em

Lista | 5 Filmes sobre a Redescoberta da Vida na Terceira Idade

Com a estreia de Despedida em Grande Estilo, o Bastidores escolheu cinco filmes que falam sobre a redescoberta da vida na terceira idade, mostrando que nunca é tarde demais para aproveitá-la.

05 – O Exótico Hotel Marigold

O longa conta a história de um grupo de turistas britânicos que vão até a Índia atrás de um hotel que parecia ser luxuoso, só que na realidade está falido. Eles usam o local para redescobrirem as suas vidas, além de assumirem os seus medos. Com um elenco que conta com Judi Dench, Tom Wilkinson, Bill Nighy, Dev Patel e a excepcional Maggie Smith, o longa contém uma bonita mensagem acerca da vida e velhice.

04 – Antes de Partir

O único encontro entre Jack Nicholson e Morgan Freeman, sob a direção do experiente Rob Reiner (Conta Comigo). Os dois interpretam homens que estão em fase terminal do câncer. O personagem de Freeman decide criar a “Lista da Bota”, que consiste em escrever as últimas coisas que uma pessoa deseja fazer antes de morrer. Como Nicholson é um poderoso diretor de hospital e tem condições de financiar qualquer tipo de atividade, os dois embarcam numa grande aventura ao realizar desejos antigos e reavaliar as decisões tomadas durante suas vidas. Um filme sem qualquer tipo de pretensão e que já vale a pena por ter o encontro entre dois excelentes atores.

03 – Cocoon

Este é, sem sombra de dúvida, o longa mais estranho desta lista. Com uma história que envolve idosos entrando em contato com casulos alienígenas e readquirindo a intensidade da juventude, o filme de Ron Howard propõe uma junção curiosa de ficção científica com os dramas da terceira idade e a comédia. Embora seja um pouco irregular, serve para mostrar que, quando se trata dos velhinhos, nenhum tipo de trama é exótica a ponto de parecer absurda ou inverossímil.

02 – Conduzindo Miss Daisy

Vencedor de quatro prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz, o longa mostra como não há idade para mudar os ideais. Miss Daisy (Jessica Tandy) é uma senhora ressentida que só reclama da vida. Quando o seu filho (Dan Akroyd) decide contratar um motorista negro (Morgan Freeman) para levá-la nos lugares, o choque inicial entre os dois é intenso. Mas quanto mais aumenta a amizade entre eles, Miss Daisy vai mudando os seus valores e aprendendo que nunca é tarde demais para essas mudanças.

01 – Ensina-me a Viver

Segundo filme do genial e injustamente esquecido Hal Ashby, o longa narra a relação entre um garoto obcecado com a morte e uma idosa que lhe mostra as belezas da vida. Com a aparência de uma comédia, mas tendo a profundidade de um poderoso drama, a obra nos apresenta a ricos personagens que, ao se encontrarem, passam por uma espécie de renascimento. É um dos melhores filmes do diretor e da década de 1970.

Gostaram das nossas recomendações? Qual filme você teria colocado na lista? Quais filmes você acha que os seus pais ou avós teriam colocado aqui? Comente!

*Esta lista foi pensada e realizada com a ajuda de João Pedro Gibran.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Miguel Forlin

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Velozes e Furiosos | Franquia pode ir para o espaço em futuros filmes