por que cantar, quem canta? Se tem alguma coisa pra dizer, diga!”

Nota: ★★★

Newsletter

Quer mais conteúdos assim?

Receba as melhores notícias e histórias que estão bombando de graça!

Gratuito e 100% seguro.

See more

  • Leitura Anterior Crítica | Django Livre – Faroeste black power
  • Próxima Leitura Crítica | A Hora Mais Escura

O que você achou desta publicação?

0 points
Upvote Downvote

What's Your Reaction?

  • RaivaRaiva
    0
    Raiva
  • TristeTriste
    0
    Triste
  • FofoFofo
    0
    Fofo
  • Ri MuitoRi Muito
    0
    Ri Muito
  • AmeiAmei
    0
    Amei
  • UAUUAU
    0
    UAU
  • ApáticoApático
    0
    Apático
Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Talvez Você Goste Disso

  • em Capa, Cinema, Lançamentos

    Crítica | Oito Mulheres e um Segredo – A Vez de Debbie Ocean

  • em Nos Bastidores, Notícias

    Oito Mulheres e um Segredo | Spin-off com Sandra Bullock e Cate Blanchett ganha novo trailer

  • disney live action
    em Capa, Catálogo, Cinema

    Crítica | Alice no País das Maravilhas (2010) – Lewis Carroll Desonrado

  • em Capa, Catálogo, Cinema

    Crítica | Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) – Um Grand Guignol Musical

  • em Capa, Catálogo, Cinema

    Crítica | Peter Pan (2015) – Uma reinvenção desnecessária e vergonhosa

  • em Capa, Nos Bastidores

    Oito Mulheres e um Segredo | Primeiro trailer mostra um roubo impossível

Mais Publicações em: Catálogo

  • Crítica em Vídeo | A Dama e o Vagabundo (2019)

    publicado por Avatar Gabriel Danius 24/11/2020, 00:50

  • Crítica | A Dama e o Vagabundo (2019) – Um Remake Adorável, Mas Nostálgico Demais

    publicado por Avatar Thiago Nolla 18/11/2020, 12:37

  • Crítica | O Halloween de Hubie – Adam Sandler mais caricato do que nunca

    publicado por Avatar Gabriel Danius 06/11/2020, 17:36

  • Crítica em Vídeo | Enola Holmes – Um filme ok

    publicado por Avatar Gabriel Danius 03/11/2020, 11:26

  • Crítica em Vídeo | #Alive – terror coreano não impressiona

    publicado por Avatar Gabriel Danius 17/10/2020, 01:15

  • Crítica | A Fuga das Galinhas – Uma Animação Exuberante

    publicado por Avatar Thiago Nolla 03/07/2020, 14:03

Comentários

  • Nosso site
  • Facebook

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Não Perca Isso

  • Quente

    Vela com aroma de vagina de Gwyneth Paltrow explode em casa britânica

    publicado por Avatar Matheus Fragata 21/01/2021, 13:57

  • Quente

    Homem faz documentário amador sobre “influencers em seus habitats naturais”; confira

    publicado por Avatar Matheus Fragata 23/01/2021, 12:36

  • Quente

    Podcast Três É Demais #44 | Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

    publicado por Avatar Lucas Nascimento 26/01/2021, 00:19

  • Quente

    Felipe Neto desaprova obrigatoriedade de Machado de Assis para jovens

    publicado por Avatar Matheus Fragata 25/01/2021, 23:42

  • Quente

    Netflix se empenha para retirar cenas sexuais de série Bridgerton de sites pornô

    publicado por Avatar Matheus Fragata 23/01/2021, 12:14

  • Quente

    Harry Potter ganhará série live-action na HBO Max, diz site

    publicado por Avatar Matheus Fragata 25/01/2021, 23:52

Crítica | Django Livre – Faroeste black power

Crítica | A Hora Mais Escura


Mais Lidas

  • Confira as estreias de março na Netflix

  • Cena inédita da 10ª temporada de The Walking Dead traz momento aguardado de reencontro

  • Dr. Hibbert, de Os Simpsons, terá novo ator como voz original

  • Days Gone será lançado para PC entre março e junho deste ano

  • Lollapalooza 2021 pode ser adiado, diz jornalista

Newsletter

Receba notícias e histórias que estão bombando

Gratuito e 100% seguro.

Siga no Facebook

Loading...

  • facebook
  • twitter
  • instagram
  • youtube

Newsletter

Não perca nossas notícias e histórias virais!

Receba as melhores notícias e histórias que estão bombando de graça!

Gratuito e 100% seguro.

Sobre

Nos Bastidores, aqui a crítica acontece!

Você pode nos contatar para envio de midiakit, sugestões ou críticas nos seguintes endereços:

📩 contato@nosbastidores.com.br
📩 matheus@nosbastidores.com.br
📩 sitebastidores@gmail.com
📩 matheus_fragata_1@hotmail.com

Siga no Facebook

Loading...

Procurando algo?

Mais Discussões…

  • Murilo Franco on
    Lista | Os Melhores Épicos do Cinema
  • Raíssa on
    Lista | 10 Filmes Sobre Arqueologia
  • pedrus alvaro on
    Os 10 melhores filmes de 2019

© 2021 Bastidores - Aqui a crítica acontece!

Site desenvolvido por
Voltar ao Topo
Close
  • Início
  • Nos Bastidores
    • Entrevistas
    • Quadrinhos
    • Games
    • Livros
  • Notícias
    • Cinema
    • Games
    • Quadrinhos
  • Cinema
    • Catálogo
    • Home Video
    • Lançamentos
  • Artigos
  • Listas
  • Especiais
  • Popular
  • Quente
  • Tendência
  • facebook
  • twitter
  • instagram
  • youtube
Enviar post

Log In

Sign In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Back to Login

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

To use social login you have to agree with the storage and handling of your data by this website. %privacy_policy%

Accept

Add to Collection

  • Public collection title

  • Private collection title

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.