Black Mirror é uma antologia que conta em cada temporada e cada episódio uma história diferente. Aparentemente, cada um desses episódios não parece ter uma relação entre eles, mas isso não é realmente certo, mesmo sem os criadores confirmarem, é bastante nítido encontrar referências de um episódio em outro. Algo parecido aconteceu no filme Black Mirror: Bandersnatch, em que se encontra inúmeros easter eggs já vistos na série. Cada episódio de Black Mirror trabalha com tramas intrigantes, personagens interessantes e o principal, que é a exploração de novas tecnologias, além de ter uma visão bastante pessimista do futuro. Muitos desses episódios tem potencial para se tornar um filme e essa é a finalidade desta lista, agrupar os principais episódios que não apenas poderiam contar histórias diferentes, mas também ajudariam a desenvolver mais a ideia mostrada naquele episódio em específico. 

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Odiados Pela Nação (6ª Episódio/ 3ª Temporada)

Odiados pela nação tem bastante potencial para virar filme. Primeiro por trazer uma trama que se fosse mais longa poderia ter um foco muito mais abrangente em relação aos temas que são discutidos. Segundo por criar uma trama misteriosa com foco na tecnologia que daria aos telespectadores tudo que uma boa trama precisa ter. Quem se destaca bastante na história são os dois detetives, Karin e Blue, que por si só são personagens interessantes e que já teriam um certo destaque em um longa.

Engenharia Reversa (5ª Episódio/ 3ª Temporada)

Os finais dos episódios de Black Mirror são muito inteligentes, para dizer a real, são até melhores que os de muitas produções. O plot twist de Engenharia Reversa é por si só brilhante e original. Há vários assuntos sendo discutidos ao longo do episódio, desde o uso da força letal do exército por questões de estado, até a erradicação de grupos minoritários planejados pelo Governo. Outra trama que por si só já é espetacular, ao ponto de já dar um roteiro pré-pronto para um possível longa, é o fato de ter um soldado como marionete de um Estado, e isso já é algo bastante perigoso e que rendaria uma ótima história no cinema. 

Black Museum (6ª Episódio/ 4ª Temporada)

Um capítulo bastante interessante da antologia em que aparecem várias tecnologias já presenciadas em outros episódios de Black Mirror, além de mostrar outras tecnologias que foram usadas pensando no bem comum, mas acabaram se tornam um malefício para a sociedade. A trama por si só já é bastante inteligente e um filme poderia tratar dessas novas tecnologias que deram errado, e até mesmo sobre a criação do tal museu.

San Junipero (4ª Episódio/ 3ª Temporada)

Provavelmente um dos episódios mais emocionantes da antologia. San Junipero começa, aparentemente, de um jeito que não se entende onde que a tecnologia será empregada nele. Desenvolve-se o relacionamento amoroso entre as duas personagens e seus encontros, até a chegada ao final que é quase como um soco no estômago de tão surpreendente e emocionante que é. A beleza da trama certamente poderia ser inserida em um filme que poderia abordar mais profundamente os relacionamentos e a criação da tecnologia. 

Urso Branco (2ª Episódio/ 2ª Temporada)

White Bear (nome original) é um dos episódios mais famosos da série, tanto que os criadores já cogitaram a hipótese de um filme solo. Não apenas isso, o capuz usado pelos caçados durante o episódio tem o mesmo símbolo do que aparece no filme Black Mirror: Bandersnatch, em um dos vários caminhos em que o personagem vai. Portanto, não é errado dizer que Urso Branco daria um ótimo filme de ficção-científica e terror, e quem sabe poderia até mesmo se tornar uma franquia nova na tv, caso fosse produzido pela Netflix. 

USS Callister (1ª Episódio/ 4ª Temporada)

USS Callister é uma pequena obra-prima, não apenas pela ideia espetacular em si, mas por retratar um lunático que faz de tudo para usar a tecnologia para benefício próprio. A recriação do universo de um filme ao estilo Star Trek, é feita pelo personagem apenas para se divertir e se sentir querido e com poder. Uma história perfeita que facilmente poderia ser transformada em um filme. Episódio fez tanto sucesso que os produtores estão discutindo a hipótese de se tornar uma série, fato que seria bem vindo. Claro que um filme também seria bastante interessante, já que a trama está pronta e teriam ótimos caminhos a serem desenvolvidos com ainda mais tempo para se aprofundar na história. Poderiam, por exemplo, mostrar como o vilão criou o programa com mais tempo ou tentou criar uma outra história em torno do que foi apresentado no episódio.

Momento Waldo (3ª Episódio/2ª Temporada)

Waldo é um dos episódios mais interessantes de Black Mirror, por mostrar como um personagem, aparentemente infantil, consegue poder de influenciar a opinião pública a fazer o que ele deseja, mesmo que seja algo maléfico para a sociedade. Uma distopia bizarra e que não seria nada errado se tornar um longa, já que tem todos os elementos que Hollywood gosta de colocar na tela, um personagem que ninguém bota fé em ser perigoso, um criador que cria uma criatura que no futuro se tornará cruel, além de ter um ambiente hostil pronto para ser utilizado em um filme. 

Comente!