em

Mulher alvo de fake news da Choquei se suicida após repercussão da notícia

Mulher alvo de fake news da Choquei se suicida após repercussão
Reprodução

A tragédia da morte de Jéssica Vitória Canedo, de apenas 22 anos, expôs a face sombria das redes sociais e da disseminação de fake news. Vítima de informações falsas espalhadas pelas páginas “Choquei” e “Garoto do Blog”, a jovem tirou a própria vida na última sexta-feira. A fofoca envolvia uma troca de flertes que nunca aconteceu entre ela e o artista Whindersson Nunes.

Após o fato ser noticiado, a Choquei apagou as publicações envolvendo o caso. O dono da página, o influencer Raphaelsoux chegou a ridicularizar a jovem quando ela se pronunciou na internet sobre o assédio que estava sofrendo conforme print abaixo:

O aspecto mais chocante dessa situação é a falta de sensibilidade por parte daqueles que se autointitulam defensores do bem. Enquanto esses “justiceiros” da internet são rápidos em patrulhar comunicadores e associar qualquer fala a um suposto “discurso de ódio”, eles ignoraram os apelos desesperados da mãe da vítima. A mãe pedia, em vão, para que a fake news fosse interrompida. Para os administradores dessas páginas, a exposição criminosa e grotesca não representava ódio ou maldade, mesmo sabendo do impacto em uma pessoa emocionalmente vulnerável.

Atualmente, a Choquei é alvo de um cancelamento na web, perdendo seguidores que levantaram a #CHOQUEIMATA.

A imprensa também não escapou das críticas, sendo acusada de passar pano para o caso. Muitos sites de entretenimento reproduzem as baixarias das redes sociais, deixando de abordar a irresponsabilidade dos criadores dessas páginas. É uma triste constatação de como o sensacionalismo e a falta de responsabilidade podem custar vidas.

A morte de Jéssica é lamentável e revoltante, mas infelizmente não é um caso isolado. As páginas de fofoca requentemente destroem reputações, levando a consequências trágicas. A impunidade e a falta de regulamentação adequada permitem que essas páginas continuem operando, muitas vezes impulsionadas pelo desejo de likes e engajamento, sem compromisso com a verdade.

Este triste episódio destaca a urgência de discutir e abordar as questões éticas e legais relacionadas ao uso das redes sociais e à disseminação de informações falsas, antes que mais vidas sejam perdidas devido à irresponsabilidade virtual.

Agora, a última publicação da página levou mais uma checada no X exibindo o comportamento assombroso de ignorar a tragédia que ocorreu:

Redação Bastidores

Publicado por Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Godzilla Minus One | Final Explicado

Mídia Física Importa | O final explicado de ‘Deixar o mundo para Trás’