O Homem-Aranha teve uma gigantesca variedade de uniformes nos quadrinhos, oferecendo muitas opções e referências para suas adaptações cinematográficas. Neste post, vamos relembrar todas as variações de uniformes que o Cabeça-de-Teia já teve nos cinemas, incluindo as peças de suas três versões até o momento.

Vamos lá:

Aranha Humana

Homem-Aranha (2002)

Ator: Tobey Maguire

Figurinista: James Acheson

A Roupa: O primeiríssimo traje do Homem-Aranha, essa roupa improvisada é criada quando o Peter Parker de Tobey Maguire decide participar de um concurso de luta livre a fim de conseguir dinheiro para comprar um carro, e impressionar Mary Jane Watson no processo. Temos então um blusão vermelho com o símbolo da aranha e uma máscara típica de lutas mexicanas. Pra melhorar, o nome escolhido por Parker não poderia ter sido mais ridículo: Aranha Humana. 

Traje Clássico

Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2004), Homem-Aranha 3 (2007)

Ator: Tobey Maguire

Figurinista: James Acheson

A Roupa: Ah, sim. Facilmente o melhor uniforme do Homem-Aranha até então, o traje colorido que marcou presença nos três filmes de Sam Raimi (sofrendo pequenas modificações estilísticas em cada filme) é uma formidável adaptação daquele visto nos quadrinhos, com o vermelho vibrante sendo apropriadamente contrastado com o desenho branco das teias – algo que visualmente funciona melhor do que a coloração preta. Vale mencionar também o formato mais “ameaçador” das lentes, que tornam esta criação de James Acheson uma verdadeira obra-prima.

Uniforme Simbionte

Homem-Aranha 3 (2007)

Ator: Tobey Maguire

Figurinista: James Acheson

A Roupa: Adaptando o famoso arco de Venom no criticado terceiro filme, o uniforme do Homem-Aranha ganha uma coloração sombria quando um simbionte alienígena toma conta de sua vida. O que temos aqui é praticamente a mesma versão do traje clássico, mas com o vermelho e preto sendo substituídos por um pesado tom de preto. Vale destacar também a mudança na aranha do peito, que é algo um pouco mais próximo do símbolo que depois apareceria no visual de Venom. Falem o que quiser do filme, mas o traje ficou sensacional.

Traje Vigilante

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Ator: Andrew Garfield

Figurinista: Kym Barrett

A Roupa: Sempre temos a primeira roupa improvisada. Porém, se o Peter Parker de Tobey Maguire a desenvolveu para criar uma fantasia de luta livre, Andrew Garfield improvisou algo para ajudá-lo em sua cruzada vigilante pelas ruas de Nova York, enquanto procura pelo assassino de seu tio Ben. Não é algo muito simbólico, servindo mais para ocultar a identidade de Peter com um pano vermelho e óculos escuros no rosto.

Garfield I

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Ator: Andrew Garfield

Figurinista: Kym Barrett

A Roupa: Quando Parker enfim fabrica sua primeira fantasia, temos uma abordagem um pouco mais realista e orgânica. A intenção do diretor Marc Webb era criar um uniforme que parecesse algo que um adolescente fez em seu quarto, e ao olharmos o resultado final de Kym Barrett, é mais ou menos isso. As cores são mais vibrantes e brilhantes, com Parker inspirando-se em atletas de trenó para confeccionar seu tecido, que se assemelha também à textura de uma bola de basquete. Serve ao conceito do longa, mas visualmente não é tão… Atraente.

Garfield II

O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)

Ator: Andrew Garfield

Figurinista: Deborah Lynn Scott

A Roupa: Mudando radicalmente no segundo filme, o Homem-Aranha ganha uma de seus uniformes mais fiéis aos quadrinhos, resgatando a essência do uniforme de Sam Raimi e também trazendo suas próprias modificações. A paleta de cores é praticamente a mesma, mas o que chama a atenção aqui é o visual das lentes, que surgem muito maiores e mais expressivas do que sua versão anterior. 

Modelo Stark

Capitão América: Guerra Civil (2016), Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Ator: Tom Holland

Figurinista: Judianna Makovsky/Louise Frogley

A Roupa: Marcando a estreia do Aranha no MCU, o jovem Peter Parker de Tom Holland ganha um uniforme tecnológico de ninguém menos do que Tony Stark, que o recruta para ajudar no conflito com o Capitão América nos eventos de Guerra Civil. Este colorido uniforme é espetacular, remetendo ainda mais aos quadrinhos ao trazer um símbolo no peito menor e também, pela primera vez, animar as lentes do visor para torná-las expressivas e dinâmicas.

Traje Caseiro

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Ator: Tom Holland

Figurinista: Louise Frogley

A Roupa: Não adianta. Mesmo com um presentão de Tony Stark, nenhum Homem-Aranha passa da fase de ter seu traje improvisado, e como os trailers de De Volta ao Lar entregaram o jogo todo, em algum ponto da trama Peter Parker terá seu uniforme confiscado por Stark. Mostrando que o homem é maior do que o traje, Peter improvisa um novo traje com roupas caseiras, alcançando um resultado similar (no esquema de cores e figurino) ao Aranha Escarlate dos quadrinhos.

Aranha de Ferro

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Ator: Tom Holland

Figurinista: Judianna Makovsky

A Roupa: Com o Homem-Aranha enfim tornando-se um Vingador para o confronto decisivo com o titã Thanos, Peter Parker ganha a atualização definitiva de seu mentor Tony Stark: Aranha de Ferro. Uma armadura formada a partir de nanotecnologia, assim como a Bleeding Edge do Homem de Ferro, o traje permite que o Aranha sobreviva no espaço, tenha mais resistência e também a presença de quatro longas patas mecânicas nas costas. Saída diretamente dos quadrinhos!

Qual o seu traje preferido do Teioso? Comente!

Leia mais sobre Homem-Aranha