em , ,

Crítica | What If…? – 01×09: E Se… o Vigia Quebrasse seu Juramento?

É isso aí. Como disse o Doutor Estranho no quarto filme dos Vingadores, é hora do Ultimato. Surpreendentemente, o rumo que What If…? toma em sua reta final é o de quebrar seu aparente formato de antologia e se revelar como uma grande narrativa contínua que unifica todas as histórias que vimos antes; quase como a primeira união dos Vingadores em 2012. O resultado em E Se… o Vigia Quebrasse seu Juramento?, apesar de pouco profundo, é extremamente divertido.

Após o caos instalado pelo Ultron destemido do episódio anterior, o Vigia é forçado a finalmente interferir no multiverso e reunir um time de heróis para deter a poderosa inteligência artificial. O grupo conta com os protagonistas de todos os episódios anteriores, trazendo de volta a Capitã Carter, o T’Challa Senhor das Estrelas, Thor Festeiro, Killmonger Rei de Wakanda, Doutor Estranho Corrompido e também apresentando uma nova versão de Gamora, de Guardiões da Galáxia.

O season finale de What If…? é literalmente uma grande cena de ação. O episódio escrito por A.C. Bradley corre pelas introduções e interações entre seus personagens principais, não oferecendo tanta profundidade na relação do grupo, mas ao menos maneirando no humor infantil que prejudica tanto os anteriores. É uma dinâmica bem parecida com o primeiro filme dos Vingadores, mas comprimida em um espaço de tempo menor e mais acelerado do que o longa de Joss Whedon.

Os Guardiões do Multiverso!

Com uma história rasa, o que o episódio nos resta mesmo é mostrar a ação. Felizmente, trata-se de uma melhora considerável quando nos lembramos dos fracos exemplares no início da temporada, com Bradley e o diretor Bryan Andrews explorando ao máximo as habilidades e combinações de poderes de seus heróis. Afinal, o episódio anterior se divertiu com o poder ilimitado de um Ultron sob posse de Joias do Infinito, mostrando-se um adversário à altura. Temos aqui então empolgantes embates do robô maligno contra os trovões de Thor, a magia negra de um Doutor Estranho possuído por Lovecraft e até mesmo uma combinação intrigante entre Capitã Carter e a Viúva Negra “Mad Max”. Boa ação que os fãs do gênero certamente vão gostar.

Após o espetáculo formidável, Bradley oferece a única camada de dramaticidade profunda do episódio. Posteriormente à batalha, todos os heróis do recém-batizado grupo Guardiões do Multiverso precisam voltar para suas respectivas realidades, não importando o quão destruídas e fraudulentas estejam. Isso garante um diálogo bem interessante entre o Vigia e a Viúva Negra, condenando seu ato voyeur e quase quebrando a quarta parede ao indagar que “nossas vidas são apenas histórias para você”. O que se segue é uma troca de falas de um nível quase metalinguístico sobre a arte de contar histórias, oferecendo uma dose emotiva surpreendentemente efetiva.

E assim termina o primeiro ciclo de What If…?, uma obra que teve muitos altos e baixos, mas chega em um desfecho que parece justificar tudo. Até os piores dos episódios (como aquele dos Zumbis) ganham ao menos uma menção criativa no episódio final, revelando que nenhum dos episódios foi jogado de forma aleatória.

What If…? – 01×09: E Se… O Vigia Quebrasse seu Juramento? (What If… The Watcher Broke His Oath?, EUA – 2021)

Showrunner: A.C. Bradley
Direção: Bryan Andrews
Roteiro: A.C. Bradley
Elenco: Jeffrey Wright, Hayley Atwell, Chadwick Boseman, Michael Rooker, Josh Keaton, Samuel L. Jackson, Toby Jones, Bradley Whitford, Ross Marquand, Chris Hemsworth, Michael B. Jordan, Benedict Cumberbatch
Gênero: Aventura
Streaming: Disney+
Duração: 35 min

Clique aqui para acessar o Guia de Episódios

O que você achou desta publicação?

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Daniel Craig diz que sentirá falta de James Bond após Sem Tempo Para Morrer

What if…? tem cena pós-créditos no último episódio; veja o que acontece