Estreou recentemente a 1ª temporada da série Os Defensores na Netflix. A plataforma digital de streaming vem trabalhando em produções próprias e os super-heróis da Marvel tem sido o carro-chefe da empresa. 

O grupo da Netflix/Marvel é comporto por quatro heróis: Demolidor, Luke Cage, Jessica Jones e Punho de Ferro. Os quatro foram desenvolvidos em séries próprias até que chegasse nessa temporada com todos juntos, formando o grupo denominado de Defensores. Só que há uma diferença entre o grupo clássico das histórias em quadrinhos da Marvel e essa versão feita para a TV. 

Origem nas Histórias em Quadrinhos

Os Defensores é um grupo criado em 1971, na época os Vingadores já eram reis nas histórias em quadrinhos por terem sido criados em 1963. Apesar do que é mostrado na série da Netflix, a respeito do grupo original composto de Matt Murdock (Demolidor), Jessica Jones, Luke Cage e Daniel Rand (Punho de Ferro) eles não fazem parte do primeiro formato. A composição tem personagens que nem de longe apareceram nas séries da plataforma de streaming, mas que já deram as caras no cinema em produções de diferentes produtoras como Marvel/Disney, Fox e Universal

A construção dessa equipe foi sendo feita aos poucos. ocorreu na revista formatinho do Capitão América n°10, nela não só os Defensores dão a cara como outra personagem que faria parte futura do grupo que era a Valquíria. Voltando para a versão americana, ela trazia quatro dos grandes astros da Marvel como Dr. Estranho, Namor, Surfista Prateado e Hulk.

A união deles se dá antes de 1971, esse ano foi só a oficialização do grupo. Tudo começou nas hqs do Dr. Estranho, houve uma saga em três edições que ele acabou fazendo dupla com cada um desses heróis, isso no ano de 1969 e 70 nas edições n°183 de Dr. Strange, n°22 de sub-mariner e n°126 de The Incredible Hulk

Já em 1971 houve outras série publicada nas edições n°34 e n°35 da revista de Namor. Nela o Príncipe da Atlântida chama Surfista Prateado e Hulk e forma um trio chamado dos três titãs. Em 1971 Surfista Prateado e Dr. Estranho haviam perdido suas hqs próprias e precisavam ser agrupados em outro lugar. Foi aí que o redator da Marvel Roy Thomas decidiu juntar os dois heróis junto com Namor e Hulk (muito populares na época) em uma história própria. Os fundadores do grupo foram o Dr. Estranho, Hulk e Namor e Surfista Prateado.

Diferente dos Vingadores que lutavam contra ameaças vindo do planeta de Terra, Os Defensores lutavam contra inimigos de poderes cósmicos e de outros universos/dimensões. É o caso de um vilão bastante desconhecido chamado Dormammu que os enfrentou em uma saga que contaria ainda com a presença dos Vingadores. Foi uma saída importante tomada pelos editores essa de ter um grupo lutando contra vilões da terra e outro contra seres de outros lugares do espaço. Ter dois grupos lutando contra as mesmas ameaças seria bastante estranho e poderia atrapalhar as vendas. 

Grupo original dos Defensores (Surfista, Hulk, Namor e Dr. Estranho) junto om outros membros associados

Na saga Essência do Medo (nessa saga uma criatura chamada Serpente de Asgard quase destruiu o mundo.) lançada aqui no Brasil lá pelos anos 2012 houve a aparição de um dos principais vilões combatido pelos Defensores. Seu nome é Nul, O Destruidor de Mundos. Nul é um irmão que ninguém sabia existir de Odin, Deus de Asgard. Hulk foi possuído por ele, com a ajuda dos Vingadores conseguiu ser libertado. Esse ser volta a sua forma física e quer de todos os jeitos voltar para Asgard.

É então que Dr. Estranho ouve ao chamado do Hulk e reúne os Defensores novamente, chama Namor e Surfista Prateado para a equipe. Hulk tinha medo de ser novamente pego pela criatura e diz que não irá participar da empreitada, então é chamada a Mulher-Hulk Vermelha, então sua esposa. Eles precisavam de mais ajuda, principalmente alguém que tivesse meios para ajudá-los a se locomover. É daí que aparece Punho de Ferro com seus inúmeros aviões para ajudar.

A ideia que nasceu bastante original com o tempo foi caindo na mesmice de sempre. A ideia era que esses heróis dos Defensores participassem de batalhas interstelares quando fossem chamados, não que eles vivessem em um QG ou em uma Mansão como acontecia com os X-Men. Tudo começou a ruir quando David Kraft e Steve Gerber começaram a desenhar as histórias e passaram a acrescentar mais e mais heróis ao grupo, obviamente as vendas caíram e a revista foi cancelada.

Junto do quarteto original outros integrantes passaram a frequentar as histórias como Valquíria, Gavião Arqueiro, Professor Xavier, Demolidor, Luke Cage. Esses personagens de outros grupos famosos só participaram das edições dos Defensores porque eram associados, e é aí que vinha a originalidade inicial da hq. Os membros não precisavam fazer parte do grupo, eles apareciam quando chamados ou quando viam necessidade de ajudar.

No final dos anos 1980 a Marvel tirou da gaveta o projeto The New Defenders, mas desta vez com integrantes do grupo mutante dos X-Men como filiados aos Novos Defensores, entre eles Anjo e Fera, que era o líder da equipe. Nessa época as histórias do Hulk estavam em baixa, Dr. Estranho estava nos Vingadores e Namor e Surfista Prateado estavam um cuidando de Atlante e outro conhecendo mais os humanos.

A formação atual dos Defensores nas histórias em quadrinhos conta com a mesma formação da série da Netflix: Jessica Jones, Demolidor, Punho de Ferro e Luke Cage.

Origem na Netflix

Há muitos grupos da Marvel em desenvolvimento para a tv e cinema: Inumanos, Vingadores, Guardiões da Galáxia, Agents of SHIELD e agora Defensores, isso para não citar outras que estão com produtoras diferentes como são o caso de X-Men e Quarteto-Fantástico. Todos esses grupos tiveram origem em histórias em quadrinhos e se tornaram sucesso nos cinemas e agora em séries de tv.

As séries de tv estão se tornando a galinha dos ovos de ouro da tv, incluindo a Netflix. Queira ou não ela cria conteúdo para a TV, mas sob demanda consegue atingir outros aparelhos como celulares, tablets e notebooks. A criação de Demolidor em 2013 foi só um pequeno passo da parceria com a Marvel. Se seguiram daí Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro e Defensores, que é a união de todos esses heróis na telinha. 

Como visto o “novo” grupo original da Marvel não é tão novo assim, já que ele existe desde 1971. A questão é que a Marvel está tirando todos seus grupos clássicos do armário e Os Defensores foi só o início disso tudo. 

Esse grupo original e atual não é o que fundou o grupo também. Demolidor nunca havia participado dos Defensores, isso só ocorreu depois de 2000. O Demolidor fez parte de muitos outros grupos como S.H.I.E.L.D. e Novos Vingadores.

Já Jessica Jones não participou uma vez se quer de nenhuma aventura dos Defenders, Punho de Ferro apareceu nas histórias depois da saga Essência do Medo em que ele era um empresário muito rico, Luke Cage já havia participado de algumas histórias deles, mas como membro associado, em nenhum momento como membro fixo.

Grupo com nova formação da Netflix com Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro

A Netflix começou a desenvolver Os Defensores a partir do momento que Demolidor foi sucesso. Lá eram desenvolvidos vilões importantes como o Rei do Crime e membros do Tentáculos. Em Jessica Jones aparece Luke Cage que mais tarde também teria sua série própria. E depois teve a série do Punho de Ferro que não teve uma boa recepção pela crítica, mas que tentou desenvolver o personagem.

Todos com algum poder em comum. Murdock tem o poder de “enxergar” movimentos mesmo sendo cego e tem uma espécie de radar que consegue ouvir tudo a distância. Jessica Jones é uma poderosa detetive particular com força sobre-humana, Punho de Ferro treina com a Irmandade – mesmo grupo que treinou o Demolidor – e Luke Cage depois de participar de um experimento ganhou uma super força e ficou com pele indestrutível.

Os quatro se encontraram agora na 1ª temporada da série original da plataforma de Streaming, todos em busca de um só objetivo. Já havia um papo de que a série iria acontecer, mas nada era oficializado. Esse era um grupo um pouco esquecido pela Marvel, com muito potencial, mas totalmente abandonado. Mesmo os quatro não sendo os criadores do grupo ficou legal terem colocado quatro heróis que antes não estavam com muito destaque e agora são muito conhecidos por todos. 

O Dr. Estranho dificilmente entraria nessa série já que teve filme próprio da Marvel e o mesmo serve para o Hulk que faz parte dos Vingadores. Já o Surfista Prateado tem os direitos atrelados à Fox e Namor não há um jeito de colocá-lo nessa história, provavelmente deve ganhar um filme solo ao estilo de Dr. Strange e do Pantera Negra, e só depois entre em algum grupo.

Não se sabe ao certo se os quatro heróis estarão em Vingadores – Guerra Infinita, mas só de terem aparecido juntos em uma série própria já é ótimo. Provavelmente no futuro a Marvel faça um crossover no cinema entre os dois grupos de sucesso. 

Escrito por Gabriel Danius.

Comente!