em , ,

Quais são as casas de Duna?

O Landsraad é o corpo que representa as grandes casas durante os tempos do império. É governada pelo Alto conselho e supervisionado pelo imperador Padixá. No alto conselho questões como tratados, alianças e até mesmo kanly, um processo de vendetta entre as casas é formalizado. No primeiro livro de Duna há uma disputa formalizada em kanly entre a casa Atreides e a casa Harkonnen pelo controle da especiaria melange no planeta Arrakis.

As grandes casas do Landsraad estão no topo da pirâmide social, abaixo apenas do imperador. Esse sistema é chamado de Faufreluches, cuja parte integral era composta pelo imperador, grandes casas, casas menores e os feudos siridares. O sistema têm suas influências no sistema feudal da Europa na idade média. A palavra Landsraad vem da antiga língua escandinava e significa Conselho de Terra.

As principais casas

Casa Atreides

  • A casa Atreides têm como símbolo a águia vermelha e governa no planeta de Caladan, um planeta próspero e rico em recursos naturais, praticamente uma antítese do planeta Arrakis.
  • O patriarca dessa casa leva o título de duque e nos tempos do primeiro Duna, o cargo é ocupado pelo duque Leto Atreides. Acredita-se que os ancestrais dessa família tenham se originado na Grécia, ainda nos tempos homéricos, clamam ser descendentes do próprio rei Agamemnon, filho de Atreu, na mitologia grega, daí vindo o nome Atreides.
  • Eles possuem uma força militar sólida, com grandes espadachins como Gurney Halleck e Duncan Idaho e até mesmo o mentat mestre dos assassinos, Thufir Hawat encarregados de treiná-los.
  • A casa Atreides desenvolveu sua própria linguagem de batalha para as comunicações tornando difícil a decodificação de mensagens caso fossem interceptadas.
  • O duque Leto é um líder altamente respeitável e carismático, ganhando até mesmo o apoio do povo Fremen em Arrakis. Essa capacidade de ganhar facilmente a confiança das pessoas seria vista como uma grande ameaça para as outras casas e até mesmo para o imperador Padixá, sendo esse um dos pontos de partida iniciais para os conflitos ocorridos em Duna.

Casa Harkonnen

  • A casa Harkonnen tem como símbolo o grifo, suas cores são laranja e azul e seu planeta natal é Giedi Prime.O patriarca da casa leva o título de Barão, quem ocupa o cargo é o Barão Vladimir Harkonnnen.
  • Acredita-se que essa casa tenha sua ancestralidade no norte da Europa, na antiga Escandinávia da terra. O planeta Giedi Prime é altamente industrialização e possui um baixo potencial fotossintético, é um ambiente com aparência tão sombria e malévola quanto o coração de seus governantes.
  • A casa foi por muito tempo classificada como menor, mas devido a esquemas econômicos manipulados pelo jovem Vladimir e seu pai, Dmitri, o antigo barão a casa foi elevada ao status de casa maior.
  • Os Harkonnen prefere governar a partir do medo em detrimento de uma confiança conquistada honestamente como no caso de seus inimigos, os Atreides. Seu modelo industrial consiste em aumentar a produção e minimizar custos de produção ignorando necessidades dos trabalhadores.
  • A casa Harkonnen detém o monopólio da produção da especiaria, desrespeitando a população Arrakina e caçando os fremen por esporte.
  • O Barão Vladimir é um grande estrategista, tramando planos dentro de planos para tanto destruir os Atreides e destronar o imperador para clamar o controle do universo conhecido para si próprio.
  • Entre seus principais colaboradores estão seus sobrinhos Raban Harkonnen, a besta, Feyd Rautha Harkonnen e o mentat Piter Devries.
  • Alguns dos colaboradores dos Atreides possuem rixas pessoais com os Harkonnen como Gurney Halleck  que já foi escravos em Giedi Prime , sendo libertado pelo duque Leto e Duncan Idaho que teve a família assassinada por Rabban Harkonnen e foi caçado por ele antes de entrar para o serviço dos Atreides.

Casa Corrino

  • A casa Corrino têm como símbolo um leão dourado e têm como domínio os planeta Kaitain e Salusa Secundus, este último sendo o planeta prisão em que são formados os terríveis guerreiros imperiais Sardaukar, sua principal  força militar.
  • As origens dessa casa remontam ao Jihad Butleriano, a grande guerra contra as máquinas pensantes que ocorreu milhares de anos antes dos eventos de Duna, sendo eles descendentes diretos de Serena Butler, a heroína dessa guerra.
  • Logo após o Jihad Butleriano, um novo império surgiu e este seria comandado pela casa Corrino, sob o domínio do imperador Padixá, cujo trono é ocupado por Shaddam IV na primeira aventura da saga de Frank Herbert.
  • Shaddam possui cinco filhas, mas duas herdeiras tem grande relevancia na saga, a princesa Irulan e a princesa Weniscia. Juntamente com os Harkonnen eles planejam a destruição da casa Atreides.
  • Vale ressaltar que os genes de todas essas grandes casas são considerados de altíssima importância para o programa de procriação delas, buscando obter o Kwisatz Haderach. Dessa forma todos eles têm algum grau de parentesco e sabendo disso muitas vezes eles se referem um ao outro como primos.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Daniel Tanan

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Gabriela Pugliesi desativa o Instagram após festa durante a quarentena

Ryan Reynolds desmotiva fã a assistir a Lanterna Verde